Recorde de inadimplência no mercado B2B impulsiona o uso dos recebíveis de cartões por credores e PMEs

Com mais de 7,7 milhões de CNPJs negativados, credores encontram nos recebíveis uma alternativa mais previsível e auditável para reduzir riscos e estruturar crédito no mercado

Postado domingo 27/07/2025 por Redação

Recorde de inadimplência no mercado B2B impulsiona o uso dos recebíveis de cartões por credores e PMEs
Recorde de inadimplência no mercado B2B impulsiona o uso dos recebíveis de cartões por credores e PMEs

Dados divulgados pelo Serasa Experian indicam que a inadimplência empresarial bateu recorde pelo quinto mês consecutivo em maio. Ao todo, cerca de 7,7 milhões de CNPJs estão negativados, representando 32,8% do total de empresas ativas em todo o país. Além disso, o montante total das dívidas supera a marca de R$ 182,4 bilhões.

 

Nesse cenário, agravado pela restrição de crédito e juros elevados, especialmente para as PMEs, os recebíveis de cartão têm se consolidado como um ativo estratégico para os credores, ainda mais no setor varejista. Esses ativos podem ser utilizados como base para análise de crédito, instrumento de garantia em operações ou até mesmo como meio de pagamento. Com isso, os credores ganham mais agilidade, segurança e previsibilidade nos recebimentos, o que tende a alinhar os custos do crédito à realidade financeira dos tomadores.

 

Adriano Joaquim, CEO da Cartular, afirma que o avanço das soluções tecnológicas têm permitido que os fluxos futuros de recebimento sejam utilizados de forma mais inteligente e personalizada por cada credor e seus clientes. “O recebível de cartão  é um ativo disponível e conhecido pelas PMEs, fácil de ser usado pelos credores, auditável e possui baixo custo transacional. Quando bem estruturado, permite ao credor entender o comportamento financeiro da empresa e mitigar os riscos de inadimplência”, afirma.

 

Análise de risco e garantias reais

Diferentemente de abordagens tradicionais baseadas em informações contábeis ou histórico de inadimplência, utilizar informações sobre os recebíveis de cartões  para concessão de crédito possibilita ao credor tomar decisões com base em dados mais próximos da realidade financeira da empresa. “Ao observar o fluxo futuro de recebíveis, torna-se factível  antecipar riscos, ajustar limites e estruturar garantias mais coerentes com a performance do negócio”, explica Adriano Joaquim.

 

Na prática, isso reduz o ciclo de decisão e contribui para uma concessão de crédito mais rápida e saudável por credores que operam, especialmente com PMEs, que nem sempre possuem ou conseguem oferecer garantias  tradicionais.

 

Controle operacional

Para que as operações com recebíveis avancem de forma consistente, é importante que os credores adotem plataformas tecnológicas capazes de apoiar a gestão operacional no dia a dia. Essas soluções proporcionam inteligência informacional em tempo real, reduzindo significativamente os fatores que elevam o risco nas operações de crédito no mercado B2B.

 

“Estamos falando de uma operação na qual o credor tem visibilidade quase instantânea do que está acontecendo e com o que está por vir acerca do  fluxo de vendas da empresa. Isso permite ações corretivas rápidas, renegociações mais precisas e evita surpresas desagradáveis com atrasos ou calotes”, comenta o executivo. 

 

Mercado de recebíveis vive novo ciclo 

Com a consolidação do sistema de registro obrigatório de recebíveis de cartões junto às registradoras, o mercado passou a operar com mais confiabilidade, transparência e segurança jurídica. Esse avanço não atraiu apenas bancos, mas também fomentou o interesse da indústria de fomento comercial, fintechs e empresas não financeiras, que passaram a enxergar nos recebíveis de cartão um importante aliado para mitigar inadimplência, impulsionar as vendas e ampliar a base de clientes com menor exposição ao risco.

 

Adriano ressalta que esse amadurecimento abriu novos horizontes para credores que desejam operar estrategicamente junto ao varejo. “Estamos vivendo um novo momento, no qual  podemos mostrar às PMEs do varejo como deixar de utilizar suas vendas pagas com cartões de crédito apenas para fins de antecipação para utilizá-las como um ativo estratégico junto aos credores para fins de redução de  risco e ampliação de negócios. Credores que souberem aproveitar essa oportunidade com inteligência terão vantagens competitivas sólidas pelos próximos anos”, conclui.

 

Sobre a Cartular 

A Cartular é a única infratech no mercado de recebíveis de cartões, que trabalha exclusivamente para atender credores. Nossa plataforma digital conecta sua empresa diretamente às registradoras autorizadas pelo Banco Central, garantindo, simultaneamente, conformidade legal, eficiência operacional, segurança e rastreabilidade em cada transação. Atendemos, desde 2021, a indústria do fomento comercial, instituições financeiras e bancárias e empresas não financeiras por meio de uma solução robusta e simples de operar. Saiba mais em: https://cartular.com.br/

 

By Agência Contatto
Foto: Divulgação

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!