PMEs: Desafios na implantação de pesquisas de mercado

*Por Fátima Bana

Postado domingo 24/08/2025 por Redação

Categorias: Artigo

PMEs: Desafios na implantação de pesquisas de mercado
PMEs: Desafios na implantação de pesquisas de mercado

Pequenas e médias empresas enfrentam desafios únicos na implementação de estratégias eficazes de pesquisa de mercado. Estes desafios incluem limitações orçamentárias significativas, falta de expertise técnica especializada, recursos humanos limitados e pressões operacionais que frequentemente priorizam atividades de curto prazo sobre investimentos estratégicos de longo prazo.

 

O primeiro e mais óbvio desafio é a restrição orçamentária, tendo em vista que, enquanto grandes corporações podem investir milhões em pesquisas extensivas conduzidas por institutos especializados, as PMEs frequentemente operam com orçamentos de marketing que representam uma fração mínima de suas receitas.

 

Como citado, a falta de expertise técnica também representa outro obstáculo significativo, pois PMEs raramente possuem profissionais dedicados à área de pesquisa de mercado. Esta limitação pode resultar em metodologias inadequadas, interpretação incorreta de dados ou, mais comumente, a completa negligência da pesquisa de mercado como atividade estratégica.

 

Além disso, as pressões operacionais do dia-a-dia frequentemente relegam a pesquisa de mercado a segundo plano. Entretanto, apesar destas limitações, PMEs podem implementar estratégias eficazes de pesquisa de mercado por meio de metodologias adaptadas às suas realidades operacionais e orçamentárias. Estas abordagens devem focar em maximizar os insights obtidos através dos recursos disponíveis, utilizando ferramentas tecnológicas acessíveis e aproveitando a proximidade natural com clientes que caracteriza as empresas menores.

 

Ferramentas como Google Forms, SurveyMonkey (versão gratuita) e Typeform, por exemplo, oferecem capacidades robustas de criação e distribuição de pesquisas com custo zero ou muito baixo. São plataformas que permitem que os gestores conduzam pesquisas quantitativas sofisticadas, incluindo questões de múltipla escolha, escalas de avaliação e questões abertas para insights qualitativos.

 

A chave para o sucesso na utilização de ferramentas como essas está no design cuidadoso do questionário e na estratégia de distribuição. As pesquisas devem ser concisas (máximo 10-15 perguntas), focadas em objetivos específicos e distribuídas por múltiplos canais, maximizando a taxa de resposta. Redes sociais, listas de email, website da empresa e até mesmo QR codes em materiais impressos podem ser utilizados para alcançar respondentes.

 

Nos dias atuais, as redes sociais representam uma fonte rica e acessível de insights sobre comportamento e preferências do consumidor. As PMEs podem utilizar ferramentas nativas das plataformas (como polls no Instagram Stories ou enquetes no Facebook) para coletar feedback rápido sobre produtos, serviços ou preferências gerais.

 

Além disso, o monitoramento de comentários, menções e engajamento nas redes sociais fornece insights valiosos sobre percepção de marca, satisfação do cliente e tendências emergentes. Ferramentas gratuitas como Google Alerts, Mention (versão gratuita) e o monitoramento manual de hashtags relevantes podem fornecer inteligência competitiva e vasta compreensão de mercado com investimento mínimo.

 

A proximidade natural entre PMEs e seus clientes representa uma vantagem competitiva significativa que pode ser aproveitada para pesquisa qualitativa profunda. Entrevistas informais com clientes, seja presencialmente, por telefone ou videochamada, podem fornecer dados ricos sobre motivações, frustrações e necessidades não atendidas.

 

A observação comportamental no ponto de venda ou durante a prestação de serviços traz uma avaliação criteriosa sobre como os clientes realmente interagem com produtos ou serviços, frequentemente revelando discrepâncias entre comportamento declarado e real. Esta observação pode ser sistematizada por meio de checklists simples que documentam padrões comportamentais recorrentes.

 

O fato é que as PMEs possuem dados valiosos sobre comportamento do cliente, no entanto, na maior parte dos negócios, essas informações permanecem subexploradas. Análise de dados de vendas, padrões de compra, sazonalidade, reclamações e feedback podem revelar insights significativos sobre preferências e comportamentos do público.

 

SOBRE A AUTORA:

FATIMA BANA – Fundadora e Líder da Rent a CMO - Como executiva de marketing e negócios, já desenvolveu e implementou estratégias nas áreas de Marketing, E-commerce, Gestão Empresarial e Negócios Digitais em empresas multinacionais de grande porte (como Ambev, Intel, Netshoes, Latam Airlines), nos segmentos de bens de consumo, telecom, financeiro, indústria, tech e startups, em mais de 15 anos de experiência no Brasil, América Latina e mercado da Europa, EUA e China. Possui mestrado em Comportamento Digital de Consumo pela Universidade da Califórnia – USA, MBA em Inovação de Negócios por Stanford e é Pós-graduada em Comunicação com o Mercado pela ESPM, com certificação por Nebrija, de Madrid. É também especialista em Neuromarketing e Aprendizagem pela São Camilo e Einstein de São Paulo.

 

Redes sociais:

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/fatimadomarketing/ (TopVoice em Estratégia de Marketing, Estratégia de Marca, Marketing Esportivo e Marketing de marcas de luxo)

Instagram: https://www.instagram.com/rentacmo

 

By NF Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!