Dicas de ouro para quem quer investir no mercado de móveis: descubra como trilhar o caminho para o sucesso
Especialista aconselha como superar os primeiros desafios para empreendedores de primeira viagem no setor
Postado quarta-feira 23/04/2025 por Redação
Categorias: Setor Moveleiro Negócios

O mercado de móveis tem atraído cada vez mais a atenção dos investidores, e para aqueles interessados em vender colchões e sofás, o cenário é promissor. Segundo um estudo da Mordor Intelligence, o setor que, em 2024, foi estimado em US$ 688,74 bilhões, deverá alcançar US$ 903,14 bilhões até 2029, com um crescimento anual de 5,57%.
Para Leonardo dos Anjos, diretor de franquias da Anjos Colchões & Sofás — uma empresa especializada em colchões e sofás com presença consolidada pela América Latina —, não é necessário ter experiência prévia em vendas para empreender no segmento. No entanto, ele ressalta que o mais importante é ter um compromisso genuíno em proporcionar bem-estar e conforto aos lares dos consumidores, colocando as necessidades do cliente em primeiro lugar.
“Nos últimos anos, as pessoas têm se dedicado mais ao seu bem-estar, passando a encarar itens como sofás, colchões, móveis e afins, não apenas como produtos, mas como verdadeiros investimentos para a qualidade de vida. Essa mudança de perspectiva tem impulsionado as vendas e, consequentemente, o crescimento do setor. Com o aumento da demanda por esses produtos, surgem novas empresas e oportunidades de negócios”, compartilha.
Porém, para se destacar nesse mercado, Leonardo afirma que é imprescindível estar comprometido com a entrega de produtos de qualidade, que atendam de fato às expectativas dos consumidores. “Na Anjos Colchões & Sofás, por exemplo, estamos sempre investindo em inovação e tecnologia para levar o melhor para os nossos clientes. Valorizamos a proximidade e a escuta ativa, compreendendo suas necessidades para entregar soluções duradouras e confortáveis, sempre com transparência e sem falsas promessas, o que tem nos gerado excelentes resultados”, comenta.
De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising divulgados em fevereiro deste ano, o setor de Casa e Construção registrou um faturamento de R$ 19,562 bilhões em 2024. Os números reforçam a crescente importância da valorização de móveis personalizados e o potencial de expansão do segmento, abrindo portas para novas oportunidades de negócios. Para superar os primeiros desafios, Leonardo preparou três dicas essenciais para entrar no trilho rumo ao sucesso, confira:
Entenda sobre o produto
Ao entender as características, vantagens e benefícios dos móveis, o empreendedor consegue apresentar soluções mais eficazes, além de passar maior credibilidade diante dos clientes. “É possível atuar na área mesmo sem experiência com vendas, pois ao conhecer os produtos, o empreendedor consegue personalizar a venda e melhorar a experiência do cliente, assim, fortalecendo a reputação da empresa”, orienta Leonardo.
Não desista no primeiro “não”
Nem todo mundo que entrar na loja ou navegar pelo site da empresa, concluirá o processo de compra.
“Persistência é fundamental no processo de vendas. Muitas vezes, os clientes podem afirmar que estão apenas "dando uma olhadinha", fazendo pesquisa de mercado ou não estão prontos para comprar naquele momento. Porém, essas respostas não devem ser vistas como um "não" definitivo, mas sim como uma oportunidade de entender melhor as necessidades e objeções do cliente. Ao ouvir atentamente e apresentar soluções adequadas, você pode transformar esses potenciais em vendas futuras. Lembre-se: um "não" imediato não significa que a venda foi perdida; em muitos casos, o cliente pode retornar quando se sentir mais seguro ou convencido. O segredo está em manter o engajamento, nutrir o relacionamento e não desistir no primeiro obstáculo”, aconselha o empresário.
Invista na capacitação da equipe
Um bom atendimento faz toda a diferença para o sucesso de qualquer negócio. Em muitos casos, um atendimento ruim pode fazer com que o cliente não apenas desista da compra, mas também deixe de retornar à loja. Por outro lado, uma equipe bem treinada será mais eficiente nas vendas, no processo de fidelização e, acima de tudo, na criação de uma experiência positiva para o cliente, garantindo sua satisfação e lealdade.
“Investir em workshops, treinamentos e cursos focados não apenas nos produtos, mas também nas melhores práticas de vendas e atendimento ao cliente, é uma estratégia fundamental para o sucesso do seu negócio. Estimule a criatividade e a inovação em sua equipe, incentivando-os a buscar constantemente novos conhecimentos e abordagens. Além disso, trate sua equipe com o mesmo carinho e dedicação que faria com sua família. Investir no desenvolvimento contínuo dos seus funcionários não só fortalece suas habilidades individuais, mas também resulta em um time mais capacitado e engajado. Profissionais bem preparados são fundamentais para o crescimento da empresa, pois sua competência reflete diretamente na qualidade do serviço oferecido e na satisfação do cliente. Em última análise, quando sua equipe cresce, sua empresa cresce junto”, finaliza o diretor de franquias.
Sobre a Anjos Colchões & Sofás
Fundada no Paraná em 1990, a Anjos Colchões & Sofás começou suas atividades com produção de estofados e apenas quatro funcionários. Em 2001 a marca estruturou um complexo que atende hoje padrões e normas internacionais de qualidade e segurança, gerando mais de 500 empregos diretos e 1800 indiretos. Em 2007, foi criada a Anjos Franchising, projeto que deu início a Rede Franquias Anjos Colchões & Sofás, que atualmente conta com mais de 300 lojas comercializadas e está presente em 24 estados brasileiros, seis unidades no Paraguai e uma no Uruguai.
By Markable
Foto: Freepik
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