Últimas

www.
Home / destaque / Sindmóveis empossa nova diretoria na festa de seus 40 anos
Sindmóveis empossa nova diretoria na festa de seus 40 anos

Sindmóveis empossa nova diretoria na festa de seus 40 anos

Cerimônia marca o início da 17ª gestão da entidade, tendo à frente o empresário Edson Pelicioli

A consolidação do polo moveleiro de Bento Gonçalves é estreitamente conectada à história do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis). A partir dos anos 1970, sindicato e indústria cresceram lado a lado, configurando aquele que hoje é o maior polo moveleiro do país. Na próxima quarta-feira, dia 18, o Sindmóveis reúne os principais personagens dessa história na cerimônia de seus 40 anos de fundação, quando também ocorrerá a posse da 17ª diretoria da entidade, presidida pelo empresário Edson Pelicioli, da Ideias&Conceitos.
O embrião do Sindmóveis nasce, na verdade, em 1973, quando um grupo de empresários fundou a Associação Profissional de Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves, tendo como primeiro presidente Elino Periolo e Dorvalino Pozza como vice. Com o desenvolvimento do setor em profusão, em 1977 a entidade recebe a denominação de Sindmóveis. Naquele momento, organizava-se a primeira Mostra do Mobiliário de Bento Gonçalves, hoje consolidada como a Movelsul Brasil, a mais importante feira do setor na América Latina.
Para o empresário Henrique Tecchio, que presidiu a entidade nos últimos três anos, a marca de um grande polo moveleiro está na assinatura de Bento Gonçalves, junto do turismo, dos vinhos e da mesa farta. Segundo ele, é o Sindmóveis quem amarra os interesses da indústria moveleira e conduz esforços na direção de um crescimento ainda mais sustentável e articulado. “Os moveleiros daqui consolidaram a indústria de planejados, a estratégia de lojas exclusivas e o engajamento de design no processo produtivo, o que ainda vai amadurecer muito mais nos próximos anos. É um orgulho fazer parte desse momento que, embora delicado, é de comemorações para todos que passaram pelo Sindmóveis até hoje”, frisa.


jeferson-soldi3A representatividade do setor

Atualmente, o polo moveleiro de Bento Gonçalves representa 31% da indústria moveleira do Rio Grande do Sul e tem uma participação de 45% no faturamento da indústria do município. São aproximadamente 300 indústrias. O Sindmóveis, por sua vez, oferece inúmeros benefícios a seus associados, como assessoria jurídica e trabalhista; pesquisa de cargos e salários; banco de dados do setor; palestras; treinamentos e a representação sindical.
Entretanto, a entidade é reconhecida por seu papel na promoção comercial e estratégias de posicionamento, promovendo a feira Movelsul Brasil, tendo criado a feira Casa Brasil, hoje em São Paulo com a denominação High Design Home & Office Expo; o Prêmio Salão Design; e os projetos Orchestra Brasil e Raiz de promoção das exportações, em parceria com Apex-Brasil.
Em sua próxima gestão, o Sindmóveis será presidido pelo empresário Edson Pelicioli, com apoio de outros oito executivos: vice-presidente e diretor comercial Vinicius Benini (BRV Móveis); diretor Jurídico-Trabalhista Alexandre Michelin (Bertolini); diretora Operacional Marlei Pena Vian (Todescredi/Grupo Todeschini); diretor de Comunicação Edson Busin (Unicasa Móveis); diretor Internacional Leonardo Dartora (Politorno); diretor de Infraestrutura Vitor Agostini (Casttini Móveis); diretor de Serviços Cassiano De Paris (Perlare); diretor do Prêmio Salão Design Eduardo Nuncio (Móveis Carraro).

 

Fotos: Jeferson Soldi

Por Ana Carolina Azevedo

About Mega Moveleiros

Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top