Últimas

www.
Home / Notícias / Artigos de Opinião / Já fechou o planejamento financeiro da sua empresa para 2021 ?
Já fechou o planejamento financeiro da sua empresa para 2021 ?

Já fechou o planejamento financeiro da sua empresa para 2021 ?

O ano de 2020 vai chegando ao fim. Com ele, vem o balanço final das contas e o planejamento para 2021. Diante da pandemia e da incerteza econômica, foi desafiador para a maioria das empresas equilibrar os custos, despesas e investimentos.

Uma reflexão que cabe para o momento: “melhor é o final do que o início de uma estação, o mais importante não é como você começa, mas, como você termina”. Diante dessa frase, fica uma pergunta: como você e sua empresa vão finalizar o ano, em relação às finanças? O planejamento financeiro foi cumprido, perante um ano inesperado?

Sabemos que momentos de crise e mudanças trazem aprendizados, e adotar uma gestão profissional para o departamento financeiro da sua empresa, independente do segmento ou porte, deve ser prioridade. Não permita que a área financeira do seu negócio seja apenas um “depósito de informações”.

O Financeiro é como se fosse o “coração da empresa”, o “combustível” para as demais áreas. Com este departamento bem estruturado, você consegue analisar de onde vem a sua receita, avalia os custos e despesas, possíveis inadimplências e, até mesmo, como você gastou o seu tempo. Não dá para tratar esse setor apenas como um pagador e recebedor de contas.

Um financeiro saudável reflete positivamente nas demais áreas. Agora, se você sente que os meses passam com um aumento de trabalho e menos resultados, procure dar a devida atenção às finanças – o gargalo normalmente está nessa área.

A sustentabilidade e o futuro do seu negócio dependem de como você planeja e estrutura o financeiro. É ali que está o alicerce. Por exemplo, para contratar mão de obra, você tem que saber o quanto a empresa tem disponível para investir em pessoas que, consequentemente, também contribuirão para gerar resultados; para gerir os clientes você precisará medir a alocação de tempo em contratos e a lucratividade. Qualquer estratégia a ser definida terá que passar pelos recursos disponíveis no departamento financeiro. Um setor capaz de transformar números exatos em informações valiosas, que contribuirão para a tomada de decisões e para o futuro da sua empresa.

*Beatriz Machnick é contadora, especialista em Controladoria e Finanças, mestre em Governança e Sustentabilidade. É pioneira da metodologia de Formação de Preços na Advocacia e palestrante na Ordem dos Advogados do Brasil(OAB). É sócia-fundadora da BM Consultoria em Precificação e Finanças. Autora dos livros Gestão Financeira na Advocacia – Teoria e Prática (2020), Valorização dos Honorários Advocatícios – O Fortalecimento da Advocacia através da Gestão (2016) e Honorários Advocatícios – Diretrizes e Estratégias na Formação de Preços para Consultivo e Contencioso (2014).

 

 

 

 

Por Karen Krinchev

Imagem: Divulgação

 

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824, por e-mail no redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

About Mega Moveleiros

Avatar
Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top