Últimas

www.
Home / Notícias / Cursos / Programa social promove curso de marcenaria para catadores na capital paulista
Programa social promove curso de marcenaria para catadores na capital paulista

Programa social promove curso de marcenaria para catadores na capital paulista

Ação faz parte do Programa “Reciclar Para Capacitar” e já beneficiou mais de 2.300 pessoas desde o início do ano

O Ministério da Cidadania, através de Convênio firmado com a Prefeitura de São Paulo e a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana – AMLURB, realiza, desde segunda-feira (5), o curso de Princípios Básicos de Marcenaria para catadores e catadoras que tenham interesse em se qualificar na área. Alguns educandos fazem parte do grupo de vulnerabilidade social, em São Paulo. O objetivo principal do curso é capacitar os educandos para a recuperação dos materiais volumosos como sofás, cadeiras e mesas que são descartados pela população nos Ecopontos.

As aulas, ministradas pela Fundação Instituto de Administração (FIA), são realizadas na Unidade Produtiva José Bonifácio, em Itaquera. Ao todo, serão quatro turmas com 40 catadores qualificadas pelo programa, totalizando 160 profissionais em marcenaria. As turmas são formadas por catadores avulsos e catadores de cooperativas conveniadas com a AMLURB.

“É muito importante esse curso de marcenaria, principalmente por conta da inclusão social. Nós estamos em um período difícil, com muita gente desempregada, morando em albergues e necessitando de um encaminhamento, uma oportunidade. As aulas têm início às 8h, com um café da manhã, e, ao meio dia, é servido almoço aos educandos. A ideia do curso é capacitar os catadores e catadoras e aproveitar e recuperar o material que foi jogado fora”, explica Valdemir Xavier Duarte, consultor da FIA.

O instrutor do curso, Ede de Almeida Santos, esclarece que, além das aulas práticas, os educandos participam também de aulas teóricas. “O pessoal vai sair daqui entendendo como construir um móvel, todos os princípios da construção de um móvel, porque a gente não consegue restaurar aquilo que não conhece. Nós vamos pegar toda a estrutura do móvel, ensinar como se constrói – ferragem, alinhamento, plainas, entre outras coisas -, para que eles possam aprender como restaurar um móvel”.

Também instrutor de marcenaria, Israel Meneses foi aluno nos outros dois cursos oferecidos pelo Programa “Reciclar Para Capacitar”. “Será um enorme prazer desenvolver projetos de design sustentável, com materiais de reúso, nesse espaço bacana, onde iremos restaurar móveis para uma classe social de poucos privilégios. Estamos aqui para proporcionar capacitação na área de Ecodesign e marcenaria sustentável”.

Além do curso de marcenaria, o Programa “Reciclar Para Capacitar” já formou, desde o início do ano, 70 pessoas em Gestão de Cooperativas – outras 50 serão formadas ainda esse ano – e mais 2.187 profissionais no curso de Formação Básica para Catadores de Materiais Recicláveis, que dá orientações sobre cuidados e maneiras de como recolher corretamente os resíduos.

De aluno a instrutor

Israel Meneses, 43, é catador desde os seis anos e é um dos instrutores do curso de Princípios Básicos de Marcenaria. Morador da Cidade Tiradentes há 20 anos, é formado como agente socioambiental urbano.

“Desenvolvo alguns processos de capacitação. Trabalhei no estado do Rio de Janeiro no ano passado, bem no inicio de quando o exército foi para as favelas, tentando amenizar um pouco essa questão de movimento de guerra, trabalhando com dinâmicas, com desenvolvimento de cultura de paz”, conta.

Israel participou dos cursos de Formação Básica para Catadores e Gestão de Cooperativas. Hoje, ele é instrutor, ao lado do Ede de Almeida Santos, no curso de marcenaria e ajudará os educandos a restaurar móveis, descartados nos Ecopontos da capital paulista.

“Eu voltei para São Paulo em julho do ano passado e, neste um ano, conheci uma amiga e ela me indicou o Programa “Reciclar Para Capacitar”, que me ajudaria a desenvolver melhor alguns trabalhos junto aos catadores. Entrei nesse processo, fui contemplado, consegui fazer o curso e receber meu certificado. Em seguida, teve a segunda etapa na área de Gestão de Cooperativas. E agora, nesse último curso (marcenaria), que eu seria aluno, eu tive o privilégio de ser chamado para desenvolver oficinas na minha área, o Ecodesign.”

Para ele, ser instrutor “é como se fosse um sonho. A realização de um sonho que venho me preparando desde moleque. Ainda não caiu a ficha! E eu tenho enorme gratidão por tudo que tem acontecido na minha vida”, finaliza.

Serviço:

Programa Reciclar Para Capacitar

Curso de Princípios Básicos de Marcenaria

Local: Unidade Produtiva José Bonifácio (Rua Major Vitorino de Souza Rocha, s/n – Itaquera)

Horário das aulas: 8h às 16h

Site: reciclarparacapacitar.prefeitura.sp.gov.br

 

 

 

 

Por Juliana Franco

Imagem: Divulgação

About Mega Moveleiros

Avatar
Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top