Últimas

www.
Home / Notícias / Empresas / Presidente do Sistema Fiep participa de lançamento da Agenda Legislativa da Indústria
Presidente do Sistema Fiep participa de lançamento da Agenda Legislativa da Indústria

Presidente do Sistema Fiep participa de lançamento da Agenda Legislativa da Indústria

Publicação editada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio das federações estaduais, foi apresentada nesta terça (2) aos parlamentares em sessão solene no Congresso Nacional

O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, participou nesta terça-feira (2), em Brasília, do lançamento da Agenda Legislativa da Indústria 2019. A publicação, que enumera os projetos prioritários para o setor que tramitam no Congresso Nacional, foi apresentada aos parlamentares pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), durante sessão solene conjunta realizada no plenário da Câmara dos Deputados.

Ao todo, a Agenda Legislativa deste ano reúne 123 propostas em discussão no Poder Legislativo, consideradas estratégicas pela indústria brasileira. Entre elas, 14 propostas foram listadas na “Pauta Mínima”, o conjunto de temas urgentes e de maior impacto sobre o ambiente de negócios brasileiro.

Campagnolo destacou que a prioridade número um, como ficou claro durante a solenidade de lançamento, é a aprovação da Reforma da Previdência. “Equilibrar as contas públicas é uma necessidade, e para isso é fundamental a aprovação da reforma. Ela se refletirá em aumento da confiança dos investidores na economia brasileira e abrirá espaço para a adoção de outras medidas que melhorem o ambiente de negócios do país”, disse. “O fato de o lançamento da Agenda, pela primeira vez na história, acontecer dentro do Congresso mostra que os parlamentares reconhecem a importância da indústria para o país e estão dispostos a discutir os grandes desafios que precisamos superar para retomar o rumo do desenvolvimento”, completou o presidente do Sistema Fiep.

Prioridades – Em seu pronunciamento, o presidente da CNI em exercício, Paulo Afonso Ferreira, afirmou que, ao gerar confiança na sustentabilidade das contas públicas brasileiras, a reforma do sistema previdenciário será uma fonte importante de expansão da economia ao reforçar fatores que contribuirão, também, para taxas de juros mais baixas. “O nosso sistema previdenciário é inviável do ponto de vista financeiro, injusto do ponto de vista social e desalinhado com o extraordinário crescimento da expectativa de vida da população. Só a mudança das regras vai garantir o pagamento dos benefícios a milhões de aposentados no futuro”, ressaltou.

Ferreira também colocou como prioridade a realização de uma Reforma Tributária. Além disso, a Agenda Legislativa aponta várias iniciativas que merecem ser priorizadas pelo Congresso Nacional. Entre elas estão propostas que tratam de temas como direitos e garantias do contribuinte; compensação entre créditos tributários e previdenciários; regulamentação de normas de segurança e saúde no trabalho; exigência de dupla visita nas fiscalizações de trabalho; licenciamento ambiental; e concessões de geração e distribuição de energia elétrica.

Segundo o presidente da CNI, é fundamental uma ação coordenada do Executivo, do Congresso e da sociedade para aprovar as reformas que garantam o crescimento da economia. “Precisamos nos unir e trabalhar com método, cooperação, negociação e articulação, para fazer os ajustes necessários para que o ‘transatlântico Brasil’ alcance o porto seguro de uma economia capaz de gerar empregos e oportunidades para todos”, disse o presidente.

Parlamentares – Esta foi a primeira vez, desde sua criação, em 1996, que a Agenda da CNI foi lançada no Congresso Nacional. Vários parlamentares participaram na cerimônia, entre eles os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e os autores do requerimento de convocação a sessão solene, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e deputado federal Efraim Filho (DEM-PB). O evento contou ainda com as presenças de presidentes de associações setoriais e presidentes de Federações das Indústrias, que ajudaram a elaborar a Agenda Legislativa da Indústria.

Davi Alcolumbre afirmou que a Agenda Legislativa da Indústria busca apontar para o Congresso Nacional, para os demais órgãos e entidades do poder público e para a sociedade civil as principais proposições que promovem a competitividade das empresas. “A agenda sinaliza de maneira objetiva para o Congresso Nacional e para o Brasil o que é importante para a indústria nacional, tornando mais claro o debate das proposições que aqui tramitam e as reivindicações desse pujante setor da nossa economia”, disse, acrescentando que o “Parlamento não pode se dissociar desse setor importantíssimo para o Brasil”.

Rodrigo Pacheco disse que realizou o requerimento da sessão solene para permitir que a Agenda Legislativa da Indústria fosse lançada em ambiente próprio de debate, que é o Congresso Nacional. Ele ressaltou que o compromisso dos parlamentares é de debater os temas apresentados pela indústria brasileira. “É simbólico fazer este lançamento aqui, no palco onde essas transformações ocorrerão”, disse Pacheco. Ele destacou a importância de se debater a reforma da Previdência e de outros temas importantes para o Brasil.

Efraim Filho, por sua vez, disse que é necessário dar resposta aos problemas que o Brasil enfrenta. O deputado enfatizou que o Congresso Nacional tem o poder de colocar diversos atores à mesa – Executivo, Legislativo e Judiciário – para discutir e encaminhar soluções para as demandas da sociedade brasileira. O parlamentar afirmou que “Legislativo e indústria caminham juntos” e enfatizou a importância de se aprovar não apenas a reforma da Previdência, mas também a tributária.

Lançamento da Agenda Legislativa 2019. Exposição de ações do SESI e do SENAI no Salão Negro do Congresso. Brasília (DF) 02.04.2019

 

 

 

 

Por Assessoria de Imprensa Sistema Fiep

Imagens: Miguel Angelo / José Paulo Lacerda

About Mega Moveleiros

Avatar
Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top