Últimas

www.
Home / Notícias / Design / Jurados do Prêmio Salão Design se reúnem em Bento Gonçalves para escolha dos vencedores da edição
Jurados do Prêmio Salão Design se reúnem em Bento Gonçalves para escolha dos vencedores da edição

Jurados do Prêmio Salão Design se reúnem em Bento Gonçalves para escolha dos vencedores da edição

Em dois dias, o júri estético-criativo vai avaliar uma centena de produtos finalistas inscritos por estudantes e profissionais

Tem início nesta segunda-feira a etapa final do Prêmio Salão Design 2020, principal premiação brasileira de design de mobiliário. Os cinco jurados estético-criativos estão reunidos em Bento Gonçalves para avaliar cada um dos finalistas e eleger os vencedores desta 22ª edição do prêmio, realizado desde 1988 pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis).

Os jurados dessa fase são: a crítica, historiadora e curadora de design Adélia Borges; o arquiteto, designer e marceneiro Fernando Mendes; o designer multipremiado, jurado de inúmeros concursos, autor e tradutor Freddy Van Camp; a artista plástica e designer Heloísa Crocco; e a diretora de conteúdo da Casa Vogue Taissa Buescu. Eles estarão reunidos nesta segunda e terça-feira para as avaliações, mas o anúncio dos premiados será no dia 10 de fevereiro. A mostra dos produtos vencedores e cerimônia de premiação serão na Movelsul Brasil 2020, de 16 a 19 de março, em Bento Gonçalves.

Na primeira etapa da edição, um grupo de jurados técnico-funcionais, formado por acadêmicos e profissionais do design, avaliou os 827 projetos inscritos por estudantes e profissionais, aprovando para a segunda etapa 104 finalistas do Brasil, Argentina e Uruguai. Coube a eles analisar as condições técnicas dos projetos inscritos e aspectos como segurança, materiais utilizados, viabilidade produtiva e sustentabilidade. Agora, os critérios requeridos são o conceito, criatividade, originalidade, inovação, materiais utilizados e fidelidade ao projeto apresentado na primeira etapa.

Nesse ano, os produtos concorrem em cinco categorias: Desafio dos Espaços em Transformação; Desafio da Identidade Brasileira 2020; Desafio do Uso do Painel; Desafio da Tecnologia Embutida e Desafio das Experiências Positivistas. Já tradicionais na premiação, permanecem sendo concedidos o troféu Professor Orientador para os melhores produtos de estudantes e também o Prêmio Madeiras Alternativas, esse último em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro e que reconhece o uso de madeiras consideradas não muito utilizadas.

Com patrocínio de Berneck, Interprint do Brasil e Brasmacol, o Prêmio Salão Design oferece R$ 10 mil em premiação para cada profissional vencedor e R$ 6 mil para estudantes. O prêmio nasce como projeto paralelo da feira Movelsul Brasil nos anos 1980 e, em sua trajetória de 32 anos, já teve 15.040 projetos inscritos.

Mais sobre os jurados:

– Adélia Borges: crítica, historiadora de design e artesanato e curadora. É autora de mais de uma dezena de livros, entre eles Design + Artesanato: O Caminho Brasileiro, de 2011. Palestrante frequente, já se apresentou em 22 países. Desde 1994 fez a organização e/ ou curadoria de mais de 40 exposições em espaços culturais no Brasil e exterior. Entre as instituições de que participa, destaca-se o conselho internacional da London Design Biennial.

– Fernando Mendes: arquiteto, designer e marceneiro. Atualmente, toca sua marcenaria contemporânea, que usa ferramentas manuais e técnicas artesanais na produção de móveis e objetos desenhados por ele próprio e pelo mestre Sergio Rodrigues, com quem trabalhou e conviveu por mais de vinte anos. Além de dirigir seu Atelier, atualmente é presidente do Instituto Sergio Rodrigues.

– Freddy Van Camp: designer com mais de 50 anos de carreira, premiado diversas vezes, jurado de inúmeros concursos, autor e tradutor de livros sobre design. E mlitante em Políticas do Design e Regulamentação da Profissão de Designer. Atualmente, é coordenador do Campus Regional da UERJ / ESDI, no Curso de Arquitetura e Urbanismo, desde 2014 em Petrópolis, RJ onde reside.

– Heloísa Crocco: artista plástica e designer, desenvolve a Topomorfose e suas possibilidades de aplicação em diferentes suportes: objetos utilitários e painéis. Vinda das artes da fibra e com experiências de viagens pela América Latina e a Floresta Amazônica – cujo impacto marca uma mudança significativa em seu trabalho -, Heloisa Crocco se dedica hoje a uma obra que se inspira diretamente da natureza.

– Taissa Buescu: Como jornalista, já contribuiu com dezenas de revistas italianas, brasileiras e inglesas do segmento de design, arquitetura e lifestyle. Também curou exposições entre a Itália e o Brasil, viajando pelo mundo em busca de novas tendências do design em todas as suas vertentes. Desde 2010, é Diretora de Conteúdo da Casa Vogue.

>> CRONOGRAMA DO PRÊMIO SALÃO DESIGN 2020

Etapa final de julgamento: 27 e 28 de janeiro de 2020

Divulgação dos vencedores: 10 de fevereiro de 2020

Mostra dos vencedores e menções: Movelsul Brasil 2020, de 16 a 19 de março de 2020, em Bento Gonçalves

Cerimônia de premiação: 18 de março de 2020, em Bento Gonçalves

Segunda mostra dos premiados: São Paulo Design Weekend, agosto de 2020

Siga o Prêmio Salão Design nas mídias sociais: @premiosalaodesign

 

 

 

Por Imprensa Sindmóveis

Imagens: Divulgação / Ana Carolina Azevedo / Federico Cedrone

About Mega Moveleiros

Avatar
Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top