Últimas

www.
Home / Casa & Construção / Quadros ganham protagonismo em projetos de decoração de banheiros
Quadros ganham protagonismo em projetos de decoração de banheiros

Quadros ganham protagonismo em projetos de decoração de banheiros

Peças são uma alternativa simples e prática para quem busca renovar o visual desse ambiente

Obras de arte são um bom investimento para colocar em prática uma reforma completa para transformar e redecorar alguns ambientes – sem o famoso quebra-quebra. E não há certo ou errado na hora de escolher as peças, o que vale é seguir o estilo pessoal com bom senso. No banheiro, elas geralmente são penduradas ao lado de espelhos ou em cima de banheiras e vasos sanitários, agregando delicadeza e elegância ao espaço.

Além de cobrirem imperfeições, definirem uma temática e contar uma história pessoal, elas ajudam a marcar um ponto focal, adequam-se em todas as linhas de decoração, como vintage, moderna e country, por exemplo. No entanto, na hora de escolher onde colocá-los, é preciso pensar sobre qual mensagem a obra deve transmitir, verificar se o espaço é iluminado e evitar proximidade com água e vapor.

Atenta às tendências, a Urban Arts, presente há mais de 10 anos no mercado, trazendo consigo a ideia de produzir artes exclusivas, autorais e com tiragem limitada de forma acessível, convidou a arquiteta Juliana Fabrizzi e o consultor e designer de interiores da  Urban Arts Flagship, Lucas Alves, para dar dicas sobre como não errar na hora de decorar este ambiente que ganha cada vez mais importância. Confira:

Como decorar um banheiro?

A arquiteta Juliana Fabrizzi alerta que pelas especificidades do local, o mais indicado é sempre criar um ambiente mais minimalista, sem deixar de lado a criatividade. “Não existe muita regra. É possível ser criativo e usar composições de pequenos quadros ou apostar em apenas um em destaque”, afirma. “Em banheiros maiores, o melhor é optar por quadros grandes, aproveitando o espaço. Para banheiros comuns/menores, o ideal são quadros um pouco menores, para que não haja poluição do ambiente”, completa.

Quais os principais cuidados?

O consultor Urban Arts Lucas Alves alerta que é preciso levar em consideração a umidade característica do local na hora da escolha do tipo de acabamentos das artes. “Artes como papéis fotográficos ou telas em canvas podem perder sua qualidade e beleza devido a umidade desses ambientes. Indico sempre o poster filete, que seria uma impressão da arte em adesivo vinílico em uma prancha de MDF, sendo mais resistente a umidade, ou o metacrilato, devido ao acabamento em poliestireno como vedação na parte de trás do quadro”, completa.

Qual o local correto?

A dica da arquiteta é evitar colocar ao lado de espelhos e banheiras e aproveitar as paredes livres de forma harmônica. Porém, por serem áreas onde existem muitos detalhes, como ganchos, mobiliário, pias, espelhos, entre outros, o consultor Urban Arts alerta que próximos a esses locais, a chance de que os respingos estraguem o quadro é próxima de 100%.

Qual o modelo mais indicado?

“O acabamento escolhido é o limitante para o local da arte dentro do banheiro. Paredes como as de vaso sanitário são alguns dos lugares dos banheiros que possuem menos circulação de água, sendo bons locais para a instalação de quadros. Artes que ficam em paredes opostas a espelhos também são ótimas por conta do reflexo”, afirma Lucas Alves. Um material que muito indicado é o metacrilato, que passa por um minucioso processo de confecção nas suas camadas, o que pode impedir a umidade e o mofo de aparecerem. Este acabamento, na maioria das vezes, confecciona-se sem moldura com um perfil (espécie de moldura traseira) em alumínio, para que a arte se projete de forma tridimensional aos olhos de quem a admira. Já as telas em canvas, que nada mais são do que telas em algodão, com o passar do tempo, vão sofrer o famoso processo de ‘emboloramento’, que acontece quando o mofo (ou bolor) se torna visível.

Para Juliana, levando em conta todas as precações quanto ao material utilizado, a dica é sempre utilizar paleta de cores no ambiente, pois os tons dos quadros escolhidos definirão a personalidade do seu banheiro. “Outra dica é pensar no contraste com os azulejos do local. Utilizar quadros em contraposição a azulejos e revestimentos cria um ambiente único”, recomenda.

Urban Arts

www.urbanarts.com.br

@urbanarts

Referência no mercado de artes, a Urban Arts nasceu em 2009 da materialização do sonho de André Diniz, um apaixonado por design e ilustração, de tornar a arte acessível. A galeria que nasceu online e hoje já conta com 25 unidades físicas em 12 estados e o Distrito Federal, traz consigo a ideia de reunir artistas independentes do Brasil e do mundo produzindo artes exclusivas, autorais e com tiragem limitada de forma acessível a clientes. A entrada do sócio Gustavo Guedes abriu novos horizontes e fez com que a marca multiplicasse seu faturamento ao tecer uma rede de franquias sólida. Após 10 anos, o acervo da Urban Arts conta com mais de 140 mil imagens de mais de 6 mil artistas.

 

 

 

Por Marcelo Hermsdorf

Imagem: Divulgação

 

 

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

About Mega Moveleiros

Avatar
Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top