Últimas

www.
Home / Notícias / Exportações / Exportações do polo moveleiro de Bento Gonçalves crescem no semestre
Exportações do polo moveleiro de Bento Gonçalves crescem no semestre

Exportações do polo moveleiro de Bento Gonçalves crescem no semestre

Desempenho local foi maior que no estado e no país como um todo, com destaque para os EUA, onde as vendas cresceram quase 250% no período

As exportações do polo moveleiro de Bento Gonçalves cresceram 8,2% no primeiro semestre de 2019, em comparação a igual período do ano anterior. Conforme dados levantados junto à Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) do Ministério da Economia, as empresas locais exportaram 21 milhões de dólares de janeiro a junho. O desempenho das exportações em Bento Gonçalves foi maior que no estado e no país como um todo, onde o crescimento foi de 1,1% e 1,4%, respectivamente.

Os principais destaques positivos no período foram Estados Unidos, Porto Rico, Colômbia, México, Porto Rico, Índia, Bolívia, França, República Dominicana e países do Oriente Médio. Queda verificada em mercados como Chile, Peru, Argentina, Equador e África do Sul. Nesses três últimos países, o declínio deriva, sobretudo, das dificuldades com a economia local e queda geral nas importações.

O mercado mundial de móveis tem importações de em torno de USD 170 bilhões, sendo que o Brasil detém menos de 0,5% desse mercado. Existe um grande potencial para as exportações brasileiras. “Acreditamos que o tamanho do mercado internacional e o potencial da indústria moveleira mais do que justificam o investimento nas exportações e negócios internacionais”, pontua o diretor Internacional do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), Leonardo Dartora.

O polo moveleiro de Bento Gonçalves é formado por cerca de 300 empresas e inclui, ainda, os municípios de Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza.

Oportunidades na Movelsul Brasil

Atualmente, os EUA são o principal mercado para os móveis brasileiros e, em relação ao polo moveleiro de Bento Gonçalves, ocupam o segundo lugar no ranking, atrás do Uruguai. Contudo, o mercado as exportações para o mercado dos EUA cresceram quase 250% no semestre, enquanto o mercado uruguaio apresentou ligeira queda.

O Sindmóveis conduz diversas iniciativas para a internacionalização e desenvolvimento do setor moveleiro no mercado externo. O sindicato conta com um setor de Inteligência Comercial e um Comitê Internacional, que estuda e fomenta oportunidades para o polo moveleiro nas exportações. No âmbito da Movelsul Brasil, que se realiza de 16 a 19 de março de 2020, em Bento Gonçalves, o Sindmóveis prepara a maior edição de Projeto Comprador de sua história. Serão 100 importadores, lojistas e distribuidores estrangeiros convidados a negociar com indústrias brasileiras durante a feira.

Na última edição da Movelsul Brasil, em 2018, foram quase 2.500 rodadas entre 145 empresas e designers brasileiros e 70 importadores. Nesse momento, a feira está em fase de captação de expositores e analisando o perfil de importadores a serem convidados. Eles vêm dos principais mercados-alvo para o setor moveleiro.

 

 

 

Por Ana Carolina – Sindmóveis

Imagem: Jeferson Soldi para Sindmóveis

About Mega Moveleiros

Avatar
Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top