Últimas

www.
Home / Casa & Construção / Quantum Engenharia fará instalação de energia solar na prefeitura de Curitiba
Quantum Engenharia fará instalação de energia solar na prefeitura de Curitiba

Quantum Engenharia fará instalação de energia solar na prefeitura de Curitiba

Sistema garantirá mais sustentabilidade e economia para a sede da administração pública da Capital paranaense

A Quantum Engenharia é a empresa contratada para instalar o sistema de energia solar no Palácio 29 de Março, sede da prefeitura de Curitiba. A ordem de serviço para a colocação das placas fotovoltaicas foi assinada pelo prefeito Rafael Greca em cerimônia com a presença da governadora Cida Borghetti. Este é o passo inicial para a implantação da usina de geração fotovoltaica no telhado do palácio, que terá capacidade instalada de 144,87 kWp. A obra inicia em janeiro e tem um prazo de 120 dias para sua conclusão. O contrato no valor de R$ 552.374,11 é financiado pelo Programa de Eficiência Energética da Copel.

“O uso de placas fotovoltaicas tem aumentado em órgãos públicos. Trata-se de uma forma de energia limpa, sustentável, com um ótimo custo-benefício. O retorno do investimento se dá em cinco anos, além  disso, a economia ocorre a longo prazo”, explica o presidente da Quantum Engenharia, Gilberto Vieira Filho.

Exemplos mostram, inclusive, que a instalação de placas fotovoltaicas é uma realidade até mesmo em pequenas cidades. Em Santa Catarina, a Escola Básica Municipal João Pacheco de Miranda Lima (CAIC), de Três Barras, implantou o sistema de energia solar este ano. Com as placas, pode produzir até 50% da energia exigida pela Escola e, se o consumo da unidade no período for menor do que a energia gerada, ainda pode ser entregue à companhia de energia, a Celesc, e utilizada posteriormente em forma de crédito de energia na conta. O projeto da CAIC tem potência total instalada de 26,4 kWp com 80 painéis fotovoltaicos de 330 Wp. A geração anual de energia será de 31.986,5 kWh. O ganho de sustentabilidade da Escola Básica Municipal por ano é equivalente à preservação de 515 árvores, além de deixar de emitir 8.957 kg de CO₂ para a atmosfera.

Em média o payback – tempo necessário para pagar o investimento com a economia na conta de energia – para o investimento em geração fotovoltaica é de cinco anos. Ou seja, em 5 anos o valor do investimento no sistema é pago e, como os painéis fotovoltaicos duram pelo menos 25 anos, os outros 20 anos serão de economia.

Limpa e econômica, a energia solar conquista cada vez mais espaço. A modalidade é acessível também para residências, comércios e indústrias. O objetivo é atingir 23% em participação de fontes renováveis na matriz energética até 2030 no Brasil. A previsão é de que, em 2024, mais 1,2 milhão de usuários tenham adaptado sua produção e consumo de energia.

 

 

 

Por Carol Passos | ESTRUTURA de Comunicação

Imagem: Luiz Costa/SMCS

About Mega Moveleiros

Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top