Renovada, Fimma Brasil supera expectativa de público e se consolida como evento estratégico para o setor moveleiro

Realizada de 04 a 07 de agosto, em Bento Gonçalves (RS), feira já tem próxima edição confirmada para 2027

 

Postado sexta-feira 08/08/2025 por Redação

Renovada, Fimma Brasil supera expectativa de público e se consolida como evento estratégico para o setor moveleiro
Renovada, Fimma Brasil supera expectativa de público e se consolida como evento estratégico para o setor moveleiro

A 17ª Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil) provou que os eventos presenciais continuam fundamentais para o fortalecimento de relacionamentos, parcerias e negócios no setor moveleiro. Realizada de 04 a 07 de agosto, em Bento Gonçalves (RS), a Fimma 2025 reuniu mais de 300 marcas nacionais e internacionais e superou o número de visitantes projetado, atraindo 20.750 pessoas em busca de máquinas, matérias-primas, tecnologia, ferramentas e serviços, entre outros segmentos.

 

Euclides Longhi, presidente da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), entidade promotora da feira, celebra o sucesso do evento que, neste ano, teve o dobro do tamanho. “Diretores e equipe tinham o desafio de retomar a grandiosidade da Fimma. Entregamos ao mercado uma feira mais completa, com novos segmentos, novas marcas e mais inovação. As expectativas foram todas superadas. Muitos expositores e visitantes satisfeitos com tudo o que vivemos aqui nesses quatro dias. A Movergs encerra essa Fimma já se preparando para a próxima edição”, comenta. A 18ª Fimma Brasil será de 09 a 12 de agosto de 2027.

 

 

Com projeção de R$ 1,74 bilhão em negócios gerados, a Fimma 2025 recebeu público de todas as regiões do Brasil e 31 países. Gestores de indústrias, marceneiros, arquitetos, designers, representantes e importadores estiveram frente a frente com os principais fornecedores da cadeia produtiva de madeira e móveis. O diretor Internacional da Movergs, Daniel Segalin, ressalta a relevância da feira para o mercado global, especialmente na América Latina. “O Brasil hoje, como produtor de máquinas e insumos para móveis, produz muita tecnologia. Então o importador vem à Fimma para buscar soluções e materiais que aprimoram ainda mais os seus processos produtivos”, afirma.

 

Para Jorge Alvarez, empresário que veio da Colômbia, o Brasil é uma referência em móveis. “Vim principalmente fortalecer a relação que temos com os fornecedores brasileiros. Consideramos que eles têm um avanço maior que o nosso, então vir aqui é poder aprender mais, fortalecer relações. Estar na feira me mostrou novas oportunidades que eu nem imaginava quando cheguei”, relata.

 

As ações de negócios tiveram reforço na Fimma Brasil 2025. Importadores de países-alvo vindos a convite da organização e um Lounge VIP para atender ao público estrangeiro confirmaram o posicionamento da feira como um evento de alcance global. Por meio de uma parceria inédita com o Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), 15 Micro e Pequenas Empresas (MPEs) gaúchas de segmentos como ferragens, tecnologia, embalagens, tintas, vidros e máquinas marcaram presença em um estande coletivo e participaram de rodadas de negócios internacionais. O grupo havia recebido consultoria estratégica antes da Fimma e terá mais um encontro de assessoria após a feira. Esse projeto conta com o apoio de entidades como CNI, Sebrae, Fiergs, Unisind e Sindmóveis Bento Gonçalves.

 

Outra ação internacional foi o Projeto Comprador do Brazilian Furniture – realizado pela Associação Brasileiras das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que levou à Fimma 10 importadores de oito países. “O Brasil vem demonstrando sua maturidade industrial e capacidade de atender às diferentes frentes da cadeia moveleira em todo o mundo. Levar o Projeto Comprador à Fimma é fortalecer esse posicionamento”, avalia Irineu Munhoz, presidente da Abimóvel.

 

Fomentando também os negócios no mercado brasileiro, a Fimma realizou cerca de 270 rodadas de negócios nacionais em parceria com o Sebrae RS. O coordenador setorial moveleiro da entidade, Andrei Carletto, diz que as rodadas de negócios nacionais realizadas durante a feira reforçam o papel estratégico que o Sebrae e a Movergs exercem no fortalecimento da cadeia moveleira. “Para as pequenas empresas, esses encontros representam uma ponte concreta com o mercado, possibilitando acesso a novos canais de comercialização e conexão direta com compradores qualificados de diferentes regiões do país. É uma dinâmica eficiente, que valoriza o tempo dos empreendedores e gera resultados reais. Mais do que ampliar oportunidades, as rodadas promovem visibilidade, competitividade e a inserção das MPEs no mercado brasileiro”, sintetiza.

 

PORTA DE ENTRADA PARA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Mais do que um espaço “instagramável”, a Praça de Inovação da Fimma Brasil 2025 chancelou o compromisso da feira em ser a porta de entrada para tecnologia e inovação no setor moveleiro. Com um projeto arquitetônico imponente e sustentável (a estrutura era à base de papel estruturado), o espaço reuniu informações sobre os caminhos da inovação, demonstrações de robótica e software, cases de expositores e as startups de tecnologia Easypro Tech, Energia das Coisas, Meu Resíduo, Trashin, Vib Master, CLL Dados, AKR Sistemas, Neo Point/ Speedy Factory, Cool Tea, IIOT, Evolutur e MGZPROD.

 

 

O ponto alto da Praça de Inovação foi a programação de palestras, que contemplou temas como arquitetura, design, gestão de negócios e indústria. Entre os destaques, atrações como o futurista Tiago Mattos, o mentor de marcenaria Fernando Imazu e a arquiteta Priscilla Bencke. Dois exemplos de sucesso de público foram os painéis “Indústria Delas”, realizado em parceria com o Simecs e que reuniu mulheres líderes do setor industrial, e o encontro entre CEOs de indústrias de móveis que teve como tema “Como lidar com a escassez da mão de obra na indústria moveleira”.

 

APROVADA POR TODA A CADEIA MOVELEIRA

Diretor criativo da Bertolini, Gustavo Bertolini fala sobre a feira como ponto de conexão para indústrias e fornecedores. “Gostei muito da Fimma. Me surpreendeu por não ser focada só em produto, mas também em tecnologia e concepção de design. Serviços, inteligência artificial, não só na manufatura. Consegui me conectar com outras empresas que não vinham há muito tempo para a Fimma. A feira voltando a ser um motor de inovação, conectado com design e maquinário”, comenta.

 

Em 2025, a Fimma Brasil também chamou a atenção de marceneiros, arquitetos e designers que trabalham com projetos de mobiliário. A feira surpreendeu tanto os profissionais que já haviam participado de outras edições quanto os que visitaram pela primeira vez. “Chamou a atenção a gama gigante de produtos e principalmente os conteúdos, que é uma forma de agregar todas as pontas. A gente não está falando só de maquinário, de matéria-prima, mas sim de muitos produtos já acabados que podem contribuir para o mobiliário. Isso nos inspira a criar através da cultura do design. Aqui a gente consegue enxergar o que a indústria é capaz de produzir para assim criar os produtos mais direcionados para o nosso público”, resume a arquiteta e designer de produto Aline Dametto.

 

A programação também foi aprovada por profissionais da marcenaria. “A Fimma desse ano foi um divisor de águas. Hoje o marceneiro tem que entender que a tecnologia veio ajudar, não prejudicar. O marceneiro é muito operacional, mas tem que entender que o cenário do setor moveleiro mudou e ele precisa estar antenado com gestão, venda e tendências”, enfatizou o marceneiro Edriano Bittencourt.

 

SOBRE A FIMMA BRASIL

Realizada desde 1993 pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), a Fimma Brasil está entre os cinco eventos mais importantes do mundo voltados à geração de negócios entre fornecedores e fabricantes de móveis - atraindo indústrias, marcenarias e arquitetos que trabalham com movelaria. Proporciona oportunidades de parcerias nacionais e internacionais, conhecimento e networking.

 

SERVIÇO
O quê: Fimma Brasil 2025
Quando: 04 a 07 de agosto, das 10h às 19h
Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves/RS (alameda Fenavinho, 481)
Realização: Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs)
Patrocínio: Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Badesul, Banrisul e Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves
Apoio da Praça de Inovação: Sebrae RS; Senai-RS; Inova RS; Simecs (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região); Instituto Hélice; Tecno UCS; InovaBento

 

By Movergs
Foto: Kor Produções

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!