Estudo de mercado sobre marcas de MDF: percepção dos revendedores no Brasil

A empresa de consultoria estratégica e estudos de mercado Persona realizou um estudo de mercado para avaliar a percepção dos revendedores em relação às principais marcas de MDF disponíveis no Brasil. A pesquisa quantitativa, conduzida com revendedores de diversas regiões do país, analisou a qualidade dos serviços prestados por dez marcas comercializadas no mercado nacional.

Postado quarta-feira 23/04/2025 por Redação

Categorias: Negócios

Estudo de mercado sobre marcas de MDF: percepção dos revendedores no Brasil
Estudo de mercado sobre marcas de MDF: percepção dos revendedores no Brasil

A metodologia envolveu entrevistas telefônicas, com duração média de 10 minutos, em que os participantes foram informados de que se tratava de um levantamento nacional sobre as marcas brasileiras de MDF. O objetivo foi identificar os diferenciais competitivos em diversas categorias. No total, foram contactadas 622 revendas.

 

Um dos pontos avaliados foi a lembrança de marca, em que os entrevistados mencionavam espontaneamente as três primeiras marcas de MDF que lhes vinham à mente. Os resultados revelaram que a Placas do Brasil esteve sempre presente na segunda ou terceira menção, consolidando-se entre as principais referências do setor.

 

O estudo também aplicou o índice NPS (Net Promoter Score), métrica amplamente utilizada para medir a lealdade dos clientes. Os participantes classificaram a recomendação das marcas em uma escala de 0 a 10, sendo divididos em três grupos: Promotores (notas 9 ou 10), Neutros (notas 7 ou 8) e detratores (notas de 0 a 6). O NPS foi calculado subtraindo-se a porcentagem de detratores da de promotores e categorizado em quatro níveis: Zona de Excelência, Zona de Qualidade, Zona de Aperfeiçoamento e Zona Crítica.

 

 

Nos resultados por categoria, a Placas do Brasil conquistou a 2ª posição em “Design de Produtos”, com 34,72% das preferências. No critério “Relacionamento com Revendedores”, a empresa se destacou ao alcançar o 1º lugar, com 57,38% dos entrevistados. Já no critério “Recomendação”, a marca ficou na 2ª posição, com 27,22% das menções.

 

Vale ressaltar que a Placas do Brasil tem apenas cinco anos de atuação no mercado, concorrendo com marcas que já possuem mais de sete décadas de história. A presença da empresa na Expo Revestir pela primeira vez também foi um marco importante, ampliando sua visibilidade entre os principais stakeholders do setor.

 

“Gostaria de agradecer a todos os clientes que visitaram nosso estande, assim como nossa equipe pelo trabalho realizado. Sentimo-nos honrados em participar deste setor e sermos reconhecidos entre as principais marcas de MDF no Brasil”, afirma Sérgio Possato Gomes, Diretor Comercial da Placas do Brasil.

 

 

By A4&Holofote Comunicação
Foto: Freepik

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!