Últimas
www.
Home / Casa & Construção / Saiba como recuperar madeira com manchas brancas
Saiba como recuperar madeira com manchas brancas

Saiba como recuperar madeira com manchas brancas

Imperfeição é causada por umidade ou resina retida na madeira e solução é a remoção total do revestimento; Montana Química ensina o passo a passo

Um dos mais temidos problemas que ocorrem em revestimentos de madeira são as manchas brancas, que deixam portas, janelas, móveis e mesmo pisos (decks) com aspecto visual irregular em todo o substrato ou em algumas regiões dele. A recuperação dessa chamada patologia da madeira exige um passo a passo cuidadoso que levará à remoção total do revestimento.

“As manchas brancas, também chamadas ‘manchas de água’, são geralmente causadas pela umidade ou pela resina retida na madeira”, explica Kelly Lima, especialista em madeira da Montana Química. “Essas manchas são resultado da penetração de umidade no revestimento, mas não na madeira em si.”

Kelly afirma que também há manchas de água mais escuras, que ocorrem quando a umidade atinge a madeira. “Quando uma mancha aparece, normalmente a umidade é acompanhada por fungos, seres vivos que se proliferam em ambientes úmidos, mal ventilados e mal iluminados, podendo causar mal maior à madeira.”

A especialista diz que também podem aparecer manchas quando uma repintura é feita sobre resíduos de soda cáustica ou similar, utilizada na remoção da pintura anterior. A migração de ácidos orgânicos ou resinas naturais, características de certos tipos de madeira, também podem causar manchas.

Para todos esses tipos de manchas, veja o passo a passo para recuperar a madeira:

PASSO 1 – NEUTRALIZAÇÃO

Produtos: NovoDeck e ClariDeck

Espalhar Novodeck sobre a madeira molhada com escovão ou vassoura de cerdas duras (por partes) e aguardar por até 25 minutos para que o produto possa agir. Durante o período de ação do produto a superfície não pode ficar seca. Após o período informado, realizar o enxague.

Na sequência, espalhar Clarideck sobre a madeira molhada com escovão ou vassoura de pelo e aguardar por até 20 minutos. Durante o período de ação do produto, a superfície não pode ficar seca. Após período informado, promover enxágue. Após enxágue, aguardar secagem do madeiramento por 48 horas.

Dica: O processo de remoção e neutralização deverá ocorrer por partes para facilitar a execução, já que o produto não deve secar na superfície.

PASSO 2 – REMOÇÃO E SOLUBILIZAÇÃO (Madeiras que não podem ser molhadas)

Produto: Striptizi Gel

Antes de aplicar o produto, o adequado é fazer a sua homogeneização. Ao aplicar o removedor Striptizi Gel e aguarde entre 3 e 15 minutos para efetuar a remoção com espátula. Se necessário, repetir a operação.

Finalizada a remoção, limpar a superfície com um pano umedecido com tíner e aguardar intervalo de 3 a 5 horas para que o solvente possa evaporar.

Dica: O processo de remoção e solubilização deverá ocorrer por partes para facilitar a execução, já que o produto não deve secar na superfície.

PASSO 3 – CORREÇÕES E LIXAMENTO (madeiras com fissuras)

Produto: Mazza

Aplicar a massa para madeira Mazza com a espátula. Para reparos mais simples, aguardar a secagem de 3 horas para lixamento. Para aplicação em camadas (30 minutos de intervalo no mínimo), aguardar secagem de 24 horas para o lixamento.

————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Steel frame une o alto padrão às construções limpas

————————————————————————————————————————————————————

Dicas para o lixamento:
1) Recomenda-se o lixamento em três fases.
2) Iniciar lixamento com lixa grão 150, passar para lixa grão 180 e finalizar com lixa grão 220.
3) Efetuar remoção do pó da superfície.

PASSO 4 – ISOLARE ISOLANTE PREPARADOR (madeiras resinosas)

Produto: Isolare Isolante Preparador

Aplicar Isolare Isolante Preparador com trincha sem que haja excesso. Aguardar secagem de 3 horas e, na sequência, proceder com a aplicação do acabamento.

Utilizar Isolare Isolante Preparador base solvente quando for aplicar como acabamento o Osmocolor Stain Preservativo.

Em caso de madeiras resinosas (como ipê tabaco/pau d’arco, ipê champanhe/cumaru, itaúba, grápia/garapeira/ garapa, pinus, angelim, angico, cabreúva, cambará, cedro, louro/louro freijó, peroba, peroba do campo, peroba mica, peroba rosa, tatajuba, jatobá, maçaranduba, vinhático), utilizar Isolare Isolante Preparador como bloqueador de extrativos.

ATENÇÃO
O umedecimento de Isolare Isolante Preparador causado pela exposição à chuvas ou lavagens antes da aplicação do acabamento poderá comprometer o resultado final, com o surgimento de bolhas, visto que o produto é permeável sob a ação de pressões positivas ou negativas de água (entrando ou saindo da madeira).

PASSO 5 – ACABAMENTO

Produto: Osmocolor Stain Preservativo

Caso escolha acabamento com Osmocolor Stain Preservativo, o produto já vem pronto para uso. Misturar bem antes e durante a aplicação. Usar trincha de cerdas macias (exemplos: Atlas 250, Tigre 186 ou Tigre 518).

Aplicar o produto com pinceladas longas, sempre no sentido dos veios da madeira.
O intervalo entre demãos deve ser de 12 horas (úmido sobre seco).

Dicas

1) Para garantir maior eficiência do filtro solar, tomar o cuidado de não “esticar” demais a aplicação.
2) Evitar aplicar sob luz solar direta ou em temperatura inferior a 5° C.
3) No caso de aplicação em decks, o produto deve ser aplicado nos seis lados da madeira para maior proteção e durabilidade, dessa maneira, “envelopando” as réguas do deck.
4) Arredondar pontas e arestas, evitando “cantos vivos” para garantir a uniformidade
da película em toda a superfície da madeira.

Sobre a Montana Química

A Montana Química construiu a reputação de especialista no tratamento, proteção e preservação de madeira no mercado graças ao seu principal valor, presente no coração da empresa desde 1953: preservar para o futuro. A multinacional investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento, parque industrial e capacitação do seu capital humano para desenvolver produtos e serviços de alta qualidade. A Montana possui duas unidades de negócios: industrial, que abrange a linha de preservação e produtos de alto desempenho para madeira, e varejo, que abrange a linha de acabamentos e complementos.

 

 

Por João Ruvolo

Imagem: Divulgação

 

 

—————————————–

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br

About Mega Moveleiros

Avatar
Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top