Piso laminado: do luxo europeu aos lares brasileiros

De artigo de luxo sueco à solução sustentável nos lares brasileiros, o piso laminado tem uma trajetória marcada por inovação, design e acessibilidade

Postado quarta-feira 11/06/2025 por Redação

Piso laminado: do luxo europeu aos lares brasileiros
Piso laminado: do luxo europeu aos lares brasileiros

O piso laminado, símbolo de elegância e funcionalidade, tem uma trajetória que reflete avanços tecnológicos e adaptações culturais ao longo das décadas. Sua origem remonta à Suécia dos anos 70, quando uma empresa, buscando novas aplicações para materiais laminados de alta pressão, após intensivos processos de pesquisa, concebeu um revestimento de piso inovador.

 

Piso laminado Ultra - Unique Toledo - Durafloor (Imagem Divulgação)

 

Este novo material era composto por camadas de fibras de madeira de alta densidade, adornadas com uma película decorativa e protegidas por uma sobreposição resistente a abrasões. Essa composição conferia ao piso laminado uma estética refinada, aliada a uma durabilidade e praticidade superiores às opções tradicionais da época. Nos anos seguintes, avanços na produção e aumento de fabricantes reduziram seu custo, permitindo uma difusão mais ampla para diferentes segmentos da sociedade.

 

Fábrica da Durafloor em Agudos - SP (Foto Divulgação)

 

O piso laminado desembarcou no Brasil em 1994 e logo conquistou a preferência dos consumidores brasileiros em busca de soluções que combinassem beleza e praticidade. Em um país que vivia o otimismo econômico pós Plano Real, o setor de construção civil e arquitetura se expandia, criando um ambiente propício para a adoção de novos materiais. Inicialmente considerado um artigo premium, era aplicado principalmente em projetos sofisticados.

 

Atenta ao potencial do mercado brasileiro, a Durafloor foi pioneira ao iniciar a produção nacional de pisos laminados em 1997. A inauguração da primeira fábrica do país marcou um divisor de águas para o setor, democratizando o acesso a esse tipo de revestimento e impulsionando a inovação local.

 

Fábrica da Durafloor em Agudos - SP (Foto Divulgação)

 

A partir dos anos 2000, os avanços tecnológicos na produção e a ampliação da oferta tornaram o piso laminado mais acessível. Instalação ágil, manutenção descomplicada, variedade estética e composição oriunda de florestas plantadas — alinhada aos valores contemporâneos de sustentabilidade - tornaram o produto uma escolha popular.

 

Hoje, o mercado de pisos laminados oferece uma ampla diversidade de padrões e texturas que atendem a diferentes gostos e necessidades. Além da estética, esses produtos proporcionam segurança para toda a cadeia produtiva. Possuem propriedades antibactericidas e antifúngicas, conforto térmico e acústico, e contam com certificações como a Greenguard, que asseguram ambientes internos mais saudáveis.

 

Piso Laminado New Way - Durafloor (Imagem Divulgação)

 

"Desde o início, nossa missão tem sido antecipar tendências e oferecer produtos que vão além da estética. Queremos garantir conforto, segurança e sustentabilidade para os lares brasileiros", afirma Patrícia Cisternas, gerente de Marketing de Produto da Durafloor. "Nossos pisos são pensados para melhorar a qualidade de vida, com design que dialoga com as necessidades reais das pessoas e um compromisso inegociável com a responsabilidade ambiental", destaca ela.

 

Sobre a Durafloor

A Durafloor é marca referência no mercado brasileiro de pisos laminados e vinílicos, e faz parte da Dexco, maior casa de marcas do setor de construção, reforma e decoração do Brasil. Com a promessa de marca A base de toda a beleza, a Durafloor oferece soluções em pisos para mudanças leves e descomplicadas, a partir de produtos que aliam estética, qualidade e inovação, com tecnologias que conferem resistência à água, conforto térmico, proteção antibacteriana, antiviral e contra cupim, além de facilidade na instalação. Produzidos a partir de madeira de reflorestamento certificada pela FSC® (Forest Stewardship Council®), os produtos entregam aos consumidores espaços onde se possa viver com tranquilidade e sentir o aconchego pelo toque.

 

 

By FSB Comunicação
Foto: Divulgação

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!