Projeto Comprador Fornecedores na Fimma 2025 gera US$ 4,86 milhões em negócios internacionais
Rodadas de negócios aproximaram 24 indústrias brasileiras de 10 importadores oriundos de mercados estratégicos na América Latina
Postado sexta-feira 29/08/2025 por Redação
Categorias: Empresas Setor Moveleiro Indústria Moveleira Negócios Economia

O Projeto Comprador Fornecedores, realizado nos dias 04 e 05 de agosto, durante a Fimma Brasil 2025, em Bento Gonçalves (RS), resultou em US$ 4,86 milhões em negócios imediatos e prospectados para os próximos 12 meses, consolidando-se como mais uma ação estratégica de posicionamento e inserção da cadeia de móveis brasileira no mercado global.
Promovida pela ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), no âmbito da vertical de componentes, máquinas e demais fornecedores do Projeto Setorial Brazilian Furniture, a iniciativa reuniu 24 indústrias brasileiras e 10 compradores internacionais provenientes da Argentina, Chile, Colômbia, México, Panamá, Paraguai, República Dominicana e Uruguai.
Ao todo, foram realizadas 250 rodadas de negócios, que resultaram em 160 contatos comerciais, sendo 91% novas conexões para as indústrias brasileiras.

Contexto internacional
A edição 2025 do Projeto Comprador na Fimma Brasil ocorreu em meio a um cenário de instabilidade na geopolítica internacional, com novas barreiras tarifárias e obstáculos comerciais, como a supertaxação de 50% imposta pelo governo dos Estados Unidos sobre diversos produtos brasileiros — incluindo da cadeia moveleira —, impactando parcerias e fluxos globais.
Nesse contexto, estreitar o relacionamento com compradores internacionais torna-se ainda mais relevante para ampliar a integração global, fortalecer a cadeia produtiva e trazer mais previsibilidade nas relações comerciais do setor. A aproximação com importadores latino-americanos, em especial, também potencializa ganhos logísticos e consolida o Brasil como fornecedor de referência em tecnologia, componentes e insumos para a indústria moveleira da região.
Dessa forma, o Projeto Comprador reforça a visão sistêmica do Projeto Brazilian Furniture: promover toda a rede de produtos e soluções que sustenta e impulsiona o setor. Projeto Brazilian Furniture O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL, em parceria com a ApexBrasil, que tem como objetivo ampliar a participação da cadeia de móveis brasileira no mercado internacional por meio de ações estratégicas de fortalecimento da sustentabilidade, da competitividade, inovação e posicionamento do setor. Atualmente, cerca de 175 empresas integram o projeto. No ciclo 2025-2026, o Brazilian Furniture passou a atuar em duas verticais complementares. A primeira é dedicada aos móveis prontos, reunindo fabricantes e designers que representam a originalidade, a qualidade e a identidade do mobiliário brasileiro. A segunda é voltada aos fornecedores da cadeia moveleira, incluindo empresas de componentes, máquinas, insumos e tecnologias, o que posiciona o Brasil como um parceiro completo de soluções para a indústria global de móveis, capaz de atender desde a matéria-prima até o produto final. Com essa estrutura, o projeto amplia o alcance internacional do setor, diversifica mercados e reforça a competitividade da marca Brasil no cenário global.
Empresas interessadas em participar podem acessar brazilianfurniture.org.br.
Sobre a ABIMÓVEL
A Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (ABIMÓVEL), atua há quase cinco décadas na defesa, desenvolvimento e fortalecimento da cadeia moveleira nacional. A instituição promove e conduz uma agenda positiva para o setor, beneficiando mais de 22,3 mil empresas, que em 2024 geraram 282,7 mil empregos diretos, numa cadeia produtiva que emprega cerca de 1,1 milhão de trabalhadores indiretamente. No período, foram produzidas 439,9 milhões de peças de móveis e colchões acabados (+8,6% sobre o ano anterior), com faturamento de R$ 91,6 bilhões (+12,1%) e investimentos de R$ 1,37 bilhão (+14,5%).
Esses números refletem a força da indústria moveleira no Brasil – uma das maiores produtoras do setor no mundo –, resultando de uma atuação conjunta entre empresas e a entidade. Um trabalho integrado e estruturado que se traduz em programas voltados à sustentabilidade, ao design, normalização, internacionalização, inovação e posicionamento do setor no mercado, reforçando a competitividade do mobiliário brasileiro e ampliando sua presença tanto no mercado interno quanto no global. Sobre a ApexBrasil A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
__________________________________________________________________
Buyer Project – Suppliers edition at FIMMA 2025 generates US$ 4.86 million in international deals
Business matchmaking rounds connected 24 Brazilian suppliers with 10 importers from key Latin American markets
The Buyer Project – Suppliers edition, held on August 4 and 5 during FIMMA Brasil 2025 in Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), generated US$ 4.86 million in immediate deals and projected business for the next 12 months. The initiative has proven to be a strategic tool for strengthening the positioning and international presence of the Brazilian furniture supply chain.
Organized by ABIMÓVEL (Brazilian Furniture Manufacturers Association) in partnership with ApexBrasil (Brazilian Trade and Investment Promotion Agency), under the suppliers’ vertical (components, machinery, and inputs) of the Brazilian Furniture Project, the action brought together 24 Brazilian companies and 10 international buyers from Argentina, Chile, Colombia, Mexico, Panama, Paraguay, the Dominican Republic, and Uruguay.
In total, 250 business meetings were held, resulting in 160 commercial contacts, of which 91% were new connections for the Brazilian participants.

International context
The 2025 edition of the Buyer Project at FIMMA Brasil took place in a scenario of growing geopolitical instability, with new tariff barriers and trade restrictions impacting global supply chains. Among these challenges is the 50% surcharge imposed by the U.S. government on a wide range of Brazilian products — including those from the furniture chain — affecting established partnerships and trade flows.
Against this backdrop, strengthening ties with international buyers has become even more relevant to enhance global integration, ensure predictability in trade relations, and reinforce the competitiveness of the Brazilian supply chain. The closer relationship with Latin American importers is particularly strategic, improving logistics efficiency and consolidating Brazil’s role as a reference as a supplier of technology, components, and inputs for the region’s furniture industry.
By doing so, the Buyer Project reinforces the systemic vision of the Brazilian Furniture Project: to promote the entire network of products and solutions that support and drive the industry.
Brazilian Furniture Project
The Brazilian Furniture Project is a joint initiative by ABIMÓVEL and ApexBrasil to expand the international presence of the Brazilian furniture industry through strategic actions focused on sustainability, competitiveness, innovation, and global positioning. Currently, around 175 companies take part in the project.
In its 2025–2026 cycle, the project operates through two complementary verticals. The first focuses on finished furniture, bringing together manufacturers and designers that represent the originality, quality, and identity of Brazilian furniture. The second focuses on industry suppliers, including companies producing components, machinery, inputs, and technologies, positioning Brazil as a comprehensive solutions partner for the global furniture industry — from raw materials to the finished product.
This integrated approach broadens the sector’s global reach, diversifies markets, and strengthens the Brazil brand as a competitive player in the international arena. Companies interested in joining the project can visit brazilianfurniture.org.br.
About ABIMÓVEL
For nearly five decades, the Brazilian Furniture Manufacturers Association (ABIMÓVEL) has been committed to strengthening and developing Brazil’s furniture sector. The association represents more than 22,300 companies, which in 2024 generated 282,700 direct jobs and around 1.1 million indirect jobs. In the same period, the industry produced 439.9 million pieces of finished furniture and mattresses (+8.6% compared to the previous year), generating R$ 91.6 billion in revenue (+12.1%) and R$ 1.37 billion in investments (+14.5%).
These figures confirm Brazil’s position as one of the world’s largest furniture producers. The results stem from a structured, collective effort between companies and ABIMÓVEL, which leads programs focused on sustainability, design, standardization, innovation, internationalization, and competitiveness, expanding the presence of Brazilian furniture both domestically and abroad. About ApexBrasil The Brazilian Trade and Investment Promotion Agency (ApexBrasil) works to promote Brazilian products and services abroad and attract foreign investments to strategic sectors of the Brazilian economy. In order to achieve its goals, ApexBrasil carries out several trade promotion initiatives aimed at promoting Brazilian products and services abroad, such as prospective and trade missions, business rounds, support to the participation of Brazilian companies in major international fairs, visits of foreign buyers and opinion makers to learn about the Brazilian productive structure, among other business platforms that also aim at strengthening the Brazil brand. The Agency also acts in a coordinated way with public and private players to attract foreign direct investment (FDI) to Brazil with a focus on strategic sectors for the development of the competitiveness of Brazilian companies and the country.
By ABIMÓVEL
Foto: KOR Produções
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!