CASACOR reforça liderança em sustentabilidade com aplicação do lixo zero e ações de impacto socioambiental
Com 1.040 toneladas de resíduos sólidos gerenciados em 2024 e apenas 0,22% de rejeito, evento é exemplo de circularidade, responsabilidade ambiental e compromisso com o futuro
Postado quinta-feira 24/04/2025 por Redação
Categorias: Sustentabilidade Arquitetura Feiras & eventos

A CASACOR São Paulo, maior evento de arquitetura, design e paisagismo das Américas, retorna de 27 de maio a 3 de agosto de 2025 em um novo endereço: o Parque da Água Branca, na capital paulista. Sob o tema "Semear Sonhos", a mostra reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, aplicando a metodologia Lixo Zero, validada pela Zero Waste International Alliance, e promovendo ações de impacto socioambiental em todas as etapas do evento.
Em 2024, mais de 1.040 toneladas de resíduos sólidos foram gerenciadas com foco na redução máxima do envio para aterros. O resultado é exemplar: apenas 0,22% de rejeito, composto exclusivamente por resíduos não recicláveis, como lixo sanitário, que são destinados a locais ambientalmente controlados, capazes de gerar energia limpa a partir do biometano.
A estratégia começa na escolha criteriosa dos materiais utilizados. Gesso, drywall, madeira reutilizável, lonas e mantas de proteção substituem soluções convencionais, possibilitando a desmontagem com mínimo impacto e favorecendo o reaproveitamento. Mais de 3 mil prestadores de serviço foram capacitados para garantir o descarte correto dos resíduos, utilizando sacos numerados e caçambas sinalizadas que facilitam a rastreabilidade.
Durante a mostra, o foco se volta para os resíduos orgânicos e recicláveis, com triagem centralizada e treinamentos específicos para operadores de alimentos e staff. Itens como cápsulas de café e tampinhas plásticas recebem destinação correta – e socialmente transformadora. As tampinhas, por exemplo, são encaminhadas para a ONG Ecopatas, que converte as doações em ações de castração de animais de rua.
A desmontagem segue a mesma lógica de responsabilidade: mobiliários retornam aos fornecedores, materiais em bom estado são doados a ONGs como o projeto Fazendinhando; Solidariedade com Arte e Lia Esperança; e resíduos como madeira e metais ganham novos ciclos de vida. A madeira, por exemplo, é convertida em energia renovável, e o metal segue para reciclagem.
Mais do que mitigar impactos, a CASACOR investe em soluções regenerativas. Desde 2019, compensa integralmente suas emissões de gases de efeito estufa, e em 2023 passou a incluir também a logística de montagem dos ambientes. Em 2024, arquitetos, marcas expositoras e até o público visitante puderam aderir voluntariamente à compensação de suas emissões, com o apoio técnico da Pachamama, que desenvolve soluções ambientais focadas na restauração de ecossistemas, conservação de áreas protegidas e biodiversidade.
“O que inspiramos em cada ambiente da mostra precisa ser coerente com o impacto que deixamos no mundo. Sustentabilidade não é discurso. É prática concreta, é cultura em movimento”, reforça Darlan Firmato, diretor de operações da CASACOR – edição de São Paulo.
Com ações consistentes e resultados mensuráveis, a CASACOR se consolida como uma referência não apenas em inovação estética, mas também em responsabilidade socioambiental. Um modelo de evento que une criatividade, eficiência e consciência – e mostra que o futuro se constrói agora.
Sobre a CASACOR
Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior plataforma cultural de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2025 chega à sua 38ª edição em São Paulo em um novo endereço, o Parque da Água Branca.
By a4&holofote Comunicação
Foto: Divulgação
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!