Últimas

www.
Home / Notícias / Cursos / Duratex promove cursos de marcenaria para moradores em situação de rua em São Paulo
Duratex promove cursos de marcenaria para moradores em situação de rua em São Paulo

Duratex promove cursos de marcenaria para moradores em situação de rua em São Paulo

Empresa participa do programa Leo Educa, que oferece capacitação gratuita para pessoas em situação de vulnerabilidade social

Contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde está presente é um compromisso da Duratex, que acaba de firmar parceria com o Instituto Leo Madeiras para oferecer capacitação gratuita em Marcenaria para a população em situação de rua da cidade de São Paulo, por meio do programa Leo Educa.

A Duratex garantiu a doação de 500 chapas de MDF para a iniciativa, que serão usadas durante as aulas práticas do curso. Além disso, a companhia indicará 45 pessoas que vivem em situação de rua em suas comunidades do entorno para fazer a capacitação.

“Nas ações que realizamos com moradores em situação de rua, por meio do nosso programa de voluntariado D+ Valor, percebemos a quantidade de pessoas que dormem nas calçadas da cidade e possuem inúmeras habilidades manuais como o artesanato. Surgiu daí a ideia de fazer uma parceria com o Instituto Leo para oferecer a essas pessoas capacitação em marcenaria e, consequentemente, uma oportunidade de saírem da situação de rua por meio de seu trabalho”, diz Débora Spitzcovsky, da área de Sustentabilidade e responsável pela iniciativa na Duratex.

 A primeira turma do curso do programa Leo Educa, em parceria com a companhia, começa no próximo dia 12 de setembro e já contará com a participação de cerca de 10 moradores em situação de rua selecionados pela Duratex com a ajuda da mobilização social Entrega por SP, que atua em prol dos sem-teto da capital paulista. A grade curricular é composta por 220 horas de aulas práticas e teóricas, totalizando 55 dias de capacitação. Segundo o Instituto Leo Madeiras, cerca de 75% dos alunos que concluem o curso conseguem trabalhar no ramo da marcenaria. Destes, 70% se tornam empreendedores após a formatura.

Desde 2017, a Duratex atua oferecendo oportunidades aos moradores em situação de rua que vivem na cidade de São Paulo. Além de promover ações, por meio de seu programa de voluntariado D+ Valor, que buscam sensibilizar os colaboradores para a realidade daqueles que dormem nas calçadas de São Paulo, a companhia implementou o projeto Robô-Luminária (https://www.youtube.com/watch?v=GNFEMNDJI-0), que capacitou moradores em situação de rua para produzir luminárias com madeira de reaproveitamento da Duratex.

 Serviço

O que: Leo Educa

Quando: de segunda à sexta, das 8h às 12h ou das 14h às 18h. O aluno escolhe o período no qual deseja realizar o curso.

Onde: Instituto Leo Madeira – Rua Bartolomeu Paes, 136 – Sala 1 – Vila Anastácio – Lapa

Sobre a Duratex

A Duratex S.A. é uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A – e pela Companhia Ligna de Investimentos. Com as marcas Deca, Hydra, Ceusa, Duratex e Durafloor, é considerada uma das 10 maiores empresas do mundo nos setores nos quais atua e a maior produtora de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul.

Com sede em São Paulo, possui 24 unidades industriais e florestais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia – Duratex Colômbia. A Duratex também é proprietária da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas. Suas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2018/2019 do Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBovespa – ISE.

 

 

 

Por Clelia Ribeiro

Imagem: @Freepik

About Mega Moveleiros

Portal de notícias e negócios para marcenarias, indÚstrias e revendas do setor moveleiro no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top