Últimas
www.
Home / Notícias / Arquitetura / Karolinna Venturi assina Loja da Casa em sua estreia na CasaCor Paraná
Karolinna Venturi assina Loja da Casa em sua estreia na CasaCor Paraná

Karolinna Venturi assina Loja da Casa em sua estreia na CasaCor Paraná

Em sua primeira participação na mostra paranaense, arquiteta e designer de interiores apresenta uma loja de antigos objetos familiares em um projeto moderno e repleto de curvas

Com seu olhar criativo e inspirado, a arquiteta e designer curitibana Karolinna Venturi acaba de fazer sua estreia na CasaCor Paraná com um ambiente que vem chamando a atenção dos visitantes: a Loja da Casa. Inaugurada no último dia 5 de setembro, sob o tema A Casa Original, a edição paranaense da maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo da América Latina em 2021 propõe aos profissionais e visitantes uma reflexão sobre a função atual da casa, considerando o avanço das tecnologias e a necessidade de conexão com as próprias raízes imposto pela pandemia.

A sintonia entre aconchego e contemporaneidade sugerida pelo tema deste ano da CasaCor vem totalmente ao encontro do que propõe o trabalho de Karolinna Venturi. Há 15 anos atuando em um mercado que preza cada vez mais pela excelência, seu escritório prioriza projetos com afetividade, empatia e que façam sentido no cotidiano de seus habitantes.

Para criar o ambiente Loja da Casa, Karol Venturi apostou em um projeto bastante moderno, repleto de linhas e texturas orgânicas, em contraste a uma ambientação totalmente vintage, composta por peças do acervo da loja curitibana Coisas de Família – Histórias Que Decoram, que trabalha com peças de todas as épocas, oriundas de coleções familiares.

O espaço de 45 m², localizado próximo a uma das praças de convivência da mostra, foi projetado de maneira a evidenciar as diferenças das formas e texturas a partir da fluidez de elementos  orgânicos. “A leveza é algo que busco colocar em todos os meus trabalhos. Criar aquela sensação agradável de estar em um espaço equilibrado e harmônico, de ser um ambiente que faz bem. Quero que as pessoas se conectem com essa sensação ao estarem em nos espaços que projeto”, explica a arquiteta.

Todas as paredes são curvas e modeladas em dry wall flexível, resultando em um ambiente leve e fluido. Para o teto, Karol Venturi apostou em uma versão moderna de um clássico da arquitetura árabe, um painel muxarabi quadriculado de bordas arredondadas. Cortada a laser em MDF Berneck, no acabamento Mostrato, da coleção Nômade, a cobertura do ambiente segue precisamente a mesma sinuosidade das paredes, assim como as delicadas prateleiras de madeira projetadas para a disposição dos objetos antigos, que estão à venda para os visitantes da mostra.

Com o intuito de proporcionar um ambiente equilibrado, onde as texturas se complementam, Karol Venturi escolheu para o piso do ambiente o porcelanato Athos, da Roca Cerâmica, de acabamento levemente acetinado e fosco. Mantendo o toque leve e contemporâneo do projeto, as paredes receberam textura de cimento queimado em tom areia, além de rodapés modelados em gesso curvado.

Com afeto e personalidade

As linhas orgânicas do projeto e as relíquias de família que o ambientam são ressaltadas ainda pela iluminação indireta, que oculta os pontos tradicionalmente inseridos no teto, ao mesmo tempo em que traz aconchego e conceito ao espaço. “Nada mais original que uma lembrança de família traduzida por meio de um objeto que a gente tenha realmente guardado. Esse espaço foi pensado para valorizar a memória afetiva e as histórias familiares contidas em cada uma dessas peças”, explica a arquiteta.

————————————————————————————————————————————————————

VEJA: 10 dicas para realizar uma reforma rápida e eficiente

————————————————————————————————————————————————————

Entre os mais de 500 itens disponíveis na loja Coisas de Família, – que funciona há quatro anos, na garagem da casa de sua proprietária, Thereza Cristina Grein Gurgel Valente –, foram selecionadas para a Loja da Casa Cor raridades de diversos estilos, épocas e países, entre elas, porcelanas, cristais, objetos de prataria, vidro e cerâmica, além de peças de design assinadas. Completam a ambientação do projeto de Karol Venturi uma instalação em malha metálica da artista plástica Marilene Ropelato e um tapete Kilim paquistanês da loja Botteh Handmade Rugs, que acaba de inaugurar sua primeira unidade em Curitiba.

Sobre Karolinna Venturi

Criativa, inquieta, prática e constantemente inspirada por suas viagens pelo mundo, Karolinna Venturi é uma profissional que está sempre em movimento, em busca de ideias e soluções únicas para cada um de seus clientes. São 15 anos de atuação em um mercado que preza cada vez mais pela excelência.

A arquiteta e designer de interiores prioriza projetos com afetividade, empatia e que façam sentido no cotidiano dos habitantes dos espaços criados pelo seu escritório, que está em crescimento constante. A profissional possui bases muito sólidas construídas pelas graduações de Design na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Positivo (UP), ambas em Curitiba (PR). Além disso, a profissional tem especializações em Gestão de Projetos pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e Design Estratégico pelo Istituto Europeo di Design (IED).

Esse repertório faz dela uma especialista extremamente competente para executar projetos de grande abrangência envolvendo criação, desenvolvimento e gestão, tendo realizado obras em várias cidades do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e, até mesmo, no Panamá, provando que a arquitetura é uma forma de unir culturas e facilitar a vida das pessoas.

Fornecedores: Balaroti, Berneck, Botteh Handmade Rugs, Coberflux, F2 Iluminaçao, Gesso Coliseu, Inove Design, Kinta Acabamentos, Nobre Cor Pinturas, RM Móveis Exclusivos, Roca Cerâmica e Usecor Revestimentos.

A 27ª edição da Casa Cor Paraná acontece até o dia 17 de outubro na antiga escola de natação Aquacenter Batel, na Rua Álvaro Alvim (nº 91), no bairro Batel, em Curitiba (PR). Com o tema “A Casa Original”, a Casa Cor volta depois de ter a edição de 2020 cancelada devido à pandemia. O evento conta com um formato híbrido, com suporte digital que amplia as possibilidades de visitação. Os ingressos para a CASACOR Paraná 2021 podem ser adquiridos no site (https://casacor.abril.com.br/mostras/parana/).

 

 

Por Bruno Camargo

Imagens:

 

 

—————————————–

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br

About Mega Moveleiros

Avatar
Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top