Últimas
www.
Home / Notícias / Cursos / Projeto “Achei Montadoras” ensina profissão majoritariamente masculina para mulheres
Projeto “Achei Montadoras” ensina profissão majoritariamente masculina para mulheres

Projeto “Achei Montadoras” ensina profissão majoritariamente masculina para mulheres

Oferecido principalmente a refugiadas e público feminino de baixa renda, a ação ensina uma nova profissão a um grupo desamparado financeiramente

Integrando a ação de empreendedorismo de impacto social e inclusão social do Sebrae, o projeto “Achei Montadoras”, idealizado pela Achei Montador, empresa pioneira no e-commerce de montagem de móveis no Brasil, em parceria com o Leo Social e apoiado pelo Mulheres do Brasil, tem o objetivo de formar profissionais mulheres em um setor dominado por homens.

O curso impacta diretamente na inclusão de quem precisa de uma atividade que dê maior segurança financeira, tanto para as novas profissionais como para suas famílias. Segundo os dados da CONARE, o número de pessoas exiladas no país passou de 57 mil, em 2020. Para Kenia Malves, coordenadora de projetos sociais do Leo Social, o projeto veio como a possibilidade de uma oportunidade de trabalho para mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social. “O Achei Montadoras é muito mais do que capacitar uma mulher, é uma oportunidade de inclusão”, destaca.

O projeto é dividido em três partes: a primeira, iniciada em 12 de julho, contou com aulas oferecidas de forma remota pelo Sebrae para capacitação em gestão e empreendedorismo online. O conteúdo foi ministrado por meio do Sebrae Delas e disponibilizou atendimentos individuais.

O programa já avançou para a segunda etapa, que conta com a capacitação técnica presencial oferecida pela Escola da Marcenaria do Leo Social, na qual é ensinado às mulheres o processo completo de montagem de móveis. Ao final da capacitação, a participante tem a oportunidade de prestar seu serviço pelo e-commerce do Achei Montador, saindo com uma fonte de renda já garantida.

A primeira turma iniciou com 93 inscrições e tem previsão de encerramento em 4 de agosto. “Nós observamos que nossa plataforma só recebia profissionais homens para a função. Como trabalhamos dentro das casas das pessoas, muitas clientes pediam profissionais mulheres para fazer o serviço. Foi aí que pensamos na possibilidade de oferecer uma capacitação que permitisse que mulheres entrassem nesse mercado”, explica Geraldo Rigoni, CEO da Achei Montador.

Nos últimos anos, o número de mulheres em profissões tipicamente masculinas aumentou. Atividades como engenharia civil registraram crescimento no número de mulheres matriculadas na graduação e em exercício. Segundo o Confea, somente em 2017, a presença feminina no mercado de trabalho saltou 28,1% em comparação com o ano anterior.

————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Duratex é campeã do Prêmio Top Móbile pelo décimo sexto ano

————————————————————————————————————————————————————

“A mulher pode estar onde ela desejar. As mulheres sempre estiveram presentes na marcenaria, nós só estamos abrindo o caminho para que elas apareçam e mostrem o seu valor”, adiciona Kenia. Geraldo ainda completa: “é muito importante dar oportunidades para as mulheres em qualquer campo de atuação. O setor moveleiro necessita da força e cuidado delas para garantir uma excelente montagem das encomendas”.

Para saber mais informações sobre o projeto, acesse o site do Sebrae.

Sobre a Achei Montador

Fundada em 2009 e com sede na Av. Paulista em São Paulo, é pioneira no e-commerce de montagem de móveis e serviços no país, tem a Amazon, considerada uma das cinco grandes empresas de tecnologia mundial, como principal parceira, além de gigantes do varejo nacional. Destaca-se pelo pioneirismo e inovação, além de uma comunicação mais próxima com os contratantes e sua capacidade de se adaptar às necessidades do mercado. Desde o início do ano, agregou outros serviços à plataforma, como manutenção de ferragens e puxadores, instalação de eletrodomésticos e de suportes.  Conheça mais (clique aqui).

Sobre o Leo Social

Criado em 2006, o Leo Social é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) sem fins lucrativos que tem como missão promover a inclusão por meio do trabalho e moradia digna de forma sustentável. Pautado em três pilares – Capacitar, Conectar e Cuidar – o Leo Social capacita jovens adultos em marcenaria e empreendedorismo por meio da Escola da Marcenaria, além de realizar outros projetos como o Marcenaria do Bem e o Marcenaria Viva.

Sobre o SEBRAE Delas

Tem o objetivo de promover o empreendedorismo feminino, despertar o auto conhecimento, possibilitar o aumento de rede de contatos, aumentar a competitividade dos negócios liderados por mulheres e facilitar acesso a mercado e a crédito orientado. Conheça mais (clique aqui).

 

 

Por Oficina da Comunicação Integrada – Assessoria de comunicação da Achei Montador

Imagem: Divulgação

 

 

—————————————–

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br

About Mega Moveleiros

Avatar
Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top