Últimas

www.
Home / Notícias / Indústria Moveleira / Indústria moveleira no RS cresce 9,1% no faturamento acumulado de 2020, em comparação a 2019
Indústria moveleira no RS cresce 9,1% no faturamento acumulado de 2020, em comparação a 2019

Indústria moveleira no RS cresce 9,1% no faturamento acumulado de 2020, em comparação a 2019

Na análise de empregos, o Estado encerra dezembro com saldo positivo de 1.340 novos postos de trabalho, totalizando 36.066 empregos diretos no ano passado, apesar da crise econômica

O Rio Grande do Sul obteve um crescimento nominal no faturamento acumulado da indústria moveleira, em 2020, de 9,1%, no comparativo a 2019, representando R$ 8,22 bilhões. Os dados foram compilados e apurados por Sindmóveis/Movergs, com base no SEFAZ/RS, demonstrando a retomada iniciada no segundo semestre do ano passado, apesar de que as perdas decorrentes da pandemia ainda não foram totalmente recuperadas. “A alta dos custos e a falta de matérias-primas e insumos, provocadas pela desestruturação da cadeia produtiva e forte desvalorização cambial, constituem entre os principais motivos por esse cenário”, argumenta Eduardo Santarossa, da área de Inteligência Comercial do Sindmóveis/Movergs, em Bento Gonçalves.

Na análise de empregos, o Estado gaúcho sinalizou uma variação de 4,0% em relação ao início de 2020, encerrando em dezembro com um saldo positivo de 1.340 empregos. O fechamento do ano totalizou com 36.066 empregos diretos. Já os números nacionais apontam variação de 4,2% em comparação ao começo de 2020, fechando dezembro com saldo positivo de 9.675 empregos. Ao final do ano passado, foram contabilizados 241.727 empregos diretos.

————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Sherwin-Williams lança linha de Efeitos Especiais, com acabamento em Cimento Queimado, Aço Corten e Mármore

————————————————————————————————————————————————————

O panorama do crescimento na geração de empregos pela indústria moveleira, mesmo frente à crise econômica, supera a média das indústrias de transformação no RS e no Brasil, inclusive nos patamares pré-crise. “No terceiro trimestre, o segmento retomou os níveis de empregos registrados antes da pandemia, consolidando a recuperação no último trimestre e fechando 2020 aquecido, com a criação de postos de trabalho”, observa Rogério Francio, presidente da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs). O ritmo é praticamente similar em Bento Gonçalves, município responsável por 27,2% do faturamento do Estado, tendo atingido um crescimento nominal de 10,9% em 2020 sobre 2019. Esse percentual equivale a R$ 2,23 bilhões.

 

 

Por Márcia Vial – AdriSilva Agência de Conteúdo

Imagem: Divulgação

 

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

About Mega Moveleiros

Avatar
Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top