Últimas

www.
Home / Notícias / Economia / Perspectiva de emprego piora em maio com incerteza política, aponta FGV
Perspectiva de emprego piora em maio com incerteza política, aponta FGV

Perspectiva de emprego piora em maio com incerteza política, aponta FGV

Indicador que antecipa os rumos do mercado de trabalho no Brasil caiu 1,2 ponto no mês passado, após três altas e um mês de estabilidade

 

O mercado de trabalho brasileiro em maio aponta perda da confiança sobre a economia dado o aumento da incerteza política, com a queda do Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) segundo dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta terça-feira (6).

O IAEmp, que antecipa os rumos do mercado de trabalho no Brasil, registrou queda de 1,2 ponto no mês passado e foi a 99,3 pontos, após três altas e um mês de estabilidade este ano.

“O recuo do IAEmp pode refletir alguma perda de confiança quanto à recuperação da economia brasileira ao longo dos próximos meses devido ao aumento da incerteza (principalmente política)”, disse o economista da FGV/IBRE Fernando de Holanda Barbosa Filho.

A FGV destaca, porém, que dado os números positivos no início do ano, o resultado negativo para maio ainda não reverte a tendência de melhora gradual das condições do mercado de trabaho.

A leitura do IAEmp teve como destaque em maio a queda dos indicadores que medem o grau de satisfação com a situação dos negócios no momento atual e o otimismo para os próximos seis meses, com quedas respectivamente de 4,3 e 3,6 pontos.

Percepção das famílias

Já o Indicador Coincidente de Emprego (ICD), que capta a percepção das famílias sobre o mercado de trabalho, teve queda de 0,1 ponto em relação a abril e chegou a 97,3 pontos.

No ICD, o indicador de percepção de facilidade de se conseguir emprego recuou 2,5 pontos para o grupo de consumidores que tem renda mensal familiar entre 4,8 mil e 9,6 mil reais.

No trimestre encerrado em abril, a taxa de desemprego no Brasil recuou pela primeira vez em quase dois anos e meio, para 13,6 por cento, de acordo com dados do IBGE divulgados na semana passada. Essa tendência, porém, pode ser afetada pelas incertezas políticas, que diminuem a confiança na economia e podem dificultar a retomada do crescimento.

Por Reuters, G1

Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino

About Mega Moveleiros

Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top