Últimas

www.
Home / Notícias / Empresas / Janeiro Branco: Ambiente corporativo tem papel fundamental no bem-estar dos funcionários
Janeiro Branco: Ambiente corporativo tem papel fundamental no bem-estar dos funcionários

Janeiro Branco: Ambiente corporativo tem papel fundamental no bem-estar dos funcionários

As campanhas que associam cores aos meses têm obtido sucesso ao engajar pessoas em torno de temas relacionados à saúde e que merecem atenção. Como o início de um novo ano marca a projeção de novas metas, e melhorar a qualidade de vida é um objetivo comum de grande parte da população, há sete anos foi criado no Brasil o Janeiro Branco, uma campanha que convida as pessoas a refletirem sobre a saúde mental, promovendo a conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional – algo que gera impactos preocupantes em nossa sociedade.

No mês dedicado à reflexão sobre a importância de cuidar da saúde mental, é primordial abordar o papel das empresas na promoção do bem-estar dos funcionários, especialmente no contexto da pandemia e das adaptações aos modelos de trabalho. Afinal, de modo geral, as pessoas passam a maior parte do seu dia no ambiente de trabalho. E a pressão nas organizações, somada ao ritmo intenso das atividades, pode comprometer a saúde mental dos colaboradores.

Segundo pesquisa do ISMA (International Stress Management Association), 72% dos brasileiros que estão no mercado de trabalho sofrem alguma sequela causada pelo estresse: do total, 32% apresentam a Síndrome de Burnout (esgotamento físico e mental intenso). A mesma pesquisa também revelou que 9 em cada 10 brasileiros que trabalham têm sintomas de ansiedade e 47% deles convivem com a depressão em algum nível.

“É comprovado que o ambiente físico pode impactar nosso cérebro, que trabalha a partir de estímulos externos. A neuroarquitetura, aplicada em projetos, obras e construções, consiste na observação e compreensão dos impactos arquitetônicos sobre o cérebro e o comportamento humano. Por isso, é importante pensar em espaços corporativos mais humanizados e atrativos. Um ambiente funcional e, ao mesmo tempo, harmonioso contribui com o bem-estar dos colaboradores, melhora a qualidade de vida e ainda é capaz de extrair a melhor performance das equipes”, explica Denise Moraes, diretora de projetos e sócia da AKMX Arquitetura Corporativa.

————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Desindustrialização em marcha acelerada e a grave situação da engenharia. Por José Manoel Ferreira Gonçalves

————————————————————————————————————————————————————

A especialista relaciona soluções para promover o equilíbrio nos ambientes corporativos: “Uma copa com mais cara de cozinha, espaços com materiais mais acolhedores e confortáveis, poltronas e sofás com uma luz mais aconchegante, que permitem a realização de reuniões on-line, são alguns exemplos que trazem um diferente tipo de estímulo, trazem conforto. Espaços colaborativos também são muito importantes, pois fazem com que as pessoas tenham mais contato humano e, assim, trabalhem mais satisfeitas e sejam mais produtivas”, afirma.

Baseada nesta teoria, a empresa tem se desafiado a projetar ambientes com funcionalidade, conforto, eficiência e natureza. Recentemente, a AKMX apresentou o Neuro-bio-ux: Neurociência, Biofilia e User Experience (experiência do usuário), um novo conceito em arquitetura que conecta a rotina de um escritório, baseada na neuroarquitetura, na biofilia e na customização dos ambientes, de acordo com as necessidades específicas de cada empresa. A proposta traz a natureza para dentro dos ambientes, provocando reações cerebrais positivas e resultando em uma grande mudança na experiência do usuário. “É possível, com o Neuro-bio-ux, que o escritório passe a ser reconhecido pelo seu papel fundamental na saúde e bem-estar dos colaboradores”, conclui Denise Moraes.

Sobre a AKMX

A AKMX soma 15 anos de atuação no mercado e se posiciona entre os principais escritórios do país em soluções de arquitetura corporativa. Com sede na Avenida Paulista, em São Paulo, e filial no Centro do Rio de Janeiro, soma mais de 250 clientes atendidos, mais de 300 mil m² de espaços projetados e cerca de 500 mil m² em obras executadas. Destaca-se não apenas pela excelência na entrega de projetos e obras, desenvolvidos de forma personalizada, baseada na cultura das empresas, mas também pelo compromisso em honrar prazos de entrega e orçamentos acordados. Assim, tem conquistado e fidelizado marcas, como Maurício de Sousa Produções, Hyundai, Renault, Ajinomoto, Heineken, Deloitte, Ourofino Agrociência, Atento, EDP Brasil, Mercado Livre e Givaudan. Em 2020, foi indicada cinco vezes ao prêmio Infra, da Revista Infra FM, sendo a mais nomeada entre as empresas do mercado de arquitetura corporativa nacional, e está entre as melhores em atendimento a Facility Management do Brasil.

 

 

 

Por Thais Gobbi

Imagem: Divulgação

 

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

About Mega Moveleiros

Avatar
Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top