Últimas

www.
Home / Notícias / Empreendedorismo / Projeto do Sebrae/SC conecta empresas inovadoras a investidores
Projeto do Sebrae/SC conecta empresas inovadoras a investidores

Projeto do Sebrae/SC conecta empresas inovadoras a investidores

A segunda edição do Programa Capital Empreendedor será lançada por meio de uma live na próxima terça-feira (23)

O Sebrae/SC lança na próxima terça-feira (23) a segunda edição do Programa Capital Empreendedor, iniciativa que visa conectar investidores a empresas inovadoras. O lançamento será por meio de uma live, que será realizada às 17 horas. As demais etapas do Programa também serão online. Os interessados devem se inscrever pelo www.capitalempreendedor2020.com.br.

Também conhecido como capital ou investimento de risco, o Capital Empreendedor é uma das formas que os empresários têm de captar recursos para colocar em prática os planos e projetos em longo prazo das empresas. Nessa forma de financiamento, um investidor – chamado de investidor de risco – emprega recursos no negócio em troca de participação societária, geralmente minoritária, de uma empresa de capital fechado. Esse aporte pode ocorrer tanto em negócios que estão começando, até nos mais consolidados, que já possuem uma grande operação, mas precisam de recursos para continuar crescendo.

O projeto tem como objetivo preparar os empresários para os processos que envolvem o investimento de risco e os critérios de decisão dos investidores. “Além disso, buscamos aproximar as propostas dos investidores aos projetos das empresas, identificando aquelas que mais agregam valor ao negócio e melhor se adaptam ao momento da empresa”, relata o coordenador do Projeto Capital Empreendedor no Sebrae/SC, Roberto Tavares de Albuquerque.

Na edição de 2019, Santa Catarina foi o Estado que levou o maior número de empresas para o circuito de investimentos, etapa final do Programa, e diretamente contribuiu para o aporte de investimentos na ordem de R$ 5 milhões. Entre as principais atividades estão a preparação prática dos empreendedores sobre capital empreendedor, mentoria de negócios e mentoria comportamental e a rodada de negócios com investidores por meio do circuito de investimentos.

Na etapa inicial, de sensibilização, será lançado o projeto, que tem como público-alvo pequenos negócios inovadores do Estado, empresas de alto impacto e startups atendidas em programas do Sebrae/SC, como o Projeto Startup SC, Inovativa, Editais de Inovação e Projetos de Pré-Aceleração local. Durante o evento, investidores com atuação nacional orientarão os participantes sobre os temas relativos à capital de risco, compartilhando cases de empresas investidas e escritórios jurídicos especializados. As inscrições para o processo de avaliação e seleção das empresas para a capacitação também iniciarão nessa etapa.

Serão selecionadas 20 empresas que participarão de um workshop em que os investidores e mentores escolherão dez empresas que passam para a segunda fase, em que receberão uma mentoria de negócios e de comportamento. Essas dez empresas terão contato mais aproximado com os investidores e, a partir de então, serão selecionadas quatro empresas que participarão de um circuito de investidores em São Paulo, em novembro. “Essa mentoria comportamental é um diferencial do programa. Muitos empresários têm uma boa ideia e um bom negócio, mas nem sempre tem um perfil de liderança e capacidade de comunicação e realização que reforce a sua atuação”, comenta Albuquerque.

 

 

 

 

Por MB Comunicação

Imagem: Divulgação

About Mega Moveleiros

Avatar
Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top