Últimas

www.
Home / Notícias / Design / Seminário online discute caminhos do Design na capital paranaense
Seminário online discute caminhos do Design na capital paranaense

Seminário online discute caminhos do Design na capital paranaense

Metodologia Foresight busca traçar Plano de Inovação para o Design Industrial de Curitiba; evento gratuito ocorre na quinta-feira (30), das 10 às 14 horas

O Sebrae/PR, em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba, o Comitê Gestor do Selo Curitiba Cidade do Design e diversas instituições nacionais e internacionais, promove o Seminário Foresight – Curitiba Cidade do Design. O evento online será na próxima quinta-feira (30), das 10 às 14 horas, e debaterá seis temas estratégicos ao Design enquanto propulsor da competitividade e agregador de conhecimento transversal em setores industriais.

“Estamos realizando este estudo de previsão de cenário tecnológico para a valorização do design em Curitiba como cidade referência na produção criativa e qualidade dos profissionais designers. No final deste ano, a partir dos estudos que estamos fazendo, iremos apresentar um Plano de Inovação para o Design Industrial de Curitiba”, comenta a coordenadora estadual de projetos para a indústria e construção civil do Sebrae/PR, Adriana Kallinowski.

O projeto levará em consideração a competitividade empresarial por meio do design como elemento transversal em diferentes cadeias produtivas, como Food Design; Health Design; Digital Technology; Chemical Design and New Material; Manufactory Design; Biotechnology Design; e Design Services. Para o ciclo de debates, o seminário contará com o diretor-geral da Cosmob Itália, Alesio Gnaccarini, o CEO da Conect Consultoria Internacional, Emilio Beltrami, além do ponto focal de Curitiba para a Rede de Cidades Criativas da UNESCO, Guilherme Zuchetti.

“Como parte da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, acreditamos no design como elemento estratégico para a inovação e geração de renda. Nesse sentido, a parceria com o Sebrae é um fator chave, que une as empresas ao setor público e às universidades. É um trabalho virtuoso, que contribuiu para o aprimoramento de todos os elos da cadeia produtiva e potencializa Curitiba como referência na área do design, atraindo novos empreendedores e movimentando a economia local. O Foresight é um projeto muito ousado e um marco para o design em Curitiba”, sinaliza Guilherme.

O seminário tem como objetivo apresentar a Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na qual Curitiba é membro como “Cidade do Design”, bem como o Projeto Foresight. Esta iniciativa visa a abordagem de inteligência empresarial utilizada na definição de cenários tecnológicos que fomentam a transferência de conhecimento do ecossistema de inovação presente no território.

Além disso, o seminário também irá valorizar as iniciativas locais e haverá aplicação de um questionário de Índice de Acordo. “O objetivo do trabalho é traçar ações com a utilização do design como fator de valorização e melhorias da produção econômica local, partindo da uma análise de benchmarking para definir os temas estratégicos a serem trabalhados nas verticais do design. A partir dos resultados serão identificadas as verticais de atuação do projeto envolvendo a governança na elaboração do plano de inovação do design”, comenta Emilio Beltrami.

O Seminário é destinado a designers, escritórios de projetos da área e empresas que trabalham e utilizam o design como fator competitivo. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo site do evento.

Curitiba Cidade do Design

A capital paranaense é membro, desde 2014, da Rede de Cidades Criativas. A iniciativa da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) é dividida em sete categorias: artesanato, cinema, gastronomia, literatura, artes midiáticas, música e design – a qual Curitiba integra –, e foi criada com a proposta de reforçar a cooperação entre cidades que reconhecem a criatividade como fator estratégico para o desenvolvimento sustentável. Atualmente 246 cidades participam da iniciativa, dez delas no Brasil.

 

 

 

 

Por Paula Fernandes

Imagem: Divulgação

 

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824 ou entre em contato pelo (11) 3675.4114

About Mega Moveleiros

Avatar
Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top