Últimas

www.
Home / Notícias / Empresas / Inovação foi grande atrativo da 7ª Edição do Seminário Desafios do Crescimento, em Curitiba
Inovação foi grande atrativo da 7ª Edição do Seminário Desafios do Crescimento, em Curitiba

Inovação foi grande atrativo da 7ª Edição do Seminário Desafios do Crescimento, em Curitiba

Empresários de diversos segmentos tiveram a oportunidade de conhecer Novos Modelos de Negócios tendo a Inovação como tema central na 7ª Edição do Seminário Desafios do Crescimento, evento promovido pelo Sebrae/PR na noite desta quinta-feira (30/3). O assunto foi abordado pelo professor Marcelo Salim da Silva, da Fundação Dom Cabral e referência na área de business no Brasil, e pelo empresário Rawlinson Terrabuio, da Beenoculus, startup curitibana do segmento de soluções para realidade virtual, que tratou de estratégias de marketing e inovação. Também participou do evento o empresário Marcelino Costa, que falou sobre a experiência com o Robô Laura, que consiste em uso da tecnologia aplicada na área da saúde.

 

Salim falou de como usar diferentes modelos de negócios para inovar em tempos de crise. Ele mostrou que inovação é um conceito próximo e não algo que transcende o dia a dia das empresas algo inalcançável. Para ele, inovação tem muito a ver com fazer diferente e trabalhar duro. O professor usou exemplos práticos de como a inovação pode ser utilizada nas operações das empresas e, com uso de ferramentas de gestão, mostrou o passo a passo de como construir um projeto inovador numa área tradicional. Salim também apresentou como os conceitos de inovação estão sendo utilizados em várias companhias pelo mundo e por que os empresários locais devem ficar mais atentos a este conceito como aliado e importante diferencial para seus negócios.

 

“As pessoas estão conscientes da necessidade de mudar e de construir diferenciais competitivos para garantir a continuidade de suas empresas, mantê-las fortes e pujantes e fazê-las crescer. Nesse período de instabilidade, entendo que o medo é a principal mola propulsora de um negócio. E isso faz com que as pessoas não se acomodem, corram atrás de alternativas para melhorar a performance. O que eu falei aqui se encaixa perfeitamente nesse momento e nessa necessidade dos empreendedores de Curitiba. Pra mim isso é muito gratificante e motivador”, resumiu.

 

Em outro momento da noite, o empresário curitibano Rawlinson Terrabuio, da Beenoculus, startup do segmento de tecnologia, tratou de estratégias de marketing e inovação por meio da utilização de soluções de realidade virtual. Ele apresentou cases e experiências vividas pela própria Beenoculus, em que os conceitos de inovação apontaram novos caminhos e ajudaram a empresa a mudar de estratégia para melhorar os resultados.

 

“A inovação está presente em todos os processos da empresa e mostramos exemplos práticos de como inovamos com ações simples, no marketing, na produção de conteúdo, ao testar novas tecnologias e como fizemos isso com parceiros. A crise traz oportunidades e gera transformações, mudanças de atitude. Esse foi o tema central do nosso encontro aqui. O objetivo foi gerar questionamentos, reavaliação e instigar os empresários a se auto-avaliarem”, contou.

 

O empreendedor do segmento de tecnologia, Marcos Aurélio Rodrigues, disse que o tema foi muito pertinente nesse momento do mercado. “Vim aqui disposto a entender mais sobre conceitos de inovação num momento em que o pensamento é sobreviver no mercado. Se a gente não inova, acaba ficando para trás porque a concorrência inova, e quem consegue sai na frente, principalmente na minha área, que é uma das mais sensíveis a mudanças e inovações. E nesse sentido, a experiência foi boa. Consegui conhecer as novidades do mercado em exemplos práticos e agora vou ver de que forma posso ajudar minha empresa crescer”, detalhou.

 

Já o profissional de Tecnologia da Informação, Délcio Santos, contou que veio ao evento porque pretende abrir sua própria empresa no segmento. “Vim aqui principalmente para pesquisar o mercado e pude me atualizar, conhecer mais sobre conceitos de inovação, como aplicá-los na prática e quais as condições atuais do mercado para quem quer empreender”, resumiu.

 

Pedro Moisés, também empresário da área de tecnologia, disse que a palestra abriu novas possibilidades de atuação. “Vim buscar novas formas de gestão e saber das tendências para que possamos inovar e crescer. E com certeza isso gera uma reflexão para aplicarmos tudo que foi falado em nossa realidade”, afirmou.

 

Atuando no segmento comercial na área da saúde, o microempreendedor Sergio Vitor disse que foi em busca de conhecimento diante dos desafios do mercado no seu ramo. “Se a gente não inova, fica estagnado. E aqui pudemos conhecer ferramentas e exemplos práticos que trazem benefícios no curto prazo. A partir disso, vamos inovar na forma de abordagem para conquistar novos clientes e trazer diferenciais competitivos para nosso negócio”, contou.

 

“Nosso objetivo era trazer exemplos inovadores para o público e mostrar como criatividade e inovação são fundamentais nesse momento, para todas as empresas, de todos os segmentos. Acho que conseguimos inspirar os participantes a buscar novos caminhos para se tornarem mais competitivos”, disse a consultora do Sebrae/PR, Cristiane Cardoso.

Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, criado na década de 1970, é a instituição que mais entende de pequenos negócios e possui a maior rede de atendimento do País. No Estado, conta com 6 regionais, 13 escritórios, e chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, consultorias, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas. Soluções com foco em ambiente de negócios, educação empreendedora, empreendedorismo e gestão, empresas de alto potencial, liderança e startups.

 

Por Savannah Comunicação Corporativa

Imagem: Divulgação

About Mega Moveleiros

Avatar
Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top