Últimas
www.
Home / decoração / MDP Eucatex: novo olhar para o varejo de móveis através da biofilia e da sustentabilidade
MDP Eucatex: novo olhar para o varejo de móveis através da biofilia e da sustentabilidade

MDP Eucatex: novo olhar para o varejo de móveis através da biofilia e da sustentabilidade

Com quase 70 anos de história, a Eucatex se consolidou como uma empresa que proporciona produtos de alta qualidade, em harmonia com as tendências de decoração. Mas além de uma estética bonita de ambientes, a empresa investe em soluções que reúnem atributos para cativar um consumidor cada vez mais atento a valores como sustentabilidade, praticidade, saúde e bem-estar.

Por isso, o conceito de Biofilia tem se destacado entre as principais tendências para os espaços internos nos últimos anos, e sua importância ficou mais evidente ao longo de 2020, com as mudanças nas rotinas das pessoas devido ao isolamento social. Este termo se popularizou nos anos 80 pelo biólogo Edward O. Wilson, ao perceber que os processos de urbanização promoviam uma desconexão cada vez maior entre as pessoas e a natureza, sendo necessário criar uma solução para diminuir esse distanciamento.

Ao pensar em um ambiente que traduza sensações como relaxamento e bem-estar, facilmente somos transportados para uma memória relacionada a uma viagem à praia ou campo. Como nem sempre é possível ter uma paisagem como a vista da janela, utilizamos outros recursos que possam gerar essa conexão, por meio da utilização de plantas, revestimentos e elementos que lembrem a natureza em sua essência: pedras, tecidos naturais, e claro, a madeira.

Madeira como elemento de conexão entre o natural e o sustentável

Fotografias da Unidade Florestal. Fazenda Santa Irene. Itatinga. São Paulo. Brasil. 06/05/2015

Floresta de Eucalipto da Eucatex em Botefe, interior do estado de São Paulo

Como não poderia deixar de ser, a madeira está presente na maioria dos produtos Eucatex como uma matéria-prima proveniente de florestas de reflorestamento, com certificações de manejo e de cadeia de custódia pelas principais autoridades internacionais do segmento. Mas também em um amplo portfólio de padrões que reproduzem a riqueza, a exuberância e a variedade dos diversos tipos de madeira, para compor ambientes de diversos estilos, tornando-os mais acolhedores.

Além de beneficiar estes espaços, trazendo elementos da natureza para os ambientes internos, os móveis feitos de madeira contribuem para os cuidados com o meio ambiente ao proporcionar o sequestro de carbono na atmosfera e por seu processo produtivo ser composto por uma série de etapas que visam gerir os recursos naturais de maneira consciente e que ajudam a promover áreas de preservação.

————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Breton & MCLaren: showroom em São Paulo é ambientado com móveis assinados

————————————————————————————————————————————————————

De acordo com dados da associação IBÁ (Indústria Brasileira de Árvores), há 9 milhões de hectares de árvores plantadas de eucalipto, pinus e demais espécies (acácia, araucária, paricá e teca), que abastecem diversos setores da economia e absorvem 1,88 bilhão de toneladas de CO2eq¹* da atmosfera. Destes, 7,4 milhões de hectares são certificados na modalidade manejo florestal, garantindo a sustentabilidade e as boas práticas do setor.

Além das áreas produtivas, há 5,9 milhões de hectares de áreas naturais na forma de Áreas de Preservação Permanente (APPs), Reserva Legal (RL) e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs); e recuperação de 32,7 mil hectares contemplados em programas de restauração de áreas degradadas até 2019. Assim, para cada 1 hectare de florestas plantadas, conserva-se aproximadamente 0,7 hectare de área natural.

Na Eucatex, atualmente as áreas do grupo ocupam 39,9 mil hectares, nas regiões de Salto e Botucatu, no interior do estado de São Paulo, sendo que 31,9 mil são destinados ao efetivo plantio de Eucalipto e 5,8 mil hectares correspondem às áreas de vegetação nativa preservadas. Locais onde também são realizadas diversas iniciativas socioambientais, entre elas, o Programa de Educação Ambiental (PEA), destinado a crianças, e outros que geram renda para as comunidades em seu entorno, como o Projeto de Apicultura.

Reciclagem de madeira para geração de energia

Caminhão de coleta do Programa de Reciclagem de Madeira

Ao comprar um móvel de madeira, o consumidor está adquirindo um produto que é durável, biodegradável e que, quando chega o momento de seu descarte, possui formas facilitadas de destinação para reciclagem, seja por iniciativas privadas ou pelos ecopontos disponibilizados por secretarias municipais.

A Eucatex, por exemplo, é pioneira na reciclagem de madeira na América Latina e desde 2004 possui um Programa de Reciclagem que faz captação de resíduos oriundos de embalagens, paletes, retalhos de móveis, material de construção civil, entre outros, recolhidos em um raio de 100km de Salto – SP, onde a unidade está instalada, por meio de credenciamento ao programa.

Esses resíduos são destinados à criação da biomassa que abastece as caldeiras das unidades fabris do grupo, com um consumo que gira em torno de 9.000 tons ao mês, ou seja, 108.00 tons/ano, o que representa 540.000 m³ de madeira e corresponde a 216.000 árvores que deixam de ser cortadas nas fazendas.

 

 

Por Paola Souza

Imagens: Divulgação

 

 

—————————————–

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br

About Mega Moveleiros

Avatar
Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top