Últimas

www.
Home / Notícias / Empreendedorismo / Incubadora do Tecpar amplia apoio a empresários do estado do Paraná
Incubadora do Tecpar amplia apoio a empresários do estado do Paraná

Incubadora do Tecpar amplia apoio a empresários do estado do Paraná

Serão selecionadas 16 empresas inovadoras que buscam o apoio do Instituto de Tecnologia do Paraná para desenvolver seus negócios. Antes restritas a Curitiba e Jacarezinho, as vagas passam a ser ofertadas também em Jacarezinho e mais quatro municípios da região

A Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) lançou edital para selecionar 16 empresas inovadoras que buscam o apoio do Instituto de Tecnologia do Paraná para desenvolver seus negócios. A novidade desta edição é que a área de atuação das candidatas foi ampliada para incluir mais cidades.

Até então, o edital previa vagas apenas para Curitiba e Jacarezinho, onde o Tecpar tem câmpus. Nesta edição foram incluídos os municípios de Araucária, em que o instituto também está presente, e as cidades integrantes do Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro (SRI-NP).

Para os dois câmpus localizados na Grande Curitiba há cinco vagas para a incubação residente (quando a empresa fica nas dependências da Intec) e cinco para não residentes, quando o empresário não se instala na incubadora, mas conta com o apoio dos especialistas do instituto. Nas cidades do Norte Pioneiro são três vagas para incubação residente para Jacarezinho e três para a modalidade não-residente para este município e os outros quatro vizinhos da região.

De acordo com o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, a estratégia prevista neste edital é contemplar mais empresários que possam receber apoio da incubadora. “Uma das vocações do instituto é dar suporte ao empreendedorismo tecnológico inovador no Paraná. Para ampliar a área de atuação, contemplamos novos municípios para que empresários paranaenses possam desenvolver seus negócios com o apoio da incubadora do Tecpar”, destaca.

Outra novidade do edital é a possibilidade de modalidade de coworking, em que espaços da incubadora podem ser compartilhados.

PROCESSO SELETIVO – Para participar do processo seletivo o empreendedor deve submeter, até 27 de setembro, seu Plano de Negócios à avaliação de uma banca julgadora. O projeto deve conter três requisitos: inovação (introdução de novidade ou aperfeiçoamento que resulte em novos produtos, serviços ou processos); base tecnológica (aplicação de conhecimento técnico-científico e investimento em Pesquisa e Desenvolvimento); e prova de conceito ou protótipo (modelo prático que possa provar o conceito estabelecido).

O gerente do Setor de Parques e Incubadoras Tecnológicas, Gilberto Passos Lima, ressalta que, como forma de apoio às empresas, a Intec oferece descontos nos custos de incubação, conforme o nível de maturidade e etapa do programa de incubação. “Os descontos iniciais podem chegar a 70% no custo de incubação. Além disso, para empresas classificadas na categoria empresa nascente pode haver um desconto cumulativo de 20% até o final do contrato, a título de incentivo”.

O edital observa que uma empresa nascente é aquela constituída há no máximo dois anos ou que se encaixa como Microempreendedor Individual, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte.

ETAPAS – Durante o programa de incubação a empresa passa por quatro níveis de maturidade: implantação (estruturação da empresa), crescimento (expansão dos negócios), consolidação (início da sustentabilidade financeira) e liberação (com o aumento da fatia do mercado e posterior graduação da incubadora). A cada trimestre o grau de maturidade é avaliado.

A partir do início da etapa de consolidação até o final da etapa de liberação, a incubada passa a pagar mensalmente ao Tecpar uma retribuição ao incentivo que corresponde a 3% do faturamento bruto mensal da empresa.

Os interessados em participar do processo seletivo podem acessar o edital pelo site da Intec. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3316-3176.

INTEC – Ao longo de 30 anos, a Intec já deu suporte tecnológico a cerca de 100 negócios. Atualmente, quatro empresas passam pelo programa da Intec, com o desenvolvimento de tecnologias em diversas áreas: Compracam, RR Import, Forrest Brasil Tecnologia e Toys for Boys – Chemistry Automotive.

 

 

 

 

Por Tecpar – Assessoria de Comunicação

Imagem: Divulgação

About Mega Moveleiros

Avatar
Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top