Piso laminado: do luxo europeu aos lares brasileiros
De artigo de luxo sueco à solução sustentável nos lares brasileiros, o piso laminado tem uma trajetória marcada por inovação, design e acessibilidade
Postado quarta-feira 11/06/2025 por Redação
Categorias: Design Design de Interiores Arquitetura Arquitetura & Design

O piso laminado, símbolo de elegância e funcionalidade, tem uma trajetória que reflete avanços tecnológicos e adaptações culturais ao longo das décadas. Sua origem remonta à Suécia dos anos 70, quando uma empresa, buscando novas aplicações para materiais laminados de alta pressão, após intensivos processos de pesquisa, concebeu um revestimento de piso inovador.

Este novo material era composto por camadas de fibras de madeira de alta densidade, adornadas com uma película decorativa e protegidas por uma sobreposição resistente a abrasões. Essa composição conferia ao piso laminado uma estética refinada, aliada a uma durabilidade e praticidade superiores às opções tradicionais da época. Nos anos seguintes, avanços na produção e aumento de fabricantes reduziram seu custo, permitindo uma difusão mais ampla para diferentes segmentos da sociedade.

O piso laminado desembarcou no Brasil em 1994 e logo conquistou a preferência dos consumidores brasileiros em busca de soluções que combinassem beleza e praticidade. Em um país que vivia o otimismo econômico pós Plano Real, o setor de construção civil e arquitetura se expandia, criando um ambiente propício para a adoção de novos materiais. Inicialmente considerado um artigo premium, era aplicado principalmente em projetos sofisticados.
Atenta ao potencial do mercado brasileiro, a Durafloor foi pioneira ao iniciar a produção nacional de pisos laminados em 1997. A inauguração da primeira fábrica do país marcou um divisor de águas para o setor, democratizando o acesso a esse tipo de revestimento e impulsionando a inovação local.

A partir dos anos 2000, os avanços tecnológicos na produção e a ampliação da oferta tornaram o piso laminado mais acessível. Instalação ágil, manutenção descomplicada, variedade estética e composição oriunda de florestas plantadas — alinhada aos valores contemporâneos de sustentabilidade - tornaram o produto uma escolha popular.
Hoje, o mercado de pisos laminados oferece uma ampla diversidade de padrões e texturas que atendem a diferentes gostos e necessidades. Além da estética, esses produtos proporcionam segurança para toda a cadeia produtiva. Possuem propriedades antibactericidas e antifúngicas, conforto térmico e acústico, e contam com certificações como a Greenguard, que asseguram ambientes internos mais saudáveis.

"Desde o início, nossa missão tem sido antecipar tendências e oferecer produtos que vão além da estética. Queremos garantir conforto, segurança e sustentabilidade para os lares brasileiros", afirma Patrícia Cisternas, gerente de Marketing de Produto da Durafloor. "Nossos pisos são pensados para melhorar a qualidade de vida, com design que dialoga com as necessidades reais das pessoas e um compromisso inegociável com a responsabilidade ambiental", destaca ela.
Sobre a Durafloor
A Durafloor é marca referência no mercado brasileiro de pisos laminados e vinílicos, e faz parte da Dexco, maior casa de marcas do setor de construção, reforma e decoração do Brasil. Com a promessa de marca A base de toda a beleza, a Durafloor oferece soluções em pisos para mudanças leves e descomplicadas, a partir de produtos que aliam estética, qualidade e inovação, com tecnologias que conferem resistência à água, conforto térmico, proteção antibacteriana, antiviral e contra cupim, além de facilidade na instalação. Produzidos a partir de madeira de reflorestamento certificada pela FSC® (Forest Stewardship Council®), os produtos entregam aos consumidores espaços onde se possa viver com tranquilidade e sentir o aconchego pelo toque.
By FSB Comunicação
Foto: Divulgação
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!