Últimas

www.
Home / Notícias / Empresas / Exportações crescem 13% no polo moveleiro de Bento Gonçalves
Exportações crescem 13% no polo moveleiro de Bento Gonçalves

Exportações crescem 13% no polo moveleiro de Bento Gonçalves

Desempenho de janeiro a agosto comprova a relevância do mercado internacional para a retomada do setor

Com desempenho superior à indústria de móveis do estado e do Brasil como um todo, o polo moveleiro de Bento Gonçalves apresentou um crescimento de 13% em suas exportações de janeiro a agosto, em comparação ao mesmo período do ano passado. Conforme dados levantados junto ao Ministério da Economia / Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), as empresas locais exportaram 29 milhões de dólares nos oito meses de 2019.

O principal comprador dos móveis produzidos no polo de Bento Gonçalves é o Uruguai, e outros destinos principais são a Arábia Saudita, Chile, Colômbia, México, Panamá, Paraguai e Peru. Destaque especialmente para os Estados Unidos, que passaram de 4º principal comprador para a 2ª colocação, e Reino Unido, que nem figurava entre os 10 maiores destinos e agora está na 6ª posição.

O presidente do Sindmóveis, Vinicius Benini, comemora o aumento de 13% no polo diante do crescimento de 2,5% nas exportações do RS e queda de 1,6% na indústria moveleira nacional. Ele avalia que o volume de exportações moveleiras tende a se ampliar ainda mais nos próximos meses. Atualmente, o mercado mundial de móveis tem importações de em torno de USD 170 bilhões, sendo que o Brasil detém menos de 0,5% desse mercado. “Existe um grande potencial para as exportações e muitas exigências de preparação e investimento para realizar negócios com o mercado externo, muito em função da alta concorrência e exigência de competitividade internacional”, afirma.

Treinamento em exportações

A escolha dos mercados-alvo internacionais é um dos aspetos cruciais no processo de exportação. Assim sendo, seguindo o programa Conhecimento para Exportar, o Sindmóveis promove um treinamento sobre a escolha do mercado-alvo internacional, ministrado pelos consultores de exportações Ana Cristina Schneider e Eduardo Santarossa.

Nesse encontro, dia 02 de outubro, eles vão apresentar as barreiras comerciais, riscos apresentados pelo país-alvo e custos de frete – alguns dos aspectos a serem considerados na tomada de decisão. O treinamento é gratuito e voltado a empresas do setor moveleiro.

Programa Conhecimento para Exportar

Treinamento “Seleção do mercado alvo internacional”

Instrutores: Ana Cristina Schneider e Eduardo Santarossa

Data: 02 de outubro

Horário: 9h às 11h

Local: Sindmóveis

Inscrições até 30/09

Inscrições pelo link www.sindmoveis.com.br/programa

 

 

 

 

Por Imprensa Sindmóveis

Imagem: Jeferson Soldi

About Mega Moveleiros

Avatar
Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top