Últimas

www.
Home / Notícias / Empresas / Parceria capacita 34 ex-moradores de rua em paisagismo sustentável
Parceria capacita 34 ex-moradores de rua em paisagismo sustentável

Parceria capacita 34 ex-moradores de rua em paisagismo sustentável

Proposta evidencia o reaproveitamento de resíduos descartados por outros ambientes da Mostra

A Mostra+Sustentável, em parceria com a Licuri Paisagismo e o projeto “Mão Amiga”, da Prefeitura Municipal de Campinas, promoveu ontem (8), a entrega dos certificados para 34 ex-moradores de rua que participaram da Oficina de Capacitação em Construção e Paisagismo Sustentáveis.

A Praça dos Pelados, espaço que integra um dos 40 ambientes da Mostra+Sustentável 2018, no Serviço de Saúde Cândido Ferreira, em Campinas, foi revitalizado com o talento de ex-moradores de rua assistidos pelo Projeto Mão Amiga, da Prefeitura de Campinas. Sob a direção do paisagista que assina o espaço, André Graziano, a capacitação envolveu temas como a reciclagem de entulho, técnicas de construção, jardinagem, escolha de vegetação e informações técnicas para a aplicação do projeto.

Antes e depois do ambiente Praça dos Pelados

“Absorvemos o entulho de todos os outros ambientes e conseguimos construir um ambiente muito divertido. A proposta, além de evidenciar o reaproveitamento dos resíduos descartados, também contemplou a preocupação de reter águas pluviais, como uma espécie de piscinão. Também nos preocupamos em trabalhar com plantas mais resistentes e autossuficientes, diminuindo a necessidade de irrigação. Elas foram aplicadas sobre o entulho, nas paredes e no chão do espaço”, explicou Graziano.

Vegetação resistente requer menos irrigação

A capacitação teve início em 25 de junho, com duração total de 80 horas cumpridas em dias alternados. O trabalho foi desenvolvido com apoio de voluntários especializados em obras sustentáveis. O ambiente Praça dos Pelados poderá ser visitado durante a segunda edição da Mostra+Sustentável entre os dias 29 de agosto e 7 de outubro, às quartas, quintas e sextas, das 15h às 21h; sábados, domingos e feriados das 14h às 21h.

Sobre a Mostra+Sustentável

Evento de arquitetura e paisagismo, arte e design de interiores, que atua desde 2017 executando uma transformação social positiva, reunindo diferentes atores da sociedade civil, poder público e iniciativa privada, visando a revitalização de uma instituição de benemerência com reconhecida atuação e gestão. Em sua primeira edição, o projeto selecionou o Lar dos Velhinhos de Campinas e, em 2018, revitalizará o edifício do Serviço De Saúde Dr. Cândido Ferreira. O projeto também realiza ativações inclusivas, culturais, gastronômicas e educacionais, paralelas à exposição.

 

 

 

Por Juliano Amorim

Imagens: Mostra+Sustentável

About Mega Moveleiros

Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top