Últimas

www.
Home / Notícias / Empresas / Salão de Franquias atrai empreendedores em evento no Sebrae/PR
Salão de Franquias atrai empreendedores em evento no Sebrae/PR

Salão de Franquias atrai empreendedores em evento no Sebrae/PR

Salão de Franquias realizado reuniu em Curitiba 370 empresários interessados no modelo de negócios

Em tempos de economia instável, as franquias ganham a atenção de empreendedores que buscam por empresas com modelo de negócio estruturado e já testado. Os bons resultados do Salão de Franquias realizado em Curitiba pelo Sebrae/PR, em parceria com a Fecomércio PR e a Associação Brasileira de Franchising (ABF), confirmam essa tendência. Trezentos e setenta pessoas visitaram o evento realizado na última sexta-feira (23), em Curitiba, e puderam conhecer a proposta das 35 franqueadoras presentes no salão.

A proposta do Sebrae/PR é incentivar a expansão de franquias paranaenses dentro e fora do País. “O evento integra nosso esforço de trabalho para profissionalizar esse segmento e ampliar os negócios, favorecendo oportunidades e geração de emprego e renda”, afirmou o diretor de operações do Sebrae/PR, Júlio Agostini.

Paikan Solomon de Melo e Silva, assessor da presidência da Fecomércio PR, lembrou que o franchising tem espaço para crescer no Paraná. “O segmento de franquias ainda é pouco explorado e, por isso, estabelecemos o objetivo de chegar até  2020 com 50 franquias paranaenses de destaque. Fizemos um trabalho em conjunto e juntamos hoje mais de 30 empresas formatadas e consolidadas no mercado. O salão acontece pra fazer um upgrade, para que os franqueadores tenham acesso a novos clientes e possam expandir seus negócios”, explicou.

O encontro recebeu franqueadores de diferentes áreas como aparelhos ortodônticos, mídia indoor, produtos pet, vestuário, escolas de idiomas, produtos de beleza, alimentos, bebidas, entre outros. Os empresários que visitaram o evento puderam tirar dúvidas sobre as propostas que mais interessaram, trocaram informações sobre particularidades e deram início a um networking, com potencial para o fechamento de negócios futuros.

Ralf Smaha, de Foz do Iguaçu, expôs o modelo de sua empresa, o Tetris Container Hostel, para colher impressões e estruturar a expansão de sua marca. “Estamos no ramo da hospedagem há 5 anos e fomos premiados pela revista Viagem e Turismo, como o melhor hostel do Brasil. Isso nos deu visibilidade internacional e já fomos procurados por investidores de dentro e de fora do Brasil para abrirmos unidades em outras cidades, inclusive na Europa. Nesse processo, surgiu o Sebrae e a gente entendeu que poderia expandir por meio do franchising”, contou Smaha.

No Espaço Sebrae/PR, os visitantes receberam orientações para adquirir uma franquia. O empresário argentino Horacio Javier, que atua no setor de alimentação, visitou o salão com vontade de, num futuro próximo, também expandir sua atuação com franquias.

“É bom saber que o Sebrae também tem um olhar para o franchising. A gente pretende montar uma franquia e, por isso, visitei o salão, para ver como está este setor. Em tempos ruins ou bons, investir no que já está aprovado, é melhor. Ao oferecer uma franquia, você vende mais que produtos, você vende know how”, lembrou o empresário.

Essa foi a primeira edição do evento que deve passar a ser realizado anualmente. Os franqueadores que participam de programas do Sebrae devem ser convidado, até o ano que vem, a participar de outros eventos do gênero a nível nacional e também em outra capital da América do Sul

Perfil

A franquia representa uma porta de entrada para pessoas que desejam empreender pela primeira vez, seja por necessidade ou por oportunidade. Outro perfil muito comum é o de empresários que querem expandir seus negócios e diversificar seus ramos de atividades.

Números

O Paraná possui atualmente 210 empresas franqueadoras em 12 setores produtivos. Desses, 72% são de micro ou pequeno porte, de acordo com o Sebrae/PR. O Grupo Boticário é o que  conta com mais franquias no Estado, com um total de 3.806 unidades. Nacionalmente, esse setor conta com 2.877 franqueadoras e um faturamento total de R$ 41,4 bilhões no primeiro trimestre de 2019. Apenas em 2018 o crescimento foi de 8,4%.

 

 

 

 

 

Por Renan Araujo

Imagem: Regis Santos / Sebrae/PR

About Mega Moveleiros

Avatar
Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top