Últimas

www.
Home / Fiscal e Tributário / Não incidência de ICMS no deslocamento interestadual de bens entre estabelecimentos do mesmo contribuinte
Não incidência de ICMS no deslocamento interestadual de bens entre estabelecimentos do mesmo contribuinte

Não incidência de ICMS no deslocamento interestadual de bens entre estabelecimentos do mesmo contribuinte

O Supremo Tribunal Federal – STF, em sessão virtual para julgamento do Tema nº. 1.099 da Repercussão Geral, decidiu por consolidar a jurisprudência daquela corte e fixou a seguinte tese: “Não incide ICMS no deslocamento de bens de um estabelecimento para outro do mesmo contribuinte localizados em estados distintos, visto não haver a transferência da titularidade ou a realização de ato de mercancia”.

Muito embora não se trate de uma decisão inovadora por parte do Judiciário, a resolução da questão em sede de Repercussão Geral pelo STF dirime completamente as dúvidas remanescentes sobre a matéria, e serve como precedente jurisprudencial, de observância obrigatória, para a decisão de demandas judiciais ainda pendentes de julgamento que discutam as cobranças promovidas por aqueles estados da federação que persistem em exigir o ICMS na transferência interestadual de bens entre estabelecimentos do mesmo titular.

Dessa maneira, as empresas que atualmente permanecem sofrendo a exigência do ICMS no deslocamento de bens entre seus estabelecimentos situados em diferentes estados, ou que, nos últimos 5 anos, tenham recolhido o tributo estadual nessas situações, devem demandar o Judiciário para, conforme o caso, requerer o afastamento da exigibilidade da cobrança e/ou pleitear o ressarcimento das quantias indevidamente pagas dentro do período prescricional aplicável.

O escritório Kras Borges e Duarte Advogados, em cooperação com a entidade, fica à disposição para esclarecimentos adicionais.

 

 

 

Veículo: MOVERGS

Imagem: Rawpixel.com

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824 ou entre em contato pelo (41) 3235.5015

About Mega Moveleiros

Avatar
Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top