Últimas

www.
Home / Notícias / Empresas / Parceria entre MRV e Ong Mulher em Construção forma mais 40 mulheres
Parceria entre MRV e Ong Mulher em Construção forma mais 40 mulheres

Parceria entre MRV e Ong Mulher em Construção forma mais 40 mulheres

Já são mais de 100 mulheres impactadas pelo projeto que fez da igualdade de gênero um novo modelo de negócio

Há um ano a parceria entre a MRV Engenharia e a Ong Mulher em Construção vem somando forças para introduzir mulheres no mercado da construção civil. O desafio é grande, visto que o setor continua sendo predominantemente masculino. Para isso, as alunas passam por uma série de oficinas focadas em serviços como pintura predial e de ceramista, sendo inseridas no dia a dia e nos canteiros de obra da empresa, através do Instituto MRV.

No dia 22 de março mais uma turma deve completar esse ciclo, serão cerca de 40 alunas de Porto Alegre, Canoas e São Leopoldo se formando e conquistando uma nova profissão no mercado da construção civil. A formatura acontece no Porto Canoas, em Canoas, às 14h.

Equidade de gênero como diferencial econômico

A equidade de gênero não é mais uma necessidade social, é, inclusive, um diferencial de mercado. O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), que avalia o desempenho das 150 empresas com ações mais negociadas na Bovespa, indica que, para que um negócio tenha suas ações no ISE, ele precisa atender dimensões e critérios.

Um desses eixos envolve a efetivação da agenda de direitos humanos nas empresas, dando efetividade a compromissos como o trabalho decente, a diversidade e a equidade. Assim, a empresa ganha destaque no índice, tornando-se ainda mais atrativa para investidores ao redor do mundo que buscam negócios socialmente responsáveis, sustentáveis e rentáveis.

Além disso, políticas que provem a igualdade de gênero estão relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda criada pela ONU em 2015 para estimular a adoção de práticas sustentáveis no setor empresarial. Entre elas o ODS 4 – Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, ODS 5 – Igualdade de gênero (alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas), ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico (promover o crescimento sustentável econômico inclusivo e sustentável emprego), ODS 10 – Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles, e ODS 17 – Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Por essas razões a parceria entre MRV e a Ong Mulher em Construção vem estabelecendo uma nova relação de negócio, que gera não só desenvolvimento social, mas desenvolvimento econômico e financeiro. Desde o início do projeto já foram cerca de 100 mulheres formadas em cursos de pintura predial e de ceramista, mulheres essas que têm a oportunidade de trabalhar em canteiros de obra da MRV e, além de se desenvolver pessoal e profissionalmente, podem gerar renda para suas famílias.

Dilene, 38 anos, entrou no curso em setembro de 2018. Antes trabalhava na área da saúde e foi desenvolvendo um quadro de depressão devido às demandas da profissão. Foi através da parceria entre MRV e a Ong Mulher em Construção que viu a possibilidade de traçar novos caminhos.

Hoje, Dilene trabalha na obra Porto Veríssimo, no Bairro Humaitá, em Porto Alegre e busca se capacitar cada vez mais na área da construção civil. “Consigo gerar uma boa renda para minha família e ainda sou motivo de orgulho para meus filhos”, diz emocionada. Ainda que sofra preconceito de diversas pessoas por entenderem que obra não é lugar de mulher, ela garante que seu trabalho árduo e dedicação vem quebrando esses estereótipos.

Fontes:

  • Thaís de Morais Souza – Especialista em Sustentabilidade da MRV
  • Bia Kern – ONG Mulher em Construção
  • Dilene Alves da Chaga

 

 

 

 

Por Fatto Comunicação – Mariana da Rosa

Imagem: Divulgação

About Mega Moveleiros

Avatar
Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top