Últimas

www.
Home / Notícias / Empresas / Produção de móveis no RS tem início de ano positivo
Produção de móveis no RS tem início de ano positivo

Produção de móveis no RS tem início de ano positivo

Em janeiro, foram produzidas 7,1 milhões de peças, alta de 5,1% em relação a dezembro de 2018

O relatório ‘Conjuntura e comércio externo do setor de móveis no Brasil’ de março de 2019, produzido pelo IEMI – Inteligência de Mercado e encomendado pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), mostra que a produção de móveis no Rio Grande do Sul foi de 7,1 milhões de peças no mês de janeiro, alta de 5,1% em relação a dezembro de 2018.

Na comparação com janeiro de 2018, a produção industrial no Estado cresceu 15,0% e no acumulado dos últimos doze meses a variação ficou positiva em 5,8%, de acordo com números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Exportações

Em fevereiro de 2019, as exportações no Rio Grande do Sul cresceram 36,1%, somando US$ 14,7 milhões, gerando um saldo positivo da balança comercial de US$ 14,2 milhões.

Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná são os estados exportadores de móveis responsáveis por 85,1% dos valores em fevereiro de 2019. São Paulo representou 11,3% dos valores exportados.

Analisando os países de destino das exportações de móveis do Rio Grande do Sul no mês de fevereiro, os Estados Unidos ficaram em primeiro lugar com 17,7% dos valores, seguido pelo Reino Unido com 16,6% e pelo Uruguai com 14,9%. Destaque também para o crescimento de 254,7% da Colômbia na passagem de janeiro para fevereiro de 2019.

Consumo aparente

O consumo aparente de móveis no Rio Grande do Sul em janeiro de 2019 registrou volume de 6,5 milhões de peças, alta de 5,9% em relação ao mês anterior. Já no comparativo com janeiro de 2018 houve crescimento de 16,2%.

Para o presidente interino da Movergs, Rogério Francio, a expectativa para 2019 é muito positiva, apesar dos reflexos de uma crise que se estendeu por quase cinco anos ainda serem sentidos. “Apesar dos números positivos de janeiro e fevereiro, o ano iniciou acanhado, mas tenho certeza que o ano será brilhante, as oportunidades são gigantescas”, enfatiza.

 

 

Por Rosângela Longhi | Adriana Silva Comunicação & Conteúdo

Imagem: Divulgação

About Mega Moveleiros

Avatar
Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top