Últimas
www.
Home / Notícias / Arquitetura / Janelas Casa Cor desembarca em Sergipe e tem o Paisagismo como destaque
Janelas Casa Cor desembarca em Sergipe e tem o Paisagismo como destaque

Janelas Casa Cor desembarca em Sergipe e tem o Paisagismo como destaque

A arquiteta paisagista Lainy Lemos, em parceria com os paisagistas Danillo Sobral e George Machado, assina um dos maiores jardins da mostra

Foto: Gabriela Daltro

Uma das mais reconhecidas arquitetas e paisagistas de Sergipe, Lainy Lemos, participa da primeira edição da mostra Casa Cor Sergipe, que acontece até 17 de dezembro de 2021 no Parque da Sementeira, no formato Janelas, criado no ano passado em virtude da pandemia.

Lainy Lemos, em parceria com os paisagistas Danillo Sobral e George Machado, assina o Jardim Sensorial. Com execução da Novo Garden, o Jardim Sensorial percorre por toda extensão da Casa Cor SE, onde os containers estão alocados que, segundo Pedro Ariel, diretor de conteúdo e relacionamento da Casa Cor, esse é provavelmente o maior projeto de paisagismo de todas as mostras, ao longo destas décadas.

O Jardim Sensorial com aproximadamente 2700 m² é um projeto que mistura os traços dos paisagistas de forma que o projeto tivesse unidade, valorizando a arborização existente com suas raízes expostas. Foram propostas texturas tanto na vegetação quanto no piso, sem anular o piso pré-existente, valorizando assim a memória do lugar, com maciços de vegetação que permeiam todo o espaço e, que interagem sutilmente com os containers em uma linguagem contemporânea e emotiva.

A escolha da vegetação priorizou o uso da vegetação tropical como a valorização da flora, com jabuticabeiras, palmeiras diversas, bromélias, costelas de adão, costela de eva, barba de serpente, dianelas, móreias, dracenas, pleomeles entre outras, a ideia, segundo a paisagista, é misturar cores e texturas para aguçar os sentidos do visitante através do paisagismo.

O objetivo, segundo Lainy Lemos, é despertar no visitante provocações como sensações, conexões, trocas, criatividade e afeto com o espaço. É mantê-lo integrado aos elementos da natureza em uma vivência ao ar livre, trazendo-lhe a percepção da liberdade, após tanto tempo em isolamento social.

————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Criare Conceito Moinhos é inaugurada em Porto Alegre

————————————————————————————————————————————————————

Interferências como a Praça do Conhecimento com várias poltronas Tacoara de Sergio Mattos (Zelaflex), alinhadas à vasos com plantas tropicais e o espaço instagramável Ninho com balanços Curitiba (Greenhouse) e os Pássaros da artista Diogum, são algumas das apostas, para que os visitantes experenciem momentos de prazer e bem estar com a natureza. A arte (Galeria Mario Brito) aparece de diversas formas no jardim alinhadas a vegetação, com artistas como Antônio Cruz, Rui Andrade, Fabio Sampaio, Mônica Schneider e Marlene Freire, esta última muito especial por ser a primeira paisagista de Sergipe e hoje trabalhar com arte paisagística em troncos.

A iluminação (SC Home Decor) foi usada pontualmente no projeto valorizando as árvores existentes no local e as intervenções paisagísticas.

Sobre Lainy Lemos

Formada em Arquitetura e Urbanismo com especialização em Arquitetura da Paisagem, Lainy Lemos acaba de defender sua dissertação de mestrado em Desenvolvimento e Meio ambiente, usando a relação da paisagem e da cidade como objeto de estudo.

Iniciou sua carreira em 2004, ainda como decoradora em escritórios de arquitetura e design de Aracaju, passou uma temporada em Salvador, participando em projetos e Mostras. Em 2012, em São Paulo, continuou atuando na área de arquitetura e design e dois anos depois retornou à Aracaju, onde deu início a sua carreira solo com escritório especializado em Arquitetura Paisagística, criando e executando projetos residenciais, corporativos e empreendimentos. Hoje, além do escritório, participa também do ProjetarSE com projetos de assistência às prefeituras do Estado de Sergipe.

É professora de arquitetura, paisagismo e urbanismo de cursos de Arquitetura e Design de Interiores, em Aracaju e, em São Paulo, já lecionou para turmas de cursos técnicos de Construção Civil.

Em mostras de decoração Lainy Lemos participou da Mostra Aracaju 2017, com o Jardim da Galeria e na produção do espaço do arquiteto Wesley Lemos, na Casa Cor Bahia de 2019.

Janelas Casa Cor SE | Parque Sementeira – Aracaju – Sergipe | Até 17 de dezembro

 

 

Por Maria Helena

Imagem: Gisele Daltro

 

 

—————————————–

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br

About Mega Moveleiros

Avatar
Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top