ABIMÓVEL reitera ao ministro das Cidades a inclusão de móveis no financiamento do Minha Casa, Minha Vida
Direção da entidade esteve reunida com Jader Barbalho Filho e representantes do Planalto
Postado sexta-feira 02/05/2025 por Redação
Categorias: Setor Moveleiro Negócios Capa

Dando sequência à agenda na capital federal, o presidente da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), Irineu Munhoz, e a diretora-executiva Cândida Cervieri, estiveram reunidos ontem, 29 de abril de 2025, com o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, e representantes do Palácio do Planalto para tratar de pauta relevante para o setor moveleiro nacional: a inclusão de móveis no escopo de financiamento do programa Minha Casa, Minha Vida.
A proposta visa permitir que famílias beneficiárias do programa possam utilizar parte do financiamento habitacional também para mobiliar suas residências. A medida, que já teve precedentes na década passada, como o programa "Minha Casa Melhor" – durante o “governo Dilma 1” – é vista como essencial para garantir a dignidade, o conforto e a funcionalidade das novas moradias entregues pelo governo.
“Uma casa só se torna verdadeiramente um lar quando oferece estrutura para o cotidiano. A mobília não é um item supérfluo, mas sim parte fundamental da qualidade de vida. Nossa proposta busca dar dignidade às famílias e, ao mesmo tempo, fortalecer a economia nacional com geração de empregos e valorização da indústria brasileira”, destacou o presidente da ABIMÓVEL, Irineu Munhoz.
A demanda ocorre em um contexto de expansão do Minha Casa, Minha Vida. Relançado oficialmente em 2023 pelo “governo Lula 3”, o programa retomou seu foco em famílias de baixa renda, com subsídios de até 95% e previsão de entrega de 2 milhões de unidades até 2026 — meta revisada para 3 milhões após o adiantamento das 2,5 milhões de moradias já atingidas até abril de 2025. Neste ano, o programa também anunciou a criação da Faixa 4, ampliando o teto de renda para famílias de até R$ 12 mil mensais, o que deve alcançar mais 120 mil famílias.
Em ofício entregue ao ministro e ao Planalto, a ABIMÓVEL propôs que o mobiliário seja incorporado ao financiamento habitacional, com critérios adicionais que levem em consideração não apenas a renda familiar, mas também a sua composição, vulnerabilidades sociais e impactos de catástrofes climáticas como as ocorridas no Rio Grande do Sul, Acre, São Paulo e Rio de Janeiro, entre outras.
A sugestão da entidade se apoia em múltiplos fatores:
● Bem-estar e estrutura das famílias: móveis adequados promovem conforto, saúde física e emocional, e favorecem o desenvolvimento dos lares beneficiados;
● Valorização do imóvel entregue: ambientes bem estruturados agregam valor e funcionalidade às unidades habitacionais;
● Fomento à indústria nacional: com a ampliação da demanda, milhares de indústrias moveleiras — especialmente micro e pequenas — poderão gerar empregos e girar a economia local e regional;
● Descentralização da economia: o acesso ao crédito para móveis fortalece o comércio e a produção em diversas regiões do país;
● Apoio à nova política industrial brasileira: a proposta se alinha à agenda do Complexo Econômico-Industrial da Casa e Construção, ao qual a indústria moveleira está diretamente conectada.
Com a proposta seguindo agora para análise dos setores responsáveis, a ABIMÓVEL reiterou seu compromisso em trabalhar com o Governo, sistema financeiro e demais órgãos envolvidos, colocando-se à disposição com dados técnicos complementares que possam embasar a viabilidade da ação.
Sobre a ABIMÓVEL
Representando a indústria moveleira de norte a sul do país, a ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) tem atuado há mais de 45 anos em prol do fortalecimento da indústria e do setor moveleiro nacional. Com uma agenda propositiva e em parceria com o setor público e privado, a entidade lidera uma série de iniciativas com vista a impulsionar a produção, melhorar o ambiente de negócios e possibilitar a abertura de novos mercados para empresas da cadeia madeira e móvel nacional. Para tal, coloca em prática diversas iniciativas voltadas para o fomento da competitividade e da inovação no setor. Incluindo a participação em feiras e rodadas de negócios internacionais, além de programas de exportação, sustentabilidade, design integrado à indústria, adequação fabril, incremento aos micro e pequenos negócios, inteligência comercial, entre outros.
By ABIMÓVEL
Foto: Divulgação
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!