Últimas

www.
Home / Notícias / Economia / Mais de 80% dos industriais paranaenses estão otimistas para 2019
Mais de 80% dos industriais paranaenses estão otimistas para 2019

Mais de 80% dos industriais paranaenses estão otimistas para 2019

Sondagem Industrial divulgada pela Fiep revela melhor índice de expectativa do empresário em seis anos

Presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, ao centro, comenta o resultado da Sondagem Industrial , que revelou otimismo do setor para 2019.

O estudo anual sobre práticas e expectativas dos industriais paranaenses revela que 81% dos empresários estão otimistas para 2019. Este é o melhor resultado desde 2013, quando a pesquisa revelou que 84% deles acreditavam num bom ano para a economia em 2014. O percentual é mais positivo que o do ano passado, que foi de 63,57%. Desde 1996, o pior ano em relação ao otimismo foi 2016, quando apenas 33% dos industriais mostraram boas expectativas em relação ao próximo ano.

Participaram da pesquisa cerca de 620 indústrias de todas as regiões do Paraná, e de todos os portes, sendo 425 delas com matriz no estado. No total, as empresas ouvidas são responsáveis pela geração de 75,7 mil empregos. A 23ª edição da Sondagem Industrial, pesquisa anual da Fiep, revela ainda que entre os otimistas, 37% preveem aumento de vendas, 36% confirmaram que farão investimentos e 27% que devem aumentar as contratações de trabalhadores no próximo ano. O estudo da Fiep também mostra que o percentual de industriais pessimistas é de 0,81%, o menor de toda a série desde 1996, e que 18% estão em dúvida de como será o cenário do próximo ano. Os índices são melhores do que os divulgados no ano anterior, quando os pessimistas somaram 5,78% e outros 30,65% não souberam opinar sobre como seria 2018 para sua empresa. Confira o estudo completo aqui!

“Os leves sinais de recuperação da economia ao longo de 2018 e, principalmente, a definição do quadro eleitoral trouxeram de volta o otimismo dos industriais”, afirma o presidente da Fiep, Edson Campagnolo. “Esse novo cenário abre uma grande oportunidade para a realização de reformas que melhorem o ambiente de negócios no Brasil, e isso se reflete no aumento da confiança dos industriais, com boa parte deles inclusive prevendo novos investimentos para 2019”, acrescenta.

Estratégias das empresas

Para 2019, a prioridade do industrial será o foco no cliente. Esta foi a estratégia escolhida por 38% dos entrevistados. O desenvolvimento de negócios vem em segundo lugar, com 35%, e 20%, responderam que pretendem avançar em desenvolvimento e inovação de produtos. Outro item que chama a atenção é a intenção do industrial de contribuir para desenvolver e aumentar a satisfação do quadro de colaboradores como principal estratégia do ano, com 19,5%, e de 18,5%, respectivamente. “Durante a crise, pelas imensas dificuldades enfrentadas pela grande maioria das empresas, a prioridade dos industriais era manter vivos seus negócios. Agora, com um cenário mais favorável, eles voltam a se preocupar mais com o aprimoramento de seus negócios, e o investimento na satisfação e na qualificação dos colaboradores é um aspecto importante dessa estratégia”, diz Campagnolo.

Com relação aos investimentos, estão no topo da lista do empresário a aposta em produtividade e em melhoria em processos, ambas em 34% das opiniões divulgadas. Seguem ainda entre as prioridades o investimento em tecnologia, com 32%, e o aumento da capacidade produtiva, com 30%. Desenvolvimento de produtos vem logo em seguida, com 29%, e qualidade está em 27% das respostas.

Sobre 2018

Quando o industrial avalia o modo operacional deste ano, a conclusão é de que o principal fator que influenciou o aumento da produtividade foi um melhor gerenciamento de pessoal, apontado por 28% dos entrevistados. Já a modernização tecnológica e a melhor gestão das informações ficaram empatadas, ambas com 17% das escolhas dos empresários. Cerca de 25% dos entrevistados afirmaram não terem tido aumento de produtividade este ano.

Para se manter em dia com a inovação tecnológica, 21% dos industriais inovam por meio da gestão da propriedade industrial e intelectual. Cerca de 20% executam estratégias em modernização tecnológica, e 16% optam por fazer prospecção tecnológica e monitoramento.

Competitividade interna e externa

Para enfrentar a competitividade dentro do país, os industriais apontam que as maiores dificuldades são as altas cargas tributárias (46%) e os elevados encargos sociais (41%). Outros 30% atribuíram ao elevado custo financeiro a dificuldade de disputar espaço internamente. A burocracia, 24% das respostas, é o principal entrave na competição no mercado internacional, segundo os entrevistados. Também foram apontados como itens que impactam negativamente a competitividade externa a elevada carga tributária (23%) e o alto custo dos encargos sociais (20%).

O investimento em inovação é apontado por 20% dos respondentes como ferramenta para enfrentar a concorrência dos produtos importados e também para ganhar espaço no comércio internacional. E tanto com foco no mercado externo quanto interno, 38% respondeu que a melhor alternativa é um olhar para dentro da empresa, com enxugamento dos custos, assim como qualificação de pessoal, escolha de 29%, e lançamento de novos produtos, com 28%. O alto custo dos transportes, que ano passado foi a principal queixa dos entrevistados em relação à perda de competitividade, este ano ficou em quarto lugar, com 16% das respostas.

Sobre o estudo A Sondagem Industrial apresenta a opinião e a visão prospectiva, sempre para o ano seguinte, dos industriais paranaenses sobre aspectos estruturais e conjunturais relacionados com a atividade industrial e abrange seis áreas de interesse: Assuntos Internacionais; Produtividade; Competitividade; Estratégias de maior importância, de Venda e de Compra; Qualidade; Infraestrutura e Meio Ambiente.

Integra a geração de dados e informações primárias sobre a indústria paranaense junto com os Indicadores Industriais, as Pesquisas Céleres e os Índices de Confiança entre outros.

 

 

 

 

Por Assessoria de Imprensa Sistema Fiep

Imagem: Gelson Bampi

About Mega Moveleiros

Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top