Últimas

www.
Home / Notícias / Economia / Polo moveleiro de Bento Gonçalves registra queda no nível de empregos
Polo moveleiro de Bento Gonçalves registra queda no nível de empregos

Polo moveleiro de Bento Gonçalves registra queda no nível de empregos

 

O setor foi um dos mais impactados pela crise brasileira, que resultou num fechamento de 753 postos de trabalho em 2016

 

A indústria moveleira de Bento Gonçalves encerrou o ano de 2016 com 6.441 empregos diretos, o que representa um fechamento de 753 postos de trabalho de janeiro a dezembro.  O nível de emprego é o menor em quase 10 anos, sendo superior somente ao saldo do ano de 2006, quando a indústria tinha aproximadamente 6,2 mil empregos.

Desde o início de 2014, a indústria de móveis de Bento Gonçalves perdeu mais de 2500 empregos diretos. No Brasil, o saldo de 2016 foi de 241.890 empregos diretos (queda de 17.688 postos de trabalho) e no RS o saldo de 2016 foi de 36.089 (queda de 2.689 postos de trabalho) empregos diretos.

O presidente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), Edson Pelicioli, destaca que essa é uma crise econômica e financeira sem precedentes, que afeta todos os níveis da indústria. O setor é um dos mais impactados pela crise brasileira. Entretanto, segundo ele, em 2017 espera-se uma diminuição do ritmo de queda da atividade econômica e renda no Brasil, e até mesmo uma lenta recuperação a partir do segundo semestre. “Enfrentamos ainda um cenário adverso de forte competição mundial. É essencial, mais do que nunca, o engajamento máximo do setor para manter o polo moveleiro de Bento Gonçalves em sua posição de destaque nacional”, pontua.

Atualmente, o polo moveleiro de Bento Gonçalves representa 31% da indústria moveleira do Rio Grande do Sul e tem uma participação de 45% no faturamento da indústria do município. São aproximadamente 300 indústrias. O planejamento do Sindmóveis para o próximo biênio prevê fortes investimentos na busca e consolidação de novos destinos para a produção moveleira local. Os Estados Unidos, por exemplo, são vistos como um mercado promissor para os móveis do polo moveleiro.

 

 

Por Ana Carolina Azevedo | Sindmóveis Bento Gonçalves

Foto: Mega Moveleiros | Sol Andreassa

 

 

About Mega Moveleiros

Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top