Últimas

www.
Home / Artigo / Espaços de lazer são parte do aprendizado na infância
Espaços de lazer são parte do aprendizado na infância

Espaços de lazer são parte do aprendizado na infância

Por Raquel Dei Santi, arquiteta e urbanista da Cemara Loteamentos 

No final do ano, acontecem as férias escolares e este é o melhor momento para que as famílias aproveitem ao máximo possível o seu tempo com as crianças. Esta época também deve ser vista como uma oportunidade de novos aprendizados. Afinal, não é só na escola que adquirimos experiências essenciais para a nossa vida. E, nesse processo, os espaços de lazer se mostram peças fundamentais.

A maior parte do desenvolvimento das crianças está nas brincadeiras. É por meio delas que aprendem, constroem sua autonomia e desenvolvem o processo de reflexão e criatividade. Nos ambientes públicos urbanos, toda essa experiência se torna mais rica, graças ao contato com a natureza, quando as crianças podem colher frutas em árvores e andam descalças na terra. Estes são aspectos de grande importância para que cresçam de forma sadia.

Ao projetar um espaço para crianças, não basta pensar nos equipamentos que vão diverti-las –  esta é a parte mais fácil. Os pequenos se contentam até com as brincadeiras mais simples, como saltitar em apenas uma cor de um piso colorido, se equilibrar em muretas e correr em um amplo gramado. É preciso também se preocupar com a segurança que esse espaço dará a seus usuários. Procuro manter esse ambiente mais afastado das ruas – longe do tráfego de veículos. Quando isso não é possível, uma alternativa interessante é cercar o local com uma cerca viva baixa e oferecer, sempre, uma boa iluminação que garanta segurança à noite.

Nos loteamentos abertos que desenvolvemos, sempre fazemos uma praça para estimular os cinco sentidos, enquanto, em empreendimentos fechados, escolhemos uma a temática do espaço com base em sua localização. No primeiro caso, montamos, por exemplo, um jardim de temperos que não só estimula o olfato das crianças, como pode incentivá-las a experimentar novos alimentos. Além disso, uma mão composta por texturas diferentes em cada um de seus dedos, como cimento e borracha, as ajuda a entrar em contato com novos materiais.

Em todos os empreendimentos, sejam eles diferentes ou não, os espaços de lazer devem ser sempre valorizados. Afinal, praças e outras áreas urbanas públicas estão retomando seu antigo status como ambientes que promovem a convivência social entre amigos e família. Portanto, projetar esses espaços sem considerar a presença de crianças é negar o acesso não só a elas como a todos que as acompanham. Projetar para agradar os pequenos é fundamental e não é tão difícil quanto muitos imaginam. Basta criar um espaço que estimule suas mentes já extremamente imaginativas e que, ao mesmo tempo, ofereça segurança para o convívio entre elas.

 

SOBRE A CEMARA 

Fundada no final da década de 1970, em Americana (SP), a Cemara Loteamentos iniciou a trajetória no mercado imobiliário para contribuir de forma direta no desenvolvimento social e urbano de diferentes municípios. 

Há 38 anos no mercado e com uma filial em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, já vendeu mais de 21 mil terrenos em diversas cidades do interior do estado de São Paulo. Desde então, já foram realizados 37 loteamentos que geraram mais de 12 milhões de metros quadrados de áreas urbanizadas.

 

 

 

Por Talita Mônaco – Economídia

About Mega Moveleiros

Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top