Últimas
www.
Home / Notícias / Empresas / Inovação: verniz mata o coronavírus em um minuto após sua aplicação em móveis, papéis de parede, metais, madeiras e até têxteis
Inovação: verniz mata o coronavírus em um minuto após sua aplicação em móveis, papéis de parede, metais, madeiras e até têxteis

Inovação: verniz mata o coronavírus em um minuto após sua aplicação em móveis, papéis de parede, metais, madeiras e até têxteis

Verniz inteligente foi desenvolvido para trazer mais segurança na retomada da rotina pós pandemia e tem sua eficácia comprovada pela Anvisa

Salvar vidas. Essa tem sido a busca incessante de pesquisadores de todas as partes do mundo diante da pandemia. E, enquanto não temos toda a população vacinada, empresas também voltam seus esforços na busca de alternativas para tornar os espaços comuns aptos a receber pessoas sem colocá-las em risco. Nesse cenário, surge Revitare Nano, um verniz nanoativo bactericida e virucida inteligente – desenvolvido pela Incocryl – que quando sobreposto a superfícies e objetos inativa a ação do Covid-19 após um minuto de aplicação, fazendo com que ela deixe der ser hospedeira do vírus.

O produto, incolor, a base de água, não tóxico e sem cheiro, tem em sua composição nanopartículas de prata, que são as grandes responsáveis por proteger as superfícies, desativando a ação de vírus e bactérias. Versátil, o verniz pode ser aplicado em diferentes superfícies e revestimentos – pisos, tetos, papeis de parede, metais, madeiras e até têxteis – e ainda realça a cor original, impermeabilizando e tornando lavável o local que fora aplicado.

Revitare Nano foi testado pela Anvisa e pelo Laboratório de Virologia do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas – em vírus da mesma família do Coronavírus, e sua eficácia foi comprovada com 99,9%. “A nanoprata presente na amostra analisada se mostrou extremamente eficaz, sendo capaz de quebrar as moléculas celulares do vírus. O produto entrega o que promete”, afirma a PhD e professora Dra. Clarice Weis Arns, responsável pelos estudos clínicos na instituição.

Os íons de prata presentes na composição de Revitare Nano se ligam a estrutura do vírus, impedindo a respiração celular e o recebimento de nutrientes imprescindíveis para sua multiplicação. Por último, a fórmula penetra na parede celular do vírus interrompendo o DNA e, consequentemente, a contaminação. Em um minuto de aplicação na superfície, o produto é capaz de inativar a ação do vírus fazendo com ele não se multiplique, nem contamine mais ninguém.

“Estamos muito animados e seguros de que temos um produto que pode ser aplicado em ambientes como hospitais, escolas, ônibus, academias, aviões, imunizando as superfícies e quebrando o ciclo do vírus, o que nos dá esperança de dias melhores e da retomada segura da rotina que tanto esperamos após todos esses meses de confinamento”, comemora Hermes Paulo Amorim Filho, químico responsável pelo desenvolvimento do produto.

Há estudos que mostram que o vírus pode permanecer vivo nas superfícies e objetos por vários dias, o que torna de extrema importância sua limpeza com frequência. Com Revitare Nano esse processo pode ser minimizado, já que a novidade blindará as superfícies inativando qualquer ação de vírus e bactérias. “Os espaços não precisarão ser desinfetados a todo tempo, pois o verniz cumprirá essa função. Sua eficácia deve ser mantida por até um ano, a depender do desgaste da região”, esclarece Hermes.

Além da COVID-19 (teste realizado na UNICAMP), o produto também foi aprovado nos seguintes testes:

  • Adenovírus
  • Herpes vírus

(Teste realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina)

  • Zika vírus
  • Chikungunya

(Teste realizado pela Universidade Federal Fluminense)

  • Escherichia coli

(Teste realizado no laboratório Reblado Merieux)

“Temos um produto inovador no mercado, repleto de tecnologia e que, com toda certeza, é o mais um novo aliado no combate ao Coronavírus e outros vírus e bactérias tão comuns nos ambientes com grande circulação de pessoas”. Queremos que Revitare Nano esteja presente na casa, no trabalho, no transporte, garantido segurança e qualidade de vida para as pessoas”, finaliza Hermes.

Revitare Nano será comercializado em pontos de vendas de todo o país e estará disponível também para o consumidor final. Sua embalagem de 18 litros é capaz de impermeabilizar um espaço de até 360 m2 com uma camada.

Sobre a Incocryl

A Incocryl está no mercado desde 1986, atuando na fabricação de massas, texturas e grafiatos. Em 2020 a empresa foi adquirida pelo químico Hermes Paulo Amorim Filho e teve sua proposta reformulada, assim como seu portfólio, que agora passa a oferecer produtos com nanotecnologia – focada em contribuir com a saúde, bem-estar e o meio ambiente.

_______

Pequeno empresário se desfaz de bem e investe mais de meio milhão na criação de produto revolucionário que mata o coronavírus em minutos

Verniz inteligente, que era para ser apenas um produto antimofo criado pelo químico, promete acabar com o clico de proliferação da Covid-19

Hermes Paulo Amorim Filho, 63 anos, aposentado e apaixonado por carros. É químico formulador há 40 anos e iniciou sua carreira no ramo de tintas.  A paixão por carros, do então jovem na década de 1980, o fez ingressar na área automotiva, quando passou a atuar em laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de produtos desse segmento.

Hermes teve passagens por grandes empresas como Akzo Nobel e DuPont. Em 2002 alçou voo solo e abriu uma empresa de serviços, com mão-de-obra especializada na preparação de tintas para grandes montadoras. “Nós éramos responsáveis por dar vida a cartela de cores das montadoras, fazendo a mágica da química, com adição de pigmentos, efeitos de texturas entre outros, numa parceria de mais de 15 anos com a Axalta Coatings”, conta o empresário.

————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Pesquisa revela tendências da indústria para atuação em marketplaces

————————————————————————————————————————————————————

Um de seus clientes fez um desafio a Hermes. Criar um produto que fosse capaz de proteger a pintura dos carros que ficavam expostos ao tempo no pátio da montadora e que sofriam danos na pintura – como fezes de pássaros e ovos de libélulas, que são altamente corrosivos. Foram anos de pesquisa que resultaram em um verniz, que, quando aplicado, forma uma película protetiva, como um plástico líquido, que mantém a pintura original intacta. Em 2018, com a queda no setor automotivo, a empresa do químico perdeu contratos e ele decidiu retomar os estudos para finalizar o produto, criando assim o ProteClear, que foi submetido a testes e aprovado por uma grande montadora global, mas não chegou a ser comercializado por falta de recursos.

Sua busca incessante por inovação não parou por aí. O empresário, que mora em uma região úmida do estado de São Paulo, se viu com mais um problema para solucionar. “Os armários aqui em casa viviam mofados, nossas roupas ficavam com um cheiro desagradável e não conseguíamos encontrar no mercado um produto que fosse realmente eficaz e que nos ajudasse a acabar com isso. Foi aí que lembrei do verniz que criei para proteger a pintura dos carros. Se ele era eficaz contra os danos do tempo, por que não o adequar para o que eu precisava?”, questionou Hermes.

Em 2019 o químico desenvolveu um verniz a base água e bactericida, buscou matérias primas diferenciadas, tendo como premissa algo totalmente novo e, principalmente, amigo da saúde e do meio ambiente. “Tenho três netos que circulam pela casa, então precisava me certificar de que o produto não oferecia nenhum risco a saúde”. O ativo escolhido foi a nanoprata, que é um ótimo biocida. O resultado: um produto repleto de inovação e uma casa úmida sem nenhum sinal de mofo.

Foi aí que o empresário decidiu aprimorar sua criação para, quem sabe, no futuro incluí-la no mercado. Tinha em suas mãos um verniz que se mostrava eficaz contra a proliferação de fungos e bactérias e precisava compartilhar esse feito. “Nossa ideia era focar nos hospitais onde o índice de contaminação por bactérias é muito alto. Como o verniz tem aderência a diversos tipos de substratos como metal, plástico e fibrocimentos, pode ser aplicado no ambiente como um todo – paredes, cama hospitalar, maçanetas, mesas, cadeiras -, e, com isso, diminuir os possíveis focos de proliferação de colônias de bactérias, já que a desativação do agente ocorre por contato. Um produto perfeito!”, lembra.

Para comprovar a eficiência, veio em setembro de 2019 o primeiro teste bactericida realizado por um laboratório creditado pela Anvisa. A análise foi positiva, e Hermes começou a aprimorá-lo e testá-lo cada vez mais. “Apliquei o produto em diversos ambientes da casa, e não mais apenas nos armários, e comecei a ver o resultado aparecer nas paredes externas, internas, e fiquei muito animado. ”. O próximo passo era solicitar a liberação da Anvisa para o então Verniz Inteligente Revitare Nano ganhar o mundo. O sonho de ter uma pequena fábrica começava a tomar forma e planos que pareciam distantes começaram a ficar próximos. “Comecei a levantar os custos, já que teria que investir ainda mais em inovação, equipamentos, máquinas, funcionários, e o que eu achava que estava perto, mais uma vez batia na trave”.

Químico está diante de sua maior descoberta: produto que mata o coronavírus em minutos

Até que em 2020 surge um vírus totalmente desconhecido, que pegou de surpresa os mais renomados cientistas e médicos por sua capacidade de infectar seres humanos de uma maneira jamais vista. Mais uma vez, o lado curioso e inovador do químico entrou em ação. “Me vi diante de um novo desafio. Tinha um produto que se mostrava eficaz contra bactérias, contendo a proliferação em ambientes. E pensei, será que a prata, ingrediente principal do Revitare Nano, também não se mostraria eficaz diante do coronavírus?  Intensifiquei os testes, até que decidi levar para o laboratório. Eu precisava de uma comprovação científica que afirmasse que eu estava certo e que ele poderia ser um aliado na luta contra esse vírus tão poderoso”, conta Hermes, que se viu diante do mesmo cenário de meses atrás. E o dinheiro para fazer tudo isso e contribuir para a retomada segura da rotina pós pandemia? “Decidi me desfazer de um bem precioso e investir no sonho que havia ficado para trás e que agora tinha um motivo ainda maior. Era a hora”.

Com uma verba de aproximadamente R$ 600 mil, Hermes seguiu em frente, investiu em pesquisas, fábrica, equipamentos, testes, registros de marcas e patentes. Após alguns meses, vários testes, ajustes e ensaios clínicos, conseguiu finalmente resultado positivo. Em teste realizado pelo Laboratório de Virologia do Instituto de Biologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) em vírus da mesma família do Coronavírus, Revitare Nano teve sua eficácia comprovada com 99,9%, além de se mostrar capaz de eliminar outros vírus e bactérias como Adenovírus, Herpes vírus, Zika vírus, Chikungunya e Escherichia coli.

A grande inovação

Revitare Nano surge como um verniz nanoativo bactericida e virucida inteligente, que quando sobreposto a superfícies e objetos inativa a ação do Covid-19 e demais bactérias após um minuto de aplicação, fazendo com que ela deixe der ser hospedeira do vírus. Foi testado e aprovado pela Anvisa.

O produto, incolor, a base de água, não tóxico e sem cheiro, tem em sua composição nanopartículas de prata, que são as grandes responsáveis por proteger as superfícies, desativando a ação de vírus e bactérias. Versátil, o verniz pode ser aplicado em diferentes superfícies e revestimentos – pisos, tetos, papeis de parede, metais, madeiras e até têxteis – e ainda realça a cor original, impermeabilizando e tornando lavável o local que fora aplicado. Os íons de prata presentes na composição de Revitare Nano se ligam a estrutura do vírus, impedindo a respiração celular e o recebimento de nutrientes imprescindíveis para sua multiplicação. Por último, a fórmula penetra na parede celular do vírus interrompendo o DNA e, consequentemente, a contaminação. Em um minuto de aplicação na superfície, o produto é capaz de inativar a ação do vírus fazendo com ele não se multiplique, nem contamine mais ninguém.

“Estamos muito animados e seguros de que temos um produto que pode ser aplicado em ambientes como hospitais, escolas, ônibus, academias, aviões, imunizando as superfícies e quebrando o ciclo do vírus, o que nos dá esperança de dias melhores e da retomada segura da rotina que tanto esperamos após todos esses meses de confinamento. Vamos parar a circulação do vírus, e isso é de extrema importância”, comemora o químico responsável pelo desenvolvimento do produto.

Há estudos que mostram que o vírus pode permanecer vivo nas superfícies e objetos por vários dias, o que torna de extrema importância sua limpeza com frequência. Com Revitare Nano esse processo pode ser minimizado, já que a novidade blindará as superfícies inativando qualquer ação de vírus e bactérias. “Os espaços não precisarão ser desinfetados a todo tempo, pois o verniz cumprirá essa função. Sua eficácia deve ser mantida por até um ano, a depender do desgaste da região”, esclarece Hermes.

Hoje, Hermes tem orgulho em apresentar dois produtos inéditos no mercado desenvolvidos por ele, além de comemorar a conquista da Incocryl, fábrica que está pronta para iniciar a produção de ProteClear e Revitare Nano o mais breve possível, para que assim possa ajudar no combate da disseminação do Covid-19.

“Não quero ser apenas mais um fabricante de tintas comum. Quero fazer a diferença! E tanto Revitare Nano quanto ProteClear vão ao encontro dessa premissa. São soluções mais ecológicas, com tecnologia e que agregam valor às pessoas e ao meio ambiente. É a nossa hora de ajudar a acabar com a proliferação desse vírus que tanto nos assusta”, finaliza Hermes.

 

 

Por Christiane Rodrigues

Imagem: Divulgação

 

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998.Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

About Mega Moveleiros

Avatar
Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top