Últimas
www.
Home / Notícias / Arquitetura / Piso claro ou escuro? Saiba quando especificá-los nos ambientes
Piso claro ou escuro? Saiba quando especificá-los nos ambientes

Piso claro ou escuro? Saiba quando especificá-los nos ambientes

Arquiteta Karina Korn aborda a importância do tom do revestimento no resultado do projeto e explica qual pode ser mais adequado para cada cômodo de um lar

O living assinado pela arquiteta Karina Korn recebeu cores mais sóbrias em sua composição, sendo assim, o piso, que segue uma nuance de bege, foi escolhido para manter essa atmosfera mais clean | Foto: Eduardo Pozella

Se engana quem pensa que a cor do piso não interfere na composição do décor como um todo. Esse é um dos passos mais importantes durante a execução ou reforma de um espaço e há quem diga que esse é um passo tão relevante quanto definir as cores das paredes. Ao apostar na tonalidade certa para o revestimento, além do resultado estético, também é possível transmitir algumas sensações específicas. Por exemplo, se os moradores desejam uma atmosfera mais clean, é fundamental optar por cores mais claras, que refletem tranquilidade.

De acordo com a arquiteta Karina Korn, à frente do escritório Karina Korn Arquitetura, é de suma relevância que as tonalidades do piso sejam discutidas com os proprietários durante o processo da decoração de interiores, evitando problemas futuros. “Considerando que estamos nos referindo ao acabamento das maiores superfícies de um lar, o revestimento do piso precisa ir de encontro com o estilo de décor escolhido”, explica. Para ajudar na hora da escolha, a profissional separou dicas e inspirações. Confira a seguir!

Piso claro ou escuro? Qual usar?

Para começar, é valioso destacar dois pontos: em linhas gerais, tons claros contribuem para a percepção de espaços maiores, enquanto os escuros passam a impressão de que o ambiente é menor.

Como já dito, o piso claro, além de conferir amplitude, colabora para a criação de uma atmosfera plácida e elegante, além de contribuir para um cômodo mais arejado, principalmente quando empregado em todo o perímetro. “Sem contar a sua discrição, que nos permite evidenciar os demais elementos decorativos”, conta Karina Korn. Nesse caso, é possível ousar na escolha das cortinas e almofadas, bem como móveis e acessórios. Essa decisão igualmente possibilita o emprego de tons mais vibrantes nas paredes. “Para quem tem em casa crianças e pets, o piso claro é uma alternativa mais assertiva, uma vez que arranhões, sujeiras ou manchas deixarão apenas sinais sutis, ao contrário do escuro”, sugere a arquiteta.

Ao projetar esta sala de jantar, a profissional investiu no piso de madeira em uma nuance mais clara. No equilíbrio, os móveis instalados receberam cores mais escuras, como o aparador e 10 posições de cadeiras | Foto: Eduardo Pozella

Já os revestimentos escuros, sobretudo os de madeira trabalhada ou porcelanato e cerâmica em degradês mais próximos ao marrom, são perfeitos para quem gosta de um décor com estilo contemporâneo. Ao contrário da madeira, o piso preto é difícil de limpar e a tendência é que os moradores enjoem rápido, então, o ideal é que integrem apenas um ambiente e não a casa inteira. “Se o intuito é criar uma atmosfera mais clássica, eu recomendo pisos laminados”, explica a arquiteta.

————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Experiência do cliente será fator determinante para o sucesso na Black Friday 2021

————————————————————————————————————————————————————

Nesta cozinha, o revestimento preto criou um contraste agradável com a marcenaria escolhida e também com o ladrilho hidráulico colorido e vibrante presente nas paredes | Foto: Eduardo Pozella

No home theater, a madeira foi escolhida como revestimento. Para não ficar um ambiente totalmente escuro, o branco foi adicionado nas paredes, assim como na marcenaria que dá suporte à televisão e ao espaço do home office | Foto: Eduardo Pozella

Sobre Karina Korn

O amor desde criança por arquitetura e decoração levou Karina Korn a uma jornada de mais de 26 anos dando forma a residências, lojas, consultórios e restaurantes – tanto no Brasil como fora do país. Seus projetos vão desde a construção de casas completas, passando por arquitetura de interiores de apartamentos e casas, até a reforma de clínicas, hospitais, lojas e restaurantes, entre outros. Karina é movida a desafios e encara todos eles com muito carinho, garra e sensibilidade.

Funcionalidade, elegância, bom funcionamento e praticidade são os pilares de suas criações que priorizam ainda o conforto e o bem-estar. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Karina também se especializou em decoração e design gráfico pela Escola Panamericana de Artes, e está finalizando uma pós-graduação em arquitetura hospitalar, área que é sua verdadeira paixão. Conta com uma equipe multidisciplinar para atender com muita dedicação cada desejo dos clientes.

Em seu vasto currículo de mostras de decoração, há participações em CasaCor, CAD Brasil, Artefacto, Favorita, Ravioli Casa, Expo Revestir, D&D, entre outras. Além disso, tem trabalhos publicados nos principais veículos do segmento e diversos prêmios de projeto, produto e iluminação. Karina está sempre em busca de ajudar, por isso as ações sociais marcam presença constantemente em seu escritório. Participou de inúmeras edições da Casa da Criança, Decor Social e DA do Bem, ajudando a trazer qualidade de vida e moradia a crianças, adolescentes e pessoas de baixa renda.

karinakorn@karinakorn.com.br

www.karinakorn.com.br

@karinakornarquitetura

 

 

Por Glaucia Ferreira

 

 

—————————————–

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br

About Mega Moveleiros

Avatar
Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top