A sexta-feira mais esperada do varejo está chegando, confira como o e-commerce tem se preparado
Segundo Alfredo Soares, especialista em comércio eletrônico, comprar dos pequenos e médios lojistas pode ser uma boa oportunidade de aproveitar a data e garantir bons negócios
Não são apenas os consumidores que esperam ansiosamente pela data em que podem fazer compras com desconto de até 90% sobre o valor da etiqueta. De acordo com levantamento exclusivo da Loja Integrada (www.lojaintegrada.com.br), plataforma gratuita para a criação de lojas virtuais com mais de um milhão de unidades criadas, cerca de 80,4% dos lojistas entrevistados pretendem participar da Black Friday em 2019 – muitos pela primeira vez.
A pesquisa também aponta em que o consumidor deve ficar de olho para encontrar as promoções! De acordo com os entrevistados, as redes sociais mais utilizadas em suas estratégias de vendas são, respectivamente, Instagram, Facebook e Whatsapp. Entre os benefícios oferecidos aos clientes, estarão descontos em produtos avulsos ou em combo, frete grátis e brindes.
Aliás, o Whatsapp é o queridinho dos lojistas nesta edição da Black Friday. Cerca de 90,7% deles farão atendimento pelo canal durante as 24 horas de promoções.
Invista nos pequenos
Segundo Alfredo Soares, especialista em comércio eletrônico e autor do livro #BoraVender, comprar dos pequenos e médios lojistas pode ser uma boa oportunidade de aproveitar a data e garantir bons negócios. “As grandes redes recebem muitos pedidos, o que pode atrapalhar a entrega. Sem contar que, com o micro e pequeno varejista, você consegue negociar políticas mais flexíveis de troca e devolução – caso necessário – e encontrar produtos e presentes mais exclusivos”, explica.
Para os comerciantes, as maiores dificuldades da data se concentram em oferecer preços realmente bons aos clientes (60,9%) e atraí-los para as compras (58,8%), de maneira geral.
Por outro lado, a expectativa em relação ao retorno financeiro para o e-commerce é grande. 54,9% dos entrevistados esperam faturar até 5 mil reais na data, seguidos de 33,8% que estimam o ganho entre 5 e 30 mil reais. E não para por aí: cerca de 2,5% dos lojistas acreditam no faturamento acima de 300 mil reais.
Apesar de o termo só ter se disseminado a partir dos anos 90, a Black Friday teve origem nos Estados Unidos e, hoje, é adotada em vários países do mundo, incluindo o Brasil.
* A pesquisa foi realizada em setembro de 2019, com quase 600 lojistas virtuais da Loja Integrada, de todo o Brasil.
Sobre a Loja Integrada
A Loja Integrada é uma plataforma que oferece recursos para a criação de lojas virtuais – de maneira prática e intuitiva, com opções de temas e layouts, além de parcerias com meio de pagamentos e envios. Com mais de 1 milhão de lojas criadas, a empresa faz parte da VTEX e tornou-se uma das maiores plataformas gratuitas da América Latina e a mais popular do Brasil. Já são mais de 10 milhões de produtos vendidos, com faturamento total dos lojistas de mais de 1 bilhão de reais. Em 2017, a empresa conquistou o Prêmio E-bit de melhor plataforma na categoria para pequenos empreendedores e recebeu o Prêmio E-commerce Brasil na categoria “Tecnologia”. Já no começo de 2018, a plataforma foi eleita pelo Prêmio Abcomm de Inovação Digital como a melhor plataforma de e-commerce do ano.
Por Mariah Freitas
Imagem: BiZkettE1