Últimas
www.
Home / Notícias / Economia / Exportações brasileiras de móveis e colchões seguem surpreendendo em 2021
Exportações brasileiras de móveis e colchões seguem surpreendendo em 2021

Exportações brasileiras de móveis e colchões seguem surpreendendo em 2021

As exportações brasileiras de móveis e colchões continuam apresentando números surpreendentes, com um desempenho que confirma a consolidação das marcas, do design integrado à indústria e da produção nacional como referência de qualidade, sustentabilidade e competitividade no setor moveleiro global. No acumulado de janeiro a maio de 2021 em comparação com igual período do ano passado, o aumento foi de 72,9% nas vendas internacionais. Recuperando, assim, as quedas sofridas no segundo trimestre de 2020, com o estreitamento das restrições físicas e logísticas em todo o mundo.

Panorama que fica ainda mais claro ao compararmos o resultado de maio de 2021 com o do mesmo mês no ano anterior: aumento de 125,4%. Comprovando, então, a estabilização e ampliação das negociações e atividades de comércio exterior no setor. O número ajudou a elevar também o crescimento nos últimos 12 meses, ou seja, de maio de 2020 até maio de 2021, que chegou a subir 34,3%, de acordo com o “Monitoramento das Exportações de Móveis”, estudo mensal desenvolvido pelo IEMI – Inteligência de Mercado para a ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário e a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, com exclusividade para as empresas associadas ao Projeto Setorial Brazilian Furniture.

Panorama geral

Todas as categorias analisadas no estudo, aliás, experimentaram variação positiva no período, demonstrando oportunidades de exportação em todos os segmentos da indústria moveleira nacional.

 

O maior destaque na última edição do “Monitoramento das Exportações de Móveis” ficou por conta dos estofados: aumento de 93,8% no acumulado do ano e de 26,9% nos últimos 12 meses. Os Estados Unidos têm sido o principal mercado importador dos estofados brasileiros, com crescimento de 77,5% em negócios fechados nos cinco primeiros meses de 2021 em relação a 2020. Uruguai e Porto Rico aparecem logo atrás: ampliação de 98% e de 293,2% na mesma comparação, respectivamente. Vale ressaltar que a relação entre os fabricantes nacionais de estofados e os compradores porto-riquenhos teve um salto muito significativo no mês de maio: mais de 1000%. Confira a tabela:

Outro segmento que teve salto considerável nas exportações entre janeiro e maio de 2021 foi o de colchões: +73,1% no acumulado do ano e +40,2% nos últimos 12 meses. Tendo, dessa vez, o Uruguai na liderança, como o maior destino dos colchões brasileiros no mundo: +56,7% nos cinco primeiros meses de 2021 em relação a igual período de 2020. Já os móveis de madeira tiveram avanço de 71,3% nas exportações até maio; seguidos pelos móveis de metal, +62,6% na comparação.

————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Rosa no décor: essa cor e suas nuances compõem os revestimentos e trazem leveza!

————————————————————————————————————————————————————

Principais destinos dos móveis brasileiros em maio de 2021

De maneira geral, os Estados Unidos seguem como o principal destino do móvel brasileiro no mundo, com aumento de 67% no acumulado do ano sobre os primeiros cinco meses de 2020. O Chile agora se apresenta na segunda posição do ranking, com salto de 240% nas negociações gerais. Uruguai aparece em terceiro, com crescimento de 64,4% no período.

A maior novidade da última edição do monitoramento é que após uma melhora nas negociações no mês de abril, o Reino Unido caiu da segunda para a quarta posição entre os maiores importadores de móveis e colchões brasileiros. Apesar da queda no ranking, os números mantiveram-se positivos em todas as comparações na relação com o ano passado. Confira estes e outros resultados na lista dos principais destinos das exportações moveleiras do Brasil para o mundo:

Mercados-alvos: Peru

Logo após o Reino Unido podemos observar a escalada substancial do mercado peruano como importador de móveis brasileiros. Na quinta posição deste ranking, o Peru importou 248,5% a mais em maio de 2021 do que em maio do ano passado. No acumulado no ano este número foi de 71,8% e de 33,4% nos últimos 12 meses. Validando, assim, a ascensão das negociações moveleiras entre os dois países, com o Brasil sendo a segunda maior origem de móveis importados pelo Peru. Na primeira posição aparece a China, com pelo menos metade da fatia deste mercado.

Entre as principais categorias de produtos importados pelo mercado peruano, as negociações de móveis de metal vêm subindo em disparada, ao contrário dos colchões, que após queda nos últimos meses, não vêm apresentando índices suficientes de comercialização do Brasil para o Peru. Entenda melhor abaixo:

Países Baixos

Entre os 10 principais destinos dos móveis e colchões brasileiros, destaca-se também o aumento das exportações para os Países Baixos (Holanda), que apresentou aumento de 15,1% no acumulado entre janeiro e maio deste ano, e de 13,9% entre maio de 2020 e maio de 2021. Número puxado, sobretudo, pela importação de estofados, que cresceu 44,4% no acumulado dos últimos 12 meses, mostrando com isso que os móveis brasileiros vêm conquistando novos mercados.

BAIXE O MONITORAMENTO DAS EXPORTAÇÕES DE MÓVEIS         

Os associados ao Projeto Brazilian Furniture têm acesso livre ao relatório completo do “Monitoramento das Exportações de Móveis”, edição de junho com dados de maio de 2021. Acesse e entre com seu login: brazilianfurniture.org.br/intranet/.

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!
Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL

 

 

Por Thaís . Imprensa Abimóvel

Imagem: Ilustração

 

 

—————————————–

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br

About Mega Moveleiros

Avatar
Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top