Últimas

www.
Home / Notícias / Arquitetura / Para sair do básico: projetos da RAP Arquitetura que são verdadeiras lições de estilo
Para sair do básico: projetos da RAP Arquitetura que são verdadeiras lições de estilo

Para sair do básico: projetos da RAP Arquitetura que são verdadeiras lições de estilo

A arquiteta Alessandra Riera e a designer de interiores Ana Veirano propõem soluções criativas para transformar ambientes da casa

Às vezes, tudo que queremos é dar novas caras à residência. Mas como? É difícil descobrir onde inovar – por isso, arquiteta Alessandra Viera e a designer de interiores Ana Veirano, da RAP Arquitetura, selecionaram elementos criativos de seus projetos que cumprem esse papel. O segredo, de acordo com elas, é ousar mais, procurando por referências e fazendo acontecer. Confira as sugestões:

1. Marcenaria diferenciada

viewimage-2

Aqui, o truque é da marcenaria. A intenção era viabilizar a integração dos dois ambientes, a sala de TV e o estar, em uma integração real. “Vemos muitas vezes a porta de correr, mais batida, onde você divide o vão ao meio e fica sempre com o elemento no meio do caminho. Não queríamos isso, mas sim a possibilidade de abertura total”, explicou Ana Veirano.

A porta é de madeira laqueada com guias especiais, um mecanismo especial de abertura para que pudesse ser totalmente recolhida. A sacada foi o tipo de corrediça e dobradiça que as profissionais escolheram para viabilizar a integração.

2. Cuba Escultural

viewimage-3

Como deixar um lavabo fantástico? Nesse apartamento, o primeiro passo foi apostar na combinação moderna do cinza com o painel de madeira. Mas a estrela do ambiente é um único elemento: montada em mármore calacata, a cuba faz papel escultórico. Acompanhada de uma torneira de piso, lembra um bloco de mármore, valorizando a beleza da pedra natural.

3. Banheira freestanding

viewimage-4

 

Inspire-se também nas tendências. A banheira freestanding é uma delas, aliando a função com formatos e tons que as tornam também belos elementos decorativos. “As três foram esculturas escolhidas à dedo para dar um charme aos locais”, conta Ana. Uma de frente para o mar, outra no meio do ambiente, a terceira em preto, criando salas de banho com três perfis diferentes e designs únicos.

4. Luminária com lâmpada aparente

viewimage-5

A iluminação é um dos elementos mais importantes da decoração, cumprindo papel de criadora de cenários no espaço. Para acompanhar uma mesa de jantar, a RAP Arquitetura optou por pendentes de design nacional com uma característica particular – a transparência. Através deles, é possível ver o bulbo da lâmpada incandescente.

Agrupados, não pesam no ambiente – são lindos, leves e translúcidos. Além disso, permitem que a tela exibida na parede do aparador seja vista, em uma composição estética e funcional.

5. Cozinha colorida

viewimage-6

 

 

Cores trazem personalidade e tendência à cozinha. “Há algumas décadas as cozinhas eram muito coloridas”, conta Ana. Após o boom de azulejos coloridos, a tendência passou a ser cozinhas brancas e pretas. Porém, o hábito de cozinhar e receber os amigos nesse espaço, tendo a gastronomia como hobby, é cada vez maior – assim como a necessidade de trazer diversão ao ambiente, que se tornou integrada e gourmet. O ato de cozinhar transcende – principalmente em um espaço bem desenhado, com eletrodomésticos e marcenaria repleta de cor!

6. Varanda com balanço

viewimage-7

A varanda, estreita e com várias plantas no entorno, precisava de elementos funcionais que fizessem dela um espaço agradável para os moradores passarem o tempo.

A solução foi colocar um balanço da Tidelli, feito de corda náutica, no lugar de uma poltrona convencional para leitura, aproveitando o espaço. Assim, ele se tornou um cantinho onde todos adoram sentar, repleto de conforto e funcionalidade, com um design leve e charmoso.

7. Lambri no lavabo

viewimage-8

 

Na parede do lavabo, os lambris quebram o hábito do uso frequente da cerâmica ou da meia parede pintada. Avanços de tecnologia permitem que eles sejam usados nos banheiros, com materiais resistentes à umidade, desde que não sejam expostos a vapor intenso. Assim, o material esquenta o ambiente e quebra a seriedade com um toque gostoso do passado.

8. Piso de pastilha divertido

viewimage-9

Resgatar o passado é um recurso engenhoso para renovar a casa. As pastilhas hexagonais no piso deste banheiro é uma releitura dos pisos antigos de pastilha sextavada, charmosos. A base branca foi paginada junto com pastilhas pretas em um projeto personalizado que alia contemporâneo e retrô.

 

RAP Arquitetura e Interiores
Alê Riera, arquiteta, e Ana Veirano, designer de interiores

http://www.raparquitetura.com.br
rap@raparquitetura.com.br
(11) 2308-3988
(11) 2308-2988
(21) 2240-7938

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1685
CJ 2D – Jd. Paulistano
São Paulo – SP – 01452-001

Av. Marechal Câmara, 160
Sala 1811 – Centro
Rio de Janeiro RJ – 20020-907

 

Por Débora Fernandes

Imagens: Evelyn Müller / MCA Estúdio / Júlia Ribeiro

About Mega Moveleiros

Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top