Últimas

www.
Home / Notícias / Arquitetura / Saiba como escolher a cadeira ideal para cada ambiente
Saiba como escolher a cadeira ideal para cada ambiente

Saiba como escolher a cadeira ideal para cada ambiente

Qualidade, conforto e praticidade auxiliam na decisão

As cadeiras ganham destaque na decoração e em muitos lugares são protagonistas da casa. Por isso, escolher a peça perfeita para cada ambiente pode ser uma tarefa árdua e complexa. Além de servir de assento, as cadeiras e as poltronas realizam diversas funções na casa. Se escolhida de forma correta, pode evitar desconfortos e problemas para a saúde de quem utiliza. Confira algumas dicas para escolher a cadeira ideal para cada tipo de ambiente e uso.

Escritório e home office

Nos escritórios a cadeira é umas peças mais importantes. Por lá, permanecemos nela por várias horas. Por isso, é preciso selecionar uma cadeira confortável, que atende as condições relacionadas à ergonomia e ao conforto. Um exemplo é a cadeira Grid (1), da F.Way.

Já para quem trabalha em casa, no home office, é preciso estar atento ao resto da decoração, pois além de atender todos os requisitos de conforto e funcionalidade precisa se adaptar ao design do ambiente. A poltrona Betty (2), do designer Christoph Jenni, da maxdesign, consegue manter o ar de casa, mesmo em um ambiente utilizado somente para o trabalho.

Além da boa aparência, é aconselhável optar por uma cadeira giratória, de preferência. O encosto e o assento estofado devem ser independentes, com regulagem de altura, com suportes de braços ajustáveis, além de seguir a Norma Regulamentadora Nº 17 – Ergonomia, do Ministério do Trabalho.

Cozinha

Embora a cozinha seja utilizada para o preparo das refeições, o ambiente é conhecido por ser o ponto muito frequentado da casa, onde todos se reúnem.

Sendo assim, a Anis (3), da DonaFlor Mobília, como algumas cadeiras mais altas, ou mesmo banquetas – como a Tototo (4), da maxdesign, assinado por Hannes Wettstein -, podem ser facilmente encontradas. Então, na hora de escolher prefira peças de fácil manutenção e conservação, além de pequenas e leves, para não atrapalharem a circulação no local. Suporte para braços e peças acolchoadas são dispensadas.

Sala de jantar

 

Um dos locais mais sofisticados da casa, a sala de jantar, assim como a sala de estar, merecem peças elegantes e que se tornem protagonistas na decoração. Para um estilo mais clássico, cadeiras de madeiras – como a poltrona Origami (5), assinada pelo designer Bruno Faucz, para a Piu Mobile – são as mais indicadas. E, para quem gosta de receber, cadeiras confortáveis – como a Dininho (6), da maxdesign, que tem design Studio Hannes Wettstein – e com encostos ergonômicos são as mais indicadas. Nos locais mais modernos, uma mistura de tendências e estilo, até mesmo de produtos e cores criam um ambiente com um design contemporâneo e diferenciado.

Varandas e ambientes externos

Nas varandas abertas, dependendo da incidência do sol e calor, o tipo de móvel precisa ser diferente pois precisam ter proteção UV – como a cadeira Stratos (7), com o design de Ricardo Bello Dias, para a F.Way. As que permanecem a maioria do tempo fechadas podem receber mobiliário idêntico ao utilizado no interior do ambiente.

Nas áreas externas, como varandas, as cadeiras possuem uma maior vocação decorativa, além de serem locais que recebem visitantes por um curto período de tempo, o que torna o banco Moving (8), da maxdesign, assinada por Gabriele Pezzini, perfeito pela leveza e praticidade. Nas varandas mais rústicas, cadeiras de madeira, palha ou fibra sintética tornam o lar mais aconchegante e acolhedor.

 

 

Por Marcelo Hermsdorf – Denise Delalamo Comunicação

Imagens: Divulgação

About Mega Moveleiros

Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top