Últimas

www.
Home / Casa & Construção / Dúvidas sobre MDF: Eucatex dá dicas para melhor utilização e manutenção
Dúvidas sobre MDF: Eucatex dá dicas para melhor utilização e manutenção

Dúvidas sobre MDF: Eucatex dá dicas para melhor utilização e manutenção

Os painéis de MDF são produtos extremamente versáteis para criar soluções em marcenaria destinada ao armazenamento, à organização e até para serem utilizados como revestimento de superfícies, pois garantem beleza, aconchego, conforto e elegância. Mas, em se tratando de um produto de base madeira, cada tipo de aplicação possui questões técnicas específicas a serem respeitadas, que permitem trazer para um projeto funcional do dia a dia da maioria das pessoas as inspirações e conceitos dos ambientes presentes em diferentes mostras de decoração. Para fazer a melhor escolha é importante não ter dúvidas. Confira a seguir as dicas da Eucatex que desmistificam algumas aplicações tidas como “polêmicas” quando o assunto é painel de MDF.

MDF nas bancadas de cozinhas

Lançamento da linha MDF Matt Plus, o padrão Botticino reveste a bancada da cozinha, enquanto Castanho Bronze e a Lacca AD Verde Bellagio compõem as demais soluções da marcenaria

Nas chamadas áreas secas os painéis de MDF podem e devem ser utilizados. No entanto, os painéis da Eucatex não são produtos à prova d’água, mesmo que apresentem resistência aos eventuais respingos de líquidos no dia a dia. Para as áreas molhadas, como as bancadas próximas a pia, é indicado compor com outros tipos de materiais como pedras, inox, entre outros. Para utilização em cozinha e banheiro é recomendado ainda escolher entre os produtos da linha Lacca ou com acabamento BP (madeirado), pois proporcionam fácil manutenção no cotidiano, sempre seguindo a recomendação de proteger as bordas dos painéis com fitas de borda de PVC/ melamínicas. Já nas bancadas de apoio de eletrodomésticos ou nos tampos de mesa – áreas que estão sujeitas a grande abrasão devido à utilização mais intensa -, se optar pelo Lacca, a recomendação é colocar um vidro sobre o painel como proteção, a fim de prolongar a vida útil do produto e manter um aspecto novo por muito mais tempo.

Revestimento de parede

Projeto do designer Sergio Palmeira para CASACOR ES 2019

A madeira transmite a sensação de aconchego e sempre é utilizada como um coringa para tornar os espaços mais elegantes, além de trazer um pouco da natureza para os projetos de interiores. Por isso, é frequentemente utilizada na marcenaria ou como revestimento de parede. Para garantir uma instalação funcional é necessário prever no projeto um recuo de 50mm entre a parede e o painel, a chapa não deve ficar colada ‘em contato’ com a parede. Esse recuo é necessário para ter espaço para passagem de fios e cabos de equipamentos elétricos como a TV, home theather, etc.

Revestimento de Teto

Projeto de Diego Studart para CASACOR CE 2019

Levando em consideração outros forros existentes no mercado, o MDF é um material relativamente pesado, por isso é essencial que ao utilizá-lo no teto seja feito um projeto arquitetônico detalhado, que dimensione corretamente o peso suportado pelo teto e a distribuição para acomodar os painéis. Outro aspecto importante é o tratamento térmico entre o telhado e o teto, pois o isolamento associado ao distanciamento da fixação evita a possibilidade de ocorrer alterações dimensionais no painel, que podem surgir com o passar do tempo, entre eles, empenamentos e ondulações.

EUCATEX

www.eucatex.com.br

 

 

 

 

Por Paola Souza

Imagem: Esdras Guimarães / Divulgação

 

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824 ou entre em contato pelo (11) 3675.4114

About Mega Moveleiros

Avatar
Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top