Últimas

www.
Home / Notícias / Empresas / Os desafios da logística reversa para o e-commerce na Black Friday
Os desafios da logística reversa para o e-commerce na Black Friday

Os desafios da logística reversa para o e-commerce na Black Friday

Processo de trocas e devoluções está entre as principais preocupações de clientes na hora da compra online

O final do ano está aí e, junto com ele, datas importantes para o varejo, como a Black Friday. Especificamente, falando de e-commerce, é nesta época que fica evidente um dos principais entraves para o setor, a logística reversa.

Para se ter uma ideia do impacto deste processo nos negócios, ele passou a ser um ponto decisivo na hora do consumidor fechar a sua compra. Segundo pesquisa do Conselho de Logística Reversa Brasileira, mais de 75% dos clientes pesquisam os detalhes de como ela poderá ser realizada, no caso de uma devolução ou troca de produto, para concluir o seu pedido.

Alguns segmentos mais específicos, como vestuário, calçados e eletrônicos, são os que mais tendem a receber pedidos de troca. Por isso, os compradores mais acostumados a utilizar esse tipo de serviço, pesquisam sobre o processo de troca antes mesmo de fechar a compra.

Com o crescimento do comércio eletrônico no país – em 2017, houve um aumento de 12%, em relação ao ano anterior – outros dados comprovam a importância da logística reversa para o e-commerce no Brasil. Ainda de acordo com o Conselho de Logística Reversa Brasileiro, 10% dos itens comprados online retornam para as lojas, seja por troca ou devolução do produto, e 27% dos consumidores pagariam a mais se o transporte de logística fosse incluído.

A logística reversa passa a ser não apenas uma questão operacional, mas um fator decisivo, tanto para a compra, como para a experiência do cliente, podendo influenciar na sua decisão em continuar ou deixar de consumir produtos daquela marca.

Diante desse cenário desafiador, a tecnologia tem papel fundamental para ajudar na gestão de um e-commerce. A TOTVS possui uma plataforma voltada para o setor, com uma estrutura robusta e de alto desempenho. Ela possibilita a integração de soluções de gestão, oferecendo módulos que vão ajudar no desenvolvimento dos negócios.

“Com a rápida transformação digital, a jornada de compra muda a cada dia. Os clientes estão mais exigentes e esperam uma experiência positiva do início ao fim do processo. Por isso, a TOTVS oferece apoio e soluções específicas para que as empresas consigam lidar com essas mudanças e melhorarem sua presença digital. Quem não fizer isso, pode colocar em xeque a confiança em sua marca”, conclui Maurício Trezub, diretor de e-commerce da TOTVS.

Sobre a TOTVS

Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com aproximadamente 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 20ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.

 

 

 

Por Natália Baggio

Imagem: Freepik

About Mega Moveleiros

Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top