Últimas

www.
Home / Notícias / Dica / Série de vídeos esclarece dúvidas sobre especificação, desempenho, certificação e instalação de portas de madeira
Série de vídeos esclarece dúvidas sobre especificação, desempenho, certificação e instalação de portas de madeira

Série de vídeos esclarece dúvidas sobre especificação, desempenho, certificação e instalação de portas de madeira

Iniciativa do Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações pretende incentivar uso de produtos certificados

O Comitê de Portas da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci) lança esta semana a série de vídeos “PSQ-PME, a marca de qualidade da sua porta”. O primeiro vídeo apresenta ao mercado o Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações (PSQ-PME), mostrando que por meio da certificação é possível garantir aos clientes desempenho, qualidade técnica e cumprimento das normas da ABNT.

O objetivo da campanha é disponibilizar informações que esclareçam as principais dúvidas dos profissionais que especificam os materiais utilizados na construção civil, promover a importância da certificação e da escolha por produtos certificados.

As próximas animações irão tratar de temas específicos como especificação por desempenho, instalação, pesquisa e desenvolvimento, sustentabilidade, entre outros.

Para ver o vídeo acesse https://youtu.be/6n1mKYmwOCc.
Mais informações sobre o Programa em www.psqportas.com.br.

PSQ-PME

Com abrangência nacional, o Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações (PSQ-PME) reúne e representa os fabricantes de portas de madeira do Brasil, atuando em várias ações que visam o fortalecimento do segmento e o atendimento dos requisitos estabelecidos nas normas brasileiras vigentes.

Entre os principais objetivos da iniciativa estão o de promover a isonomia competitiva entre os fabricantes, por meio da conformidade técnica, adequando o desempenho dos produtos às normas existentes, estimular a melhoria continua, agregar valor às marcas e dar garantias ao consumidor final.

Desde 2014, é possível encontrar no mercado portas com a certificação da ABNT. São produtos que atendem à Norma Brasileira NBR 15930. As folhas de portas certificadas passam por um rigoroso controle de qualidade de produção, que inclui testes físicos e mecânicos de avaliação do desempenho realizados pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo.

ABNT/CB-031

O Comitê Brasileiro de Madeira (ABNT/CB-031) é o responsável pela Normalização no campo de madeiras compreendendo produtos madeireiros em geral, como madeiras serradas e beneficiadas, chapas de compensado, painéis de fibras e particulados, cavacos de madeira; produtos de madeira, como portas, pisos, cruzetas, postes e carreteis; preservação e tratamento de produtos madeireiros e de madeira, no que concerne à terminologia, requisitos e métodos de ensaios. Sua secretaria técnica está a cargo da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci).

Certificação ABNT

A Certificação consiste em um selo, concedido por um órgão certificador, que indica que a empresa cumpre os requisitos de uma determina norma técnica. Para portas de madeira, a ABNT Certificadora é o órgão que concede a certificação de acordo com a norma técnica ABNT NBR 15930-2 – Portas de Madeira para Edificações. O processo de certificação de produtos consiste em auditoria do sistema de gestão da qualidade na empresa e realização de ensaios conforme a norma. Cumpridas essas etapas, a empresa recebe a certificação e passa a usar a marca de conformidade ABNT em seus produtos. A certificação garante que a produção é controlada e que os produtos atendem continuamente as normas técnicas.

Além das portas de madeira, a ABNT Certificadora possui programas de certificação voluntários acreditados pelo Inmetro em diversos produtos para a construção civil, são eles: Cimento, Tijolos, Argamassas, Tintas, Bloco, piso, telhas de concreto, Metais sanitários, Chapa de gesso drywall, Produtos de fibrocimento, Esquadrias, Fechadura, Telhas e painéis termoacústicos.

Sobre a ABNT

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela gestão do processo de elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social. Além disso, a ABNT também é um Organismo de Avaliação da Conformidade acreditado pelo Inmetro para a certificação de diversos produtos, sistemas e programas ambientais, como o rótulo ecológico e a verificação de inventários de gases de efeito estufa

 

 

 

Por ABNT

Imagem: imoveis.culturamix

About Mega Moveleiros

Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top