Últimas

www.
Home / decoração / Tendência: Design de superfícies
Tendência: Design de superfícies

Tendência: Design de superfícies

Acabamentos da Sayerlack valorizam móveis e elementos em madeira em projetos de interiores

Quando inovam nas superfícies, utilizando cores, texturas e elementos tridimensionais, designer, a indústria, o marceneiro e o arquiteto criam tendências e tornam seu trabalho ainda mais interessante, transformando os móveis e a madeira em um elemento que interage com o homem e o espaço. A Sayerlack – especialista em soluções e inovações para madeira – destaca-se por apresentar novas tecnologias que permitem este exercício ilimitado de criatividade e valorização do trabalho destes profissionais.

Através do design de superfícies e o uso dos acabamentos da Sayerlack, os móveis e os projetos de interiores são facilmente “vestidos” e personalizados de acordo com o perfil do morador. E com os acabamentos da Sayerlack torna-se simples criar elementos para fomentar a percepção dos usuários

Se pensarmos no design de superfícies, “como uma atividade técnica e criativa cujo objetivo é a criação de imagens bidimensionais (texturas visuais e tácteis), projetadas especificadamente para a constituição e/ou tratamento de superfícies, apresentando soluções estéticas e funcionais adequadas aos diferentes materiais e processos de fabricação artesanal e industrial” (RÜTHSCHILLING, 2006); a Sayerlack está alinhada com este pensamento ao desenvolver e apresentar ao mercado os melhores acabamentos para superfície.

Entre as tendências que mais se destacaram em 2016 está: a incorporação de elementos artesanais a produtos fabricados em série, a valorização de materiais nobres – a MADEIRA, no caso e o contraste com outros como o mármore e metal; a utilização de acabamentos metalizados, o contraste entre elementos rústicos e coloridos e o estilo urbano geométrico.

Segundo Le Corbusier, um dos arquitetos mais importantes do século XX, “a superfície torna-se o envelope do volume e pode anular ou ampliar a sua sensação. Nesta perspectiva, deve ser parte integral da tridimensionalidade, concebendo ou gerando os próprios volumes”.

O radar da Sayerlack está em sintonia com as tendências de diversos segmentos para traduzir, nos processos de pintura, todo um conceito em torno das superfícies: desde a utilização criativa da cor, uso de texturas, efeitos tridimensionais, a combinação entre diferentes materiais ou mesmo a transformação da madeira natural.

IMPRESSÃO A ROLO

A criatividade no desenvolvimento de padrões madeirados e efeitos visuais como tecido, tramas artesanais, couro e metais é infinita considerando a qualidade e a definição que a Sayerlack consegue extrair de seus produtos na impressora tripla sincronizada, disponível no Laboratório de Simulação de Processos da empresa.

Os processos de pintura podem ter alto e baixo relevo dando maior profundidade e realidade aos padrões desenvolvidos. E os produtos utilizados nestes processos são desenvolvidos com a mais alta tecnologia disponível: como os UVs (ultravioletas), UVs Base Água e UV com secagem LED.

Designers e Industrias podem diferenciar criando padrões exclusivos para suas linhas como se fossem uma assinatura. Interiores de roupeiros com um padrão visual que simulam um tecido, como o linho, conferem sofisticação e aconchego para o consumidor que também observa o acabamento interno dos móveis.

impressaobaixa2170111_124508

Impressão a rolo / Imagem: Divulgação

IMPRESSÃO DIGITAL

Trata-se de um processo inovador sobre a madeira capaz de imprimir com alta definição a imagem que desejar sobre esta superfície aumentando a capacidade de personalização das industrias seriadas: velocidade na produção e diminuição considerável no set-up.

A harmonização dos processos de pintura com outros materiais faz toda a diferença na concepção dos projetos. Neste painel decorativo, a arquiteta incorporou a impressão digital de rendas sobre painéis revestidos com Lâminas Alpi.

Impressão a rolo / Imagem: Divulgação

Impressão a rolo / Imagem: Divulgação

LACAS

De altíssima qualidade, as lacas “envelopam” o design: acabamento impecável e nos mínimos detalhes de bordos, rebaixos, frisos e espaços vazados.

A criatividade não tem limites com as mais de 4 mil cores multiplicadas pelos acabamentos fosco, acetinado, alto brilho (high gloss) e metalizado, além da sensação tátil das lacas texturizadas e microtexturizadas.

Versáteis quanto ao uso, tanto em móveis seriados quanto em projetos sob medida, sob a ótica da personalização e valorização das linhas de design. Novas cores são adicionadas constantemente ao leque existente.

Só em 2016 a Sayerlack elaborou dois leques com as cores inspiradas nas coleções da Pantone ®, como tendências na primavera-verão e outono-inverno e já prepara a terceira, com as novidades para 2017.

Acabamento laqueado / Imagem: Divulgação

Acabamento laqueado / Imagem: Divulgação

LACAS MULTIUSO

Um dos lançamentos de 2016 foram as Lacas Multiuso desenvolvidas a partir da necessidade das industrias e marcenarias que realizam a pintura em mais dois componentes do móvel: o Vidro e o Alumínio.

LACAS METALIZADAS

Já existentes no portfólio de acabamentos da Sayerlack, as lacas metalizadas ganharam destaque nos últimos anos pela tendência apresentada nas feiras e mostras de mobiliário e design nacionais e internacionais. Para reforçar esta parceria com o diferencial, a Sayerlack desenvolveu uma cor especial para o escritório Très Arquitetura utilizar em seu ambiente na Casa Cor 2016 – o cobre.

Estante com acabamento Naturalíssimo do projeto Tributo aos 30 do arquiteto Roberto Migotto, na Casa Cor SP 2016 / Imagem: Divulgação

Estante com acabamento metalizado do projeto Quarto da Menina, do escritório Très Arquitetura na Casa Cor SP 2016 / Imagem: Lilian Knobel

LÂMINAS DE MADEIRA – ALPI

Lâminas de madeira natural destacam o mobiliário com a beleza de seus desenhos e veios ainda mais se estiverem protegidas e ressaltadas com acabamentos Sayerlack. A coleção de padrões é renovada todos os anos para estar sempre em sintonia com as madeiras mais utilizadas nas mostras e feiras de design. Em 2016, as novidades ficaram pelos padrões assinados pelos irmãos Campana.

Padrões Piaçava e Pirarucu lançados pelos irmãos Campana / Imagem: Divulgação

Padrões Piaçava e Pirarucu lançados pelos irmãos Campana / Imagem: Divulgação

NATURALÍSSIMO

Para manter e realçar as características naturais da madeira, acabamento bastante utilizado em móveis de madeira natural, a Sayerlack também tem uma solução que além de proteger a superfície, mantem a madeira ao natural: o acabamento naturalíssimo.

Sobre a Sayerlack

Conceituada no segmento de pintura e envernizamento de superfícies de madeira – graças aos seus 48 anos no mercado – a Sayerlack, é uma empresa que desenvolve soluções e tecnologias ilimitadas para preservar, tratar, enriquecer e tornar ainda mais belas as madeiras que fazem parte da vida das pessoas. Suas linhas, desenvolvidas em laboratórios de altíssima qualidade, são produzidas com respeito ao meio ambiente e a preocupação de atender a todas as necessidades relacionadas à esta matéria-prima, tais como: proteção contra o fogo, acabamentos resistentes as mais altas e baixas temperaturas por até 15 anos, tintas e vernizes – incluindo uma linha desenvolvida totalmente à base água que praticamente não possuem odor – de alta qualidade, acabamentos específicos para madeiras em constante contato com água, cores, brilhos e texturas inovadoras para o setor e com alto rendimento e impermeabilização.

A Sayerlack também investe em ações voltadas à valorização humana e a preservação do meio ambiente. Com um projeto de 16 anos voltado para os filhos de colaboradores e jovens da região de Cajamar, a empresa busca prepara-los para o mercado de trabalho, incentivando a formação profissional e o empreendedorismo. E aliados com o meio ambiente, visam proteger a natureza, que inclui a destinação correta de resíduos, o aproveitamento integral de recursos e a economia de água.

Com atuação global, a Sayerlack é uma multinacional brasileira, que atua em mais de 80 países ao redor do mundo com unidades de pesquisa, produção e distribuição de última geração, instaladas em locais estratégicos. No Brasil, seu parque industrial possui quase 30 mil m² de área construída e é uma das mais modernas e automatizadas estruturas industriais do setor na América Latina, produzindo mensalmente milhões de litros de produtos.

Por  Beatriz Nascimento Mafer Comunicação

About Mega Moveleiros

Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top