CASACOR Rio e o novo jeito de viver as cidades: em espaços compactos cercados pelo quiet luxury

A mostra, que acontece até 26 de outubro, apresenta estúdios, lofts e apartamentos no Fashion Mall

Postado segunda-feira 15/09/2025 por Redação

CASACOR Rio e o novo jeito de viver as cidades: em espaços compactos cercados pelo  quiet luxury
CASACOR Rio e o novo jeito de viver as cidades: em espaços compactos cercados pelo quiet luxury

Um novo jeito de viver o Rio está surgindo. Em espaços menores que reúnem em poucos metros quadrados toda a funcionalidade e bem-estar que os moradores desejam, sem abrir mão da localização privilegiada e de um certo luxo - não aquele que ostenta, mas o que traz conforto, pequenos prazeres cotidianos e a beleza de um design com sofisticação sutil, como preconiza o movimento do quiet luxury (luxo discreto).

 

Ambiente de Mauricio Nóbrega 

 

E, claro, a CASACOR Rio vai, mais uma vez, traduzir essa tendência. Em sua 34ª. edição, a mostra volta ao Fashion Mall, em São Conrado, apresentando 43 ambientes entre lofts, estúdios e apartamentos, que terão entre 42m² e 120m². 

 

Ambiente de Paola Ribeiro

 

Na CASACOR Rio deste ano, menos é mais! Não é mais preciso viver em imóveis enormes quando se tem um bom projeto de interiores. As pessoas hoje privilegiam o conforto, o bem-estar, a funcionalidade. E é possível ter tudo isso em uma casa menor, sem abrir mão de um bom design e do que é belo - diz Patricia Quentel, que, ao lado de Patricia Mayer, realiza a mostra carioca desde sua primeira edição, em 1991.

 

Evento deve movimentar R$ 13 milhões

A CASACOR Rio é considerada o principal palco anual de novidades, lançamentos de mobiliário e produtos para a casa. Tudo o que é exposto em seus ambientes se transforma em objeto de desejo do consumidor. Não à toa, o crescimento estimado em relação à edição carioca de 2024 é de 10%, já que a previsão é de que o evento movimente mais de R$13 milhões no total. E a economia em torno do evento vai além. São mais de dois mil empregos diretos e indiretos gerados ao longo dos seis meses de produção, realização e desmontagem da mostra, que, este ano, deve atrair um público de cerca de 35 mil pessoas.

 

Ambiente de Fernanda Medeiros

 

Decoração, entretenimento e gastronomia num só lugar

Serão ao todo seis mil metros quadrados divididos pelos três andares do shopping. Desta vez, a entrada será pela Rua Povina Cavalcanti e o percurso começará já pelo térreo onde ficarão os primeiros lofts e estúdios, além de lojas, o Bar Secreto CasaShopping, o Café La Fleur, de inspiração parisiense, e o Viver Marambaia, uma grande área de convivência com jardim assinado por Gisele Taranto em parceria com o escritório Burle Marx.

 

O segundo andar concentra ainda mais ambientes de moradia e áreas de uso comum como a lavanderia Entre Ciclos e o Alcôve, o charmoso espaço wellness do Fairmont, onde um jardim de inspiração francesa, com vista para a Pedra da Gávea, convida os visitantes a um momento de descanso e contemplação.

 

Ambiente de Jean de Just e paisagismo de Pedro Rabelais

 

Já o terceiro andar promete ser o hit desta edição. É ali que está toda a área de entretenimento, que assim como no ano passado terá acesso livre, sem cobrança de ingresso. São dois mil metros quadrados, com um grande jardim a céu aberto e um espaço ainda maior de lazer com diferentes opções gastronômicas, de diversão e compras. No Restaurante Afeto, serão servidos os clássicos pratos do Cooking Buffet; assim como no Bar à Vin, que tem ainda a seleta carta de vinhos da WoodsWine; e no Reconto Bar, um espaço artsy com curadoria de Vanda Klabin e décor maximalista. Uma novidade deste ano é o DESCOLADOS bar, que traz o clima boêmio carioca, tapas criados pelo chef francês Frédéric Monnier, carta de drinques de Rafael de Matos e o som de DJs de quinta a sábado. 

 

Livraria Raízes, da Unisaber, Casa Brisa Deca - uma cozinha de estar -, e o Caleidoscópio por Peugeot - espaço que apresenta dois lançamentos de carros híbridos disponíveis para test drive - completam os ambientes do andar mais animado da mostra. 

 

Jader Almeida e Zilah Garcia criam intervenções artísticas inéditas

Como já vem se tornando tradição, a mostra traz ainda duas intervenções artísticas. A primeira delas é "Em torno", obra criada por Jader Almeida, em parceria com o Arquivo Contemporâneo, para comemorar as duas décadas de sua trajetória de sucesso no design. Disposta em forma de um grande cilindro, a instalação ocupa os três andares do Fashion Mall propondo uma leitura visual e sensível do universo do designer. Em sua superfície, diferentes camadas se revelam: produtos emblemáticos, texturas, cores, materiais e fragmentos de projetos. Uma síntese de sua produção, em múltiplas escalas, da cadeira ao edifício.

 

Já no segundo andar, Zilah Garcia, apresenta "Elas Tramam", uma grande instalação feita com sacolas plásticas recolhidas em praias e transformadas aqui em um crochê delicado. Além do grande painel, de sete metros, há ainda 20 quadros menores trazendo as cores e texturas dessa tapeçaria feita em fio plástico, criada por Zilah e executada por ela e uma rede de mulheres que passaram a gerar renda com o trabalho. A curadoria é de Christiane Laclau. 

 

Elenco se inspira em tema nacional: "Semear sonhos"

Com um elenco que reúne mais de 60 profissionais entre arquitetos, designers de interiores e paisagistas, a CASACOR Rio deste ano reúne jovens talentos, profissionais com carreiras já consolidadas mas que fazem sua primeira participação na CASACOR, além de nomes de grande sucesso. Dentre eles, estão: Paola Ribeiro, Mauricio Nóbrega, Gisele Taranto, Studio Ro+Ca, Bel Lobo e Mari Travassos, Paula Neder, Nando Grabowsky, Celso Rayol e Fernando Costa.

 

— É este mix de estilos, olhares e trajetórias que torna o evento tão interessante, e diferente, de um ano para o outro, tornando a visitação uma experiência única — enfatiza Patricia Mayer.

 

Este ano, o tema nacional é "Semear Sonhos" que se estrutura em três pilares principais: sonhos coletivos, ecossistemas em cooperação e confluência de saberes. O primeiro conceito convida os profissionais a refletirem sobre a importância de sonhar coletivamente e construir um futuro mais harmonioso e colaborativo. Já o segundo pilar destaca a necessidade de integrar o ambiente urbano e o natural, incentivando a criação de cidades que funcionem como ecossistemas vivos, inspirados no funcionamento das florestas. Por fim, a confluência de saberes propõe uma abordagem transdisciplinar, conectando áreas como arquitetura, engenharia, biologia e ciências sociais para desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis.

 

A CASACOR Rio tem a Deca como patrocinador master; a Coral como tinta oficial; o BRB como banco oficial; a Brastemp como patrocinadora local; a Peugeot como carro oficial; a Portinari como apoio local; o Fashion Mall como shopping oficial; Ala Solutions, Hunter Douglas e WoodsWine como fornecedores oficiais; Fairmont como hotel oficial; JB FM como rádio oficial; Veja e OOH como media partners, além do apoio institucional da Prefeitura do Rio e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio (CAU/RJ). 

 

Os arquitetos que participam desta edição:

Ana Cano e Bernardo Villar (Restaurante Afeto); Ana Veras (Muito além do jardim); Andrea Eiras, Aurora Grei e Carla Napolião (Bar Secreto Casashopping); Anna Malta e Andrea Duarte (Porto da Correspondente); Bel Lobo e Mariana Travassos (Caleidoscópio por Peugeot); Cadé Marino (Recanto Serrano); Carlos Carvalho e Caio Carvalho (Casa Brastemp); Celso Rayol e Fernando Costa (Reconto Bar); Claudia Infante (Loft da mulher 50+); Claudia Pimenta e Patricia Franco (A Casa-Tempo); Cristina Côrtes (Maturidade: O tempo mora aqui); Cristina Japiassú (Studio da chefe confeiteira); Daniel Marques Mendes e Marcello Leite Barbosa (Descolados Bar); Diego Raposo e Manuela Simas (Lounge Encontro Banco BRB); Fabiano Prates Ravaglia (Casa Ita); Fernanda Medeiros (Loft Dolce Vita); Fernando Lanner e Lucia Lanner (Raízes do Amanhã); Julia Feu e Alexandre Feu (No coração da casa); Gisele Taranto (Viver Marambaia); Isabella Lucena (Entreplanos: o habitar em camadas); Jacira Pinheiro (Casa Origem); Jean de Just (Alcôve); Juliana Acar (Livraria Raízes); Karyne Lima Paisagista (Jardim das Reminiscências); Larissa Lóh (Synapsis); Marcela Martins (Atelier da joalheira); Mauricio Nóbrega, Bia Wolff, Maria Estellita e Patricia Vieira (Estar na varanda); Michelle Wilkinson e Thiago Morsch (Loft Semente); Nando Grabowsky (Loft Atlas Urbano); Paola Ribeiro (Casa Brisa Deca); Paula Muller (Casa de Jorge); Paula Neder (PN+) (O quarto dos sonhos); Pedro Coimbra (Loft Joana); Pedro Rabelais (Le Jardin); Priscilla Dias e Camilla Bortolini (Entre Ciclos); Renan Altera (Café La Fleur); Sebastian Gomez (Loft Essência); Sofia Franco e Luana Pimenta (A Casa-Tempo - O Despertar); Sophia Abraham (Quarto da fazenda: entre histórias e sementes); Tom Castro (Loft Alento); Victor Niskier (Apê Conrado); Vivian Reimers (Refúgio Urbano); Wair de Paula e Aurea Carvalho (Bar à Vin).

 

Para ficar de olho: 

CASA AFETIVA. Muitas camadas de histórias e memórias refletidas em uma profusão de objetos, coleções, obras de arte, móveis. Vale ver os ambientes Estar na Varanda, de Mauricio Nóbrega Arquitetura; Maturidade: o tempo mora aqui, de Cristina Côrtes; Dolce Vita, de Fernanda Medeiros; O Despertar, de Sofia Franco e Luana Pimenta; e Casa Brisa, de Paola Ribeiro. 

 

LISTRAS. Nas paredes, tetos, cortinas ou móveis, elas estão por toda a parte trazendo cor, estilo e identidade. Um padrão atemporal e tão versátil que ajuda a criar ambientes com ares clássicos, como o Café La Fleur, de Renan Altera; ousados, como o Restaurante Afeto, de Ana Cano e Bernardo Villar; ou aconchegantes, como o loft Dolce Vita, de Fernanda Medeiros, que apostou em um sofá com a estampa. 

 

ARQUITETURA BRASILEIRA. Elementos clássicos da arquitetura nacional, os cobogós, muxarabis e arcos estão por toda a parte nesta CASACOR. Cobogós e muxarabis aparecem, quase sempre, como divisórias sutis, que criam uma certa setorização em ambientes de planta aberta como os lofts e estúdios. Os muxarabis aparecem ainda em versão de treliça, como detalhe dos móveis (caso da mesa de Maria Cândida Machado, na Casa Brisa Deca, de Paola Ribeiro; e das estantes do Loft Essência, de Sebastian Gomez). Já os arcos são muitos. No Alcôve, de Jean de Just, foram inspirados nos mais famosos, os da Lapa. No Café La Fleur, de Renan Altera, estão nas janelas e paredes. Eles aparecem ainda no Restaurante Afeto, de Ana Cano e Bernardo Villar, e no Quarto da Fazenda: entre histórias e sementes, de Sophia Abraham. 

 

VERMELHOS. Os infinitos tons do vinho, bordô e vermelhos mostram que também tem espaço para cores fortes e vibrantes. Elas aparecem em ambientes funcionais da gastronomia como o Bar à Vin, de Wair de Paula e Áurea Carvalho; o DESCOLADOS Bar, de Daniel Marques Mendes e Marcello Leite Barbosa; e o Café La Fleur, de Renan Altera, com seu veludo marsala em sofás e poltronas. Mas, também, em áreas pensadas para promover encontros e convivência, como o Estar na Varanda, de Mauricio Nóbrega; e o No Coração da Casa, da Feu Arquitetura.

 

DEU FRUTO. Não é preciso ter um pomar, nem muito espaço para ter árvores frutíferas de todos os tipos. Acerola, pitangueira e grumixama são vistas no Restaurante Afeto, de Ana Cano e Bernardo Villar; tem mangueira no Bar À Vin, de Áurea Carvalho e Wair de Paula; limoeiro, no Descolados Bar, de Daniel Marques Mendes e Marcello Leite Barbosa; e Oitis, no orquidário que faz parte do espaço Muito Além do Jardim, de Ana Veras.

 

FLORAIS. Elegantes e clássicas, as estampas florais trazem sua delicadeza para muitos ambientes desta CASACOR. Seja em tapetes como o escolhido por Fernanda Medeiros para o loft Dolce Vita; em móveis, como o sofá, do Ateliê da Joalheria, de  Marcela Martins; ou papéis de parede, como os usados por Sophia Abraham, no seu Quarto da Fazenda: entre histórias e sementes. As flores  aparecem também em almofadas, obras de arte, detalhes. 

 

Arquitetos e seus ambientes:

ALTERA ARQUITETURA E INTERIORES – CAFÉ LA FLEUR

Entrar neste ambiente é quase como ser, instantaneamente, transportado para um tradicional café parisiense. Tudo aqui remete à atmosfera aconchegante e elegante da capital francesa: o veludo marsala que cobre poltronas e sofás; as listras verde e creme das cadeiras e cortinas; as estampas florais e delicadas do tecido que veste as paredes; a iluminação intimista e contemplativa; as janelas e estantes em arco; e o balcão vintage que parece estar ali desde os anos 1920. Um espaço perfeito para pausas, encontros e troca de ideias.

 

"Este café é uma pausa fértil no ritmo pulsante da mostra. Um lugar onde o tempo sussurra, a sensibilidade floresce, e os sonhos finalmente encontram espaço para germinar".

 

ANA CANO E BERNARDO VILLAR – RESTAURANTE AFETO

Cadeiras que abraçam, arcos que moldam, texturas suaves que acolhem. Com circulação fluida, que facilita o serviço do Cooking Buffet, o nosso restaurante é daqueles espaços que convidam a uma pausa. A iluminação, de Maneco Quinderé, privilegia a luz natural de dia e cria cenas intimistas à noite; as listras das paredes e do teto da varanda remetem a tendas de verão; e o paisagismo de Ana Veras ganha destaque com diversas árvores frutíferas e cachepôs suspensos que espalham o verde por toda a área. 

 

"É um lugar onde os sentidos são convidados a desacelerar, apreciar e se lembrar que o belo — quando é verdadeiro — também é acolhedor".

 

ANA VERAS – MUITO ALÉM DO JARDIM

Nosso rooftop é maximalista, ousado, vibrante e tropical. A descontração tão típica das praias cariocas com suas cores alegres e materiais naturais ganha ares sofisticados que remetem aos balneários europeus. O mobiliário traz um mix de estampas, ombrelones em macramê, tapetes em fibras naturais e uma vegetação exuberante que abraça todo o ambiente. Um orquidário traz ainda mais charme tanto pela exibição de espécies perfumadas e coloridas quanto pela fachada de flores artesanais criadas por 60 mulheres do projeto Nós do Crochê, localizado na Rocinha, comunidade vizinha ao shopping.

 

"Pet friendly e aberto ao público em geral, este espaço convida os visitantes à contemplação e ao relaxamento".

 

ANDREA EIRAS, AURORA GREI E CARLA NAPOLIÃO – BAR SECRETO CASASHOPPING

A atmosfera remete aos speakeasies dos anos 1920. Mas o bar secreto do momento – uma parceria com o CasaShopping - é ainda mais envolvente. O ambiente propõe uma experiência sensorial marcada por texturas exuberantes, referências marroquinas, detalhes da Belle Époque e uma pitada de brasilidade, que aparece nos materiais, nas cores e na decoração afetiva. Tudo aqui convida à descontração e diversão: a iluminação cênica, a paleta ousada dos tecidos e estofados e a ambientação com lounges que favorecem a convivência.

 

"Criamos um espaço onírico, onde o visitante é acolhido por um universo visual, tátil e sonoro que convida à descontração e diversão".

 

ANNA MALTA E ANDREA DUARTE – PORTO DA CORRESPONDENTE

A vida intensa dos correspondentes internacionais inspira a criação de um estúdio com soluções funcionais e uma decoração que reflete a personalidade de quem anda pelos quatro cantos do mundo. Há aqui uma certa vibração que aparece nas cores, na coleção de objetos afetivos e em uma cuidadosa seleção de arte que mescla peças de grandes nomes da Geração 80, como Yutaka Toyota e Gonçalo Ivo, com artistas contemporâneos como Adriana Banfi e Patricia Guerreiro. Um mix cheio de diversidade e identidade. 

 

"Quisemos criar um abrigo onde o caos do mundo cede lugar ao silêncio criativo, à reflexão e à reconexão com o que realmente importa", diz Anna.

 

BEL LOBO E MARIANA TRAVASSOS – CALEIDOSCÓPIO POR PEUGEOT

É como entrar em um caleidoscópio. Mas, aqui a explosão de cores e luzes ganha ares monocromáticos em violeta. O tom aparece tanto no grande tapete vinílico que delimita o espaço de exposição quanto nas paredes e no teto. Cercados por fragmentos de espelhos e prismas com três metros de altura com faces ora espelhadas, ora com cores pixeladas, ora com informações, estão o Peugeot 208 e o Peugeot 2008, dois lançamentos da marca que surgem em uma nova versão, híbrida, apresentados agora de forma multifacetada.

 

"Quisemos brincar com a ideia do caleidoscópio porque ela representa muito bem o significado de híbrido: a criação de algo novo e imprevisível a partir da fusão de elementos simples".

 

CITÉ ARQUITETURA - RECONTO BAR

Um bar-galeria com estética maximalista que sobrepõe camadas de objetos, cores e texturas para contar histórias. Misturando a informalidade da casa com a atmosfera descontraída de um bar, o ambiente tem diferentes áreas de estar que convidam ao descanso, ao encontro e à escuta estimulando um convívio espontâneo. A decoração valoriza o excesso, mas não o acúmulo. Cada peça - do mobiliário aos quadros, das miudezas aos tecidos - compõe um conjunto expressivo, diverso e rico em detalhes. 

 

"Como uma colcha de retalhos da vida, o ambiente traz texturas, tempos e lembranças, criando um espaço que é ao mesmo tempo casa, bar e memória compartilhada".

 

CLAUDIA INFANTE – LOFT DA MULHER 50+ 

Homenagem à atriz Ingrid Guimarães e às mulheres 50+ que passam por mudanças significativas nesta fase da vida, este loft traz apenas o que é essencial. Nada de excessos ou ostentação. A marcenaria é discreta, com linhas retas e puras; o mobiliário, assinado; a paleta de cores suave, com tons naturais, verdes claros e toques de lilás aqui e ali. O layout fluido, espaços de armazenamento eficientes e móveis confortáveis garantem funcionalidade enquanto tramas, texturas, madeira e peças artesanais celebram a brasilidade. 

 

"Mais do que um espaço bonito, o projeto propõe uma experiência de autoconexão. Ele inspira a mulher a cuidar de si, a sonhar e realizar. É um ambiente que acolhe sua essência e oferece suporte para viver a vida com qualidade e plenitude".

 

CRISTINA CÔRTES – MATURIDADE: O TEMPO MORA AQUI

Um lar construído com afeto, conforto e significado em cada detalhe. Pensado para uma pessoa madura, este loft reúne lembranças e o que é essencial, sem excessos. Os ambientes sociais são práticos, aconchegantes e acolhedores, seja na hora de receber os amigos, seja no dia a dia. Objetos carregados de memória afetiva, como a vitrola, o balanço da varanda e os muitos objetos da estante, estão por toda a parte. A área íntima ganha ares de refúgio com espaços para o descanso, relaxamento e autocuidado.

 

"É um espaço que acolhe o passado, celebra o presente e prepara o futuro".

 

CRISTINA JAPIASSÚ – STUDIO DA CHEFE CONFEITEIRA

Cada detalhe deste pequeno estúdio de apenas 42m² - o menor de todo o evento – desperta sensações e afeto. Pensado para uma chef chocolatier como um lugar para se viver, trabalhar e receber com charme, o espaço ganhou paredes vestidas com texturas delicadas e florais; móveis em madeira; tecidos naturais como linho e algodão; uma iluminação suave e uma paleta de tons quentes e terrosos. Com ambientes bem setorizados: suíte, para descansar; mesinhas e uma grande estante expositora para receber, o estúdio é acolhedor, delicado e cheio de memórias.

 

"É um lugar onde o dia a dia vira solo fértil para pequenos e grandes sonhos".

 

DANIEL MARQUES MENDES E MARCELLO LEITE BARBOSA – DESCOLADOS bar

Um bar despretensioso, com ambiente descolado e sotaque francês. Afinal, a operação é do vizinho Chez L'ami Martin. Na varanda, o balcão do chef serve os tapas criados por Frédéric Monnier enquanto as mesas voltadas para a mostra fazem referência aos clássicos bistrôs parisienses. Já no interior, a ambientação é de um lounge mais intimista, propício a um bom início de noite. Aqui, o pilar central é o destaque. Seja pela interferência artística que o transforma em uma grande árvore feita de resina e vidro reciclado; seja pela funcionalidade, já que em seu entorno surge a bancada de drinques de Rafael de Matos. 

 

"Nossa ideia foi trazer uma proposta diferente para a mostra: um bar descolado, com tapas e drinques assinados e um preço mais acessível". 

 

DIEGO RAPOSO + ARQUITETOS – LOUNGE ENCONTROS BANCO BRB

O piso de pastilhas azuis faz referência sutil à Casa de Vidro de Lina Bo Bardi, que serviu de inspiração a este lounge criado para o Banco BRB. Aqui como lá, a disposição do mobiliário é flexível e adaptável a diferentes usos. Afinal, este é um espaço para promover encontros, talks e experiências sensoriais. Um projeto que privilegia a convivência com sofás generosos, poltronas e assentos diversos – quase sempre assinados por grandes nomes – e uma área lab, ao fundo, com bancada e cooktop para receber chefs, mixologistas e baristas. 

 

"A vida não é apenas uma sequência linear de eventos individuais, mas uma teia de encontros, onde cada interação é uma oportunidade de transformação. Somos, em grande parte, o resultado das pessoas que cruzaram nosso caminho".

 

FABIANO PRATES RAVAGLIA – CASA ITA

Um espaço afetivo, criado pelo arquiteto para relembrar suas origens e exaltar sua trajetória profissional. O Rio, cidade onde vive, é destaque, tanto na vista que se abre para o verde, quanto no grande mural assinado por Ciro Najar, que utiliza a técnica portuguesa de pintura sobre azulejos. Com sala e cozinha integradas, a área social tem ainda armários e uma grande estante em nogueira que remetem aos móveis criados por seu avô. Já a cidade natal, Cachoeiro de Itapemirim, é representada pelo tom terracota usado no home-office escamoteado na marcenaria do quarto e, também, nos ladrilhos do banheiro.  

 

"Na Casa Ita, o natural e o construído coabitam sob a ótica de uma trajetória pessoal marcada por memórias afetivas".

 

FERNANDA MEDEIROS ARQUITETURA – LOFT DOLCE VITA

Para um jovem casal apaixonado pelo Rio e pelo mar, um recanto com ambientes integrados que permite receber os amigos com conforto e informalidade. É um espaço que exala aconchego: na paleta que combina tons terrosos e azulados em referência às cores da praia; nas texturas naturais do barro, da palhinha e da madeira, usada em acabamento meia-cana em uma das paredes; e no ar retrô da cozinha que carrega parte das memórias afetivas colecionadas pelo casal. Soluções criativas como a mesa de vinhos acoplada à de jantar e o mix de tapetes e tecidos trazem ainda mais personalidade ao ambiente. 

 

"O projeto abraça uma arquitetura com cara de casa: leve, confortável e aconchegante".

 

FERNANDO LANNER ARQUITETURA – RAÍZES DO AMANHÃ

Na nossa recepção, cada detalhe foi pensado para traduzir a harmonia entre elegância e consciência ambiental, com uso de materiais naturais, soluções inteligentes, design autoral e obras de arte. A paleta de cores, inspirada nos verdes dos biomas brasileiros e nas nuances de azuis de nossas praias, traz acolhimento e leveza, enquanto texturas orgânicas convidam ao toque e à contemplação. Para garantir a sustentabilidade, materiais utilizados em 2024 são reaproveitados em novas formas e usos e a energia que alimenta a iluminação circula e é novamente armazenada em baterias criando um ciclo contínuo. 

 

"É um ambiente para sentir, viver e refletir sobre o papel que cada escolha tem na construção de um futuro mais sustentável".

 

FEU SINGULAR – NO CORAÇÃO DA CASA

Inspirado nas antigas salas de chá — lugares de pausa e introspecção — o ambiente é reinterpretado como um espaço de encontro e convivência; uma sala onde cozinhar, servir um chá ou abrir um vinho se torna ritual. No centro, uma bancada esculpida em mármore funciona como o eixo do espaço. A paleta traz tons terrosos e vermelhos profundos enquanto a luz indireta percorre o ambiente em camadas suaves. Uma cristaleira surreal abriga uma coleção que desafia expectativas: bules que não contêm, xícaras amassadas, formas que questionam a lógica utilitária e celebram a beleza do que é inútil. 

 

"Este ambiente é, ao mesmo tempo, pausa e pulsação. Uma resposta sensível a um tempo que nos pede pressa. Um lugar onde o futuro não é mais estímulo, mas mais cuidado. Onde o luxo silencioso é apenas estar". 

 

GISELE TARANTO ARQUITETURA – VIVER MARAMBAIA

Uma grande área de convivência com o que a serra fluminense tem de melhor: o calor do fogo, a fluidez da água, a vegetação abundante, sons, aromas e muito espaço para contemplação. Afinal, o ambiente criado em parceria com o escritório Burle Marx traz para o térreo do Fashion Mall a essência wellness que marca a Fazenda Marambaia. Há aqui um núcleo dedicado ao bem-estar físico, um espelho d'água com pergolados em madeira, caminhos de pedra e decks e até mesmo uma lareira. Um espaço para relaxar, descansar e conviver. 

 

"Mais do que um espaço expositivo, este é um manifesto sobre como a arquitetura pode traduzir memória, saúde e integração com o meio ambiente para criar experiências únicas".

 

ISABELLA LUCENA ARQUITETURA – Entreplanos: o habitar em camadas

Aqui, a arquitetura é protagonista. Há uma clara influência do estilo industrial presente no pé-direito alto, em tubulações aparentes, uso de aço inox  e em um visual mais cru e funcional. Além de traços marcantes do modernismo que aparece em formas retas e geométricas, como a mesa triangular, e nos desníveis do piso de onde surgem sofás, mesas laterais, cama, banheira e jardineiras. Os ambientes se conectam sem qualquer barreira visual e a luz natural é usada como elemento central do projeto criando um loft contemporâneo e aberto à vida cotidiana.

 

"Essa fluidez permite que o morador projete sua rotina com autonomia e criatividade. É um convite à imaginação, à flexibilidade e ao cultivo de uma vida mais autêntica e afetiva dentro de casa".

 

JACIRA PINHEIRO – CASA ORIGEM

Peças de design, mobiliário modernista e detalhes clássicos transformam este estúdio de 70 m² em um ambiente contemporâneo e funcional. A mistura das texturas nos tecidos, tapetes e adornos combinada ao uso de objetos pessoais trazem personalidade e ajudam a setorizar living, cozinha, jantar e suíte, mesmo o espaço sendo totalmente integrado. No jantar, parede revestida em pedras. No estar, o grande tapete com desenho exclusivo que remete a um piso cerâmico. E, no quarto, a divisória em marcenaria. Paisagismo e cores claras dão ares de SPA ao banheiro.

 

"Dimensionei o mobiliário e a marcenaria sob medida para criar um ambiente confortável, com circulação livre e que, ainda assim, pudesse expor peças e objetos que transmitem pertencimento e aconchego". 

 

JEAN DE JUST – ALCÔVE

Da busca pelo equilíbrio entre corpo, mente e espírito, surge um oásis de serenidade e reconexão. Um espaço que proporciona uma experiência sensorial única, com salas de massagem, meditação, jardim, áreas de banho e até uma lareira. A iluminação é suave, as cores claras e as formas orgânicas. O piso é posicionado quase como marqueteria e o gesso que cria portais, paredes curvas e estantes, também desenha ondas no teto trazendo movimento ao ambiente. Na área externa, o uso de cobogós, painéis de azulejos e formas geométricas dá um toque de brasilidade.

 

"Mais do que um ambiente funcional, esta sala foi desenhada para oferecer uma experiência sensorial de paz e presença — um lugar onde o simples ato de sentar e respirar se transforma em algo profundo".

 

JULIANA ACAR ARQUITETURA – LIVRARIA RAÍZES

Com 95m², o espaço une o design contemporâneo ao natural, em uma atmosfera que exala poesia e literatura. A paleta com contrastes marcantes e, ao mesmo tempo, suaves dialoga com a marcenaria delicada e as texturas naturais, enquanto livros e elementos artísticos — como origamis e projeções mapeadas — dão um toque vibrante e despertam a curiosidade do visitante. A mesa central, de forma orgânica, o pilar escultórico e os detalhes em verde criam um ambiente que transcende o conceito de livraria para se tornar um lugar de contemplação e troca de experiências. 

 

"O espaço não se limita à função tradicional de uma livraria, mas convida à permanência, ao encontro e à troca. Aqui, a tecnologia e a arte se encontram, como nos hologramas e nas interações poéticas que convidam o público a semear sonhos, escrever desejos e colher palavras."

 

KARYNE LIMA - JARDIM DAS REMINISCÊNCIAS

Um jardim que celebra a vida, com vegetação exuberante, mobiliário orgânico e pontos de cor aqui e ali. Espécies tropicais, frutíferas e floríferas – como o jasmim-manga – criam um espaço que acolhe. E a mesa de trabalho da paisagista – uma peça de antiquário – remete a suas memórias e reminiscências. A arte transforma as escadas em elemento central tanto com as esculturas de Mercedes Lachmann entre o primeiro e segundo pavimentos, quanto com a azulejaria abstrata do Coletivo Muda, no andar seguinte. 

 

"É um espaço de convivência que convida ao encontro cotidiano com o estar, o pertencer e o sentir, funcionando como um refúgio acessível na rotina diária".

 

LÓH STUDIO – SYNAPSIS

Concebida como um laboratório de experimentos, a Ótica deste ano traz a força de materiais naturais como o quartzito verde usado em conjunto com o aço na bancada principal e a madeira das estantes e painéis em contraste com uma ambientação clean, que prioriza a experiência e a contemplação. O mobiliário é bem funcional: seja na área que expõe os óculos, seja no pequeno lounge que acolhe os visitantes com peças orgânicas como a chaise Papillon e a poltrona Vimen, ambas da designer Patricia Anastassiadis. 

 

"A durabilidade dos materiais escolhidos (pedra, madeira e aço) garante a praticidade na manutenção e a longevidade estética do espaço, tornando-o funcional e atemporal."

 

MARCELA MARTINS – ATELIER DA JOALHEIRA

Para uma joalheira apaixonada por flores e coleções de arte e design, um atelier com elementos industriais e décor delicado. Aqui, as enormes esquadrias pretas de vidro aramado e as réguas cimentícias brancas contrastam com as peças de estampas florais e toque feminino. O piso existente foi mantido e vestido com tapetes imponentes que trazem conforto e delimitam as múltiplas áreas: bancada de trabalho, estar, loja, galeria. Logo na entrada, o orquidário convida o visitante e serve como inspiração para a criação de aquarelas e jóias. 

 

"É um ambiente que traz o clima de ocupação artística que acontece pelo mundo em áreas como Meatpacking District, em Nova York, Chelsea, em Londres, ou na nossa carioca Fábrica Bhering".

 

MAURICIO NÓBREGA, BIA WOLFF, MARIA ESTELLITA E PATRICIA VIEIRA – ESTAR NA VARANDA

Um living bem carioca: leve, solar, iluminado e repleto de referências. Aqui, peças artesanais, materiais naturais, mobiliário contemporâneo e o mix de texturas criam um design atemporal que convida ao convívio. Afinal, é um espaço para receber os amigos. Um jogo de espelhos nas paredes laterais traz para o interior o verde das copas das árvores. Enquanto shutters de madeira deixam o ambiente aconchegante e com temperatura agradável. A seleção de arte traça uma ponte aérea Rio-Lisboa, com obras de brasileiros como Antonio Bokel, Mateu Velasco e Marcelo Macedo, que vivem e expõem entre Brasil e Portugal. 

 

"É um espaço multiuso, um lugar de convívio e interação. Tudo aqui celebra a amizade. Até mesmo os objetos e obras de arte foram emprestados, ou criados, por amigos para o ambiente".

 

THIMI ARQUITETURA – LOFT SEMENTE

Com paleta neutra e design marcante, de ares mediterrâneos, este loft traz uma diversidade de texturas: bouclé no sofá, linho na roupa de cama, velvet nas paredes, e lisa no piso e bancadas do banheiro e cozinha produzidos em um material durável e inovador: o chukum - uma espécie de resina que era usada em construções maias e aparece aqui em versão nacional. Seu tom inspira também a cor usada nas paredes e teto, o Cetim Oriental da Coral, uma combinação que traz unidade ao ambiente. Outro destaque é a marcenaria em carvalho guaraná que aparece tanto no hall de entrada quanto na cama em formato de caixa. 

 

"Tudo foi desenhado para que o morar vá além do estético e se transforme em experiência. Queremos que os visitantes entrem no nosso loft e pensem: eu moraria aqui!"

 

NANDO GRABOWSKY - LOFT ATLAS URBANO

Um loft atemporal que permite viver de maneira autêntica, moderna e confortável. Com paleta de tons terrosos e poucos móveis, o espaço de 74m² é funcional e totalmente integrado. Na parede principal, uma estante é peça central fazendo a ligação da sala ao quarto. Em seus nichos coloridos, livros e os muitos objetos colecionados ao longo da vida revelam histórias, memórias e afetos. A cozinha aberta para o living, sem qualquer barreira visual, é um convite à convivência e à simplicidade. E o teto com áreas em treliça e iluminação pontual ajudam a reforçar a sensação de bem-estar.

 

"O loft é uma escolha moderna e inteligente, especialmente para quem valoriza liberdade e um estilo de vida contemporâneo".

 

PAOLA RIBEIRO – CASA BRISA DECA

Ponto central da casa, a cozinha da Deca é uma grande área de convivência, um ambiente integrado ao estar, que celebra o ato de receber e cultivar encontros reais em tempos líquidos. A decoração mistura o novo e o vintage com equilíbrio apostando em formas orgânicas, materiais brutos como pedra e madeira e uma paleta com tons neutros e quentes, verdes acinzentados e toques de dourado escovado. Iluminação suave e difusa e mobiliário com peças de design e história criam um espaço acolhedor, que convida à permanência.

 

"O projeto traduz o sonho possível de viver com beleza, simplicidade e conforto — um sonho que se materializa em detalhes: uma torneira escultural, uma bancada bem iluminada, uma paleta que acalma".

 

PAULA MÜLLER – CASA DE JORGE

Inspirado pela força simbólica de São Jorge, este espaço de 104m² tem setorização entre estar, jantar e lavabo, além de dois jardins de inverno que atuam como amuletos vivos repletos de espadas de São Jorge. A decoração traz cores neutras e claras e valoriza elementos naturais como madeira, fibras, pedras, tecidos e plantas combinados a formas orgânicas. Uma estante executada em L, do piso ao teto, tem 148 nichos, ora fechados, ora iluminados, ora com portas feitas de biribas. Alguns deles guardam pedidos e orações. Peças de design assinado completam a ambientação contemporânea. 

 

"É um espaço-refúgio onde o sagrado se revela de forma sutil e sensorial e a arquitetura se transforma em abrigo, amuleto e oração".

 

PEDRO COIMBRA ARQUITETURA – LOFT JOANA

Concebido como um espaço dos sonhos para uma empreendedora de sucesso, independente e sofisticada, este loft tem espaço integrado, versátil e acolhedor. Áreas de autocuidado e bem-estar, quarto, banheiro e closet ganham protagonismo com detalhes delicados como o papel de parede desenhado por Dominique Jardy. Enquanto estar e cozinha garantem praticidade para receber e trabalhar. O mobiliário valoriza o design nacional em peças de Sérgio Rodrigues, Mula Preta e Gustavo Bittencourt e o uso da pedra gnaisse acrescenta uma estética escultórica ao ambiente. 

 

"É um espaço que une estética, conforto e funcionalidade."

 

PEDRO RABELAIS – LE JARDIN

Aqui, o "savoir-vivre" francês ganha tradução bem tropical e sotaque carioca, com uso de plantas nativas que surgem com toda a sua exuberância, mas com a elegância dos clássicos jardins geométricos tão típicos da França. Com canteiros de formas orgânicas que recebem uma diversidade de espécies como filodendros, palmeiras, helicônias e strelitzias, o jardim de 93m² é uma verdadeira fusão contemporânea do paisagismo de Brasil e França. Perfeito para proporcionar uma pausa revigorante a quem chega ao Alcôve by Fairmont - nosso espaço wellness da edição.

 

"Le Jardin é o primeiro jardim brasileiro a reinterpretar autenticamente a tradição paisagística francesa através de plantas nativas tropicais, criando uma fusão cultural e estabelecendo um novo padrão de elegância consciente no paisagismo de luxo nacional".

 

PN+ | PAULA NEDER – O QUARTO DOS SONHOS

Um refúgio íntimo que une conforto, estética e funcionalidade, transmitindo serenidade em cada detalhe. Os tons são claros e neutros; há a presença marcante de listras variadas e texturas; e o toque suave da roupa de cama Trousseau intensifica a experiência de bem-estar e descanso. Luz natural e materiais orgânicos (plantas, madeira, barro, estopa, cordas e pedras) criam uma atmosfera viva e aconchegante. A arte está por toda a parte, seja em obras criadas especialmente para o ambiente, seja com o trabalho artesanal das bordadeiras do Vale do Jequitinhonha e das Rendeiras da Aldeia. 

 

"O quarto dos sonhos é mais que um cômodo, é um santuário particular. Um lugar onde o mundo exterior fica em segundo plano e o foco é relaxar, recarregar e se reconectar consigo mesmo em uma imersão de conforto absoluto".

 

PRISCILLA DIAS E CAMILLA BORTOLINI – ENTRE CICLOS

Uma extensão da casa, com conforto e elegância para atender às necessidades práticas de um espaço de uso coletivo. E, também, um lugar para relaxar, contemplar o paisagismo e aproveitar pequenos momentos de pausa. Atemporal, leve e funcional, com influências do lifestyle carioca, a lavanderia foi decorada com materiais naturais, linhas simples e cores terrosas. O uso de tanques tradicionais e torneiras de linha nobre da Deca aliadas à alta tecnologia das lavadoras Brastemp traz o contraste entre elementos clássicos e contemporâneos e um toque a mais de sofisticação.

 

"É um ambiente que alia funcionalidade e prazer, proporcionando bem-estar e praticidade no cotidiano coletivo de um condomínio".

 

SEBASTIAN GOMEZ ARQUITETURA – LOFT ESSÊNCIA

Com equilíbrio raro entre materiais brutos e soluções refinadas, este loft tem estética contemporânea, sofisticada e despretensiosa. Os espaços são integrados, mas o uso de recursos como o desnível no teto, os cobogós (entre áreas social e íntima) e o muxarabi (separando quarto e banheiro) fazem a setorização dos espaços sem compartimentar, criando uma conexão sensorial, permitindo a entrada de luz e circulação do ar e garantindo privacidade. A escolha da pedra e da madeira como materiais principais valoriza o passar dos anos, unindo praticidade, beleza e autenticidade.

 

"Cada elemento tem uma razão de estar, cada escolha colabora para um espaço fácil de viver, versátil e emocionalmente confortável. O luxo não está nos excessos, mas na escolha sensível de materiais autênticos e no seu uso criativo".

 

SOFIA FRANCO MOTTA E LUANA PIMENTA – A CASA-TEMPO - O DESPERTAR

Para a filha adolescente, um quarto sob medida para os seus sonhos, assinado por Sofia Franco e Luana Pimenta – filhas de Patricia e Claudia, responsáveis pelo design da Casa-Tempo. Atemporal, delicado e com personalidade, o ambiente reúne elementos que traduzem os desejos de uma menina em transição para a adolescência: tons suaves, um balanço, uma penteadeira, seu próprio closet e até uma banheira. Um painel curvo revestido com papel de parede cria um móvel escultural trazendo identidade ao espaço.

 

"É um ambiente moderno, sofisticado e feminino, com traços delicados e uma linguagem visual leve e afetiva". 

 

SOPHIA ABRAHAM INTERIORES – QUARTO DA FAZENDA: Entre Histórias e Sementes

Paredes com arcos e estantes repletas de livros remetem ao que teria sido uma antiga biblioteca. Mas, agora, é um delicado quarto infantil construído pela avó para sua netinha. Um lugar de sonho e brincadeira, com décor romântico-contemporâneo que combina diferentes padronagens, materiais e estampas florais que trazem um ar maximalista ao ambiente. Com banheiro infantil adaptado e uma área de brincar integrada – com direito até a uma CASACORzinha -, é um espaço lúdico e encantador.

 

"Nesse espaço, avó e neta se reúnem entre livros, flores, cavalinhos, histórias inventadas e gestos cotidianos que se transformam em lembranças para a vida toda".

 

STUDIO CP/ PF – A CASA-TEMPO

Pensado como um recanto de férias para um casal e sua filha adolescente, o único apartamento desta CASACOR Rio traz ambientes integrados, abertos à convivência em família. A decoração aposta em materiais naturais como madeira, pedra, fibras e tecidos texturizados, e em uma paleta de tons suaves e neutros que remetem ao que é essencial.  A luz natural entra como protagonista criando diferentes cenários ao longo do dia. 

 

"Mais do que um apartamento de férias, este espaço é um convite para desacelerar, olhar para dentro, se reconectar. Porque sonhar não é um luxo, é uma necessidade. E aqui, os sonhos encontram solo fértil para crescer".

 

STUDIO MARINO – RECANTO SERRANO

Um loft contemporâneo que é também o refúgio perfeito para um produtor musical que busca equilíbrio entre trabalho criativo e momentos de descanso. Com pé-direito duplo e uma grande estante em madeira ebanizada que se impõe como protagonista da sala, o ambiente ganhou ainda um mezanino. A amplitude é realçada ainda mais pela iluminação que valoriza a textura natural da pedra e do Tauari maciço. Móveis de linhas orgânicas, materiais naturais e tapetes circulares trazem leveza, flexibilidade e informalidade ao espaço. 

 

"O Recanto Serrano é um convite a pausar, respirar e se reconectar — uma casa-refúgio que traduz a essência contemporânea da serra carioca". 

 

STUDIO ROCA – CASA BRASTEMP

Um ambiente provocativo, vibrante e sem amarras com a leveza e a descontração tipicamente cariocas. Na Casa Brastemp, a paleta de cores é ousada e os eletrodomésticos se integram não apenas como elementos funcionais, mas como protagonistas do design de interiores. Nada aqui é óbvio: logo na entrada, um grande móbile metálico causa o primeiro impacto visual; o jardim fica no meio do living; a lavanderia é espaço também para meditação; e as obras de arte, com curadoria de Lurdinha Piquet, surgem de forma não convencional. 

 

"Esse espaço marca um reencontro com a liberdade criativa dos primeiros projetos do escritório, lá em 2014, quando cor, grafismos e ousadia eram protagonistas. Aqui, o visitante vai ser provocado a repensar o morar". 

 

TOM CASTRO – LOFT ALENTO

Para um morador maduro, introspectivo e sensível, uma arquitetura de interiores que privilegia o acolhimento. O uso de materiais como madeira, pedra e inox escovado traz conforto tátil enquanto a escolha por tons marcantes como verde militar e marrom, presentes em estofados e objetos, reforça a identidade contemporânea e emocional do espaço. A iluminação dá caráter intimista ao ambiente, que ganhou ainda mais sofisticação com a presença de obras de arte contemporâneas brasileiras.

 

"Em vez de apostar no excesso, o projeto investe em uma composição contida, madura e silenciosa, que favorece o recolhimento, a contemplação e o tempo desacelerado".

 

VICTOR NISKIER + ARQNISK – APÊ CONRADO

Cidadão do mundo sim, mas com os pés bem fincados nas areias das praias cariocas. Conrado, o dono fictício deste apartamento descolado, é um apaixonado pelas artes e o design e, claro, seu gosto se reflete na decoração do ambiente, que traz uma paleta de tons areias, terrosos e amadeirados e elementos que flertam com o estilo industrial. Antes fechado e rebaixado, o espaço foi totalmente aberto criando um pé-direito de cinco metros, que permitiu a construção de um mezanino e revelou novas janelas para o exterior e a Pedra da Gávea.

 

"Abrir a fachada que estava fechada há anos foi uma ousadia, mas permitiu criar uma 'penthouse' descolada que poderia estar no Soho, Brera ou Le Marais". 

 

VIVIAN REIMERS – REFÚGIO URBANO

Estruturas metálicas aparentes, paredes de tijolos rústicos, iluminação em trilhos, visual urbano e cosmopolita. A estética industrial típica dos lofts está por toda a parte neste espaço de apenas 50m². Mas, aqui ela é suavizada pela presença de materiais naturais como fibras e madeira, mobiliário de linhas orgânicas e acabamentos refinados e uma paleta de tons sóbrios. A planta livre garante uma boa circulação e sensação de amplitude, mas a privacidade é garantida por portas de correr e cortinas estratégicas, como a utilizada no banheiro. 

 

"O espaço propõe um diálogo entre uma cidade de patrimônio arquitetônico rico e estilo de vida único como o Rio e uma nova forma de habitar, mais compacta, consciente e sensível às transformações do tempo". 

 

WAIR DE PAULA E AUREA CARVALHO – BAR À VIN

O clima lembra os bares de jazz norte-americanos, mas a decoração mistura o clássico e o contemporâneo. A iluminação é suave, com um leve toque dourado, e a paleta de cores que reveste dos móveis às paredes brinca com os infinitos semitons do vinho tinto. A ambientação com sofás e poltronas confortáveis em couro e veludo torna o espaço mais aconchegante e o grande balcão amplia a área de serviço do bar. Nas paredes, luminárias em latão do designer Bruno Carvalho e obras de Macaparana, Franz Kracjberg, Gilvan Nunes, Marcelo Catalano, Osvaldo Gaia e Tracey Moffat complementam o visual.

 

"Um ambiente onde o tempo passa devagar para que o visitante consiga usufruir da excepcional carta de vinhos enquanto curte a trilha sonora, as obras de arte, o espaço".

 

CASACOR RIO 2025 

Período: até 26 de outubro de 2025

Horário: de terça a domingo, das 12h às 21h (inclusive feriados)

Local: Fashion Mall. R. Povina Cavalcanti, 120. São Conrado.

Tel: (21) 96432-2494

Ingressos:

https://appcasacor.com.br/events/rio-de-janeiro-2025

R$ 120 (inteira)

R$ 60 (meia)

Anuário:

R$ 60

 

Mais informações:
www.casacor.com.br
Instagram/casacorrio_oficial
Facebook/casacorrio

 

By Angela Falcão Comunicação
Foto: André Nazareth

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!